EscritArtes
Abril 28, 2024, 20:13:52 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ninguém é de pau - Versículo 4. o sal  (Lida 1365 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
jcbrito
Membro
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 131
Convidados: 0



« em: Maio 08, 2008, 13:58:05 »

Versículo 4: o sal

Caixas e mais caixas. Muitas caixas. Caixotes com números. De madeira, claro. Cheias de cenouras. A única coisa que havia para comer, naquele compartimento patibular. A morte ali ao lado, a espreitar, a sorrir, desdenhosa, aguardando, serena, a presa. Sem pressas, tirando partido do sofrimento e comprazendo-se com cada segundo.
Tosse. Constipação. Pneumonia. Desidratação. Escorbuto. Humidade. Mas alguém com quem partilhar a dor! A companhia que lhe faltava, nesse momento, o lenitivo de quem sabe que sabe melhor morrer acompanhado. Calem-se! Parem com esses gritos lancinantes. Parem de encher a boca com o meu nome e com essa lengalenga abominável. Pai-nosso-que-estais-no-céu, pra que vos quero? E tu, desdentada, de vestido negro, onde não está roto, vai carpir as mágoas do teu marido, que, se não está morto, azar o dele por te aturar, vaca gorda, velha e feia. E bafo de onça! Bem falta te fazia a cenoura para te calar. Tivesse eu uma cenoura para vos calar a todos, horda de vagabundos.
Ah, o silêncio. Finalmente. As minhas preces foram ouvidas. Acabou-se o pranto, o riso. Só um suave tilintar distante de uma sineta. Melodioso. Adormeço. E uma voz grave, profunda, entoando uma oração. Paz à minha alma. Já não era sem tempo. Paz aos meus pensamentos, que falecer ainda é destino não confirmado ao meu corpo, ora estático. Agradeço a quem me trouxe até aqui. Deixem-me, então, pensar, amigos.
O velho improvisava um fogareiro com um dos caixotes. Cozia cenouras. Tentava fazer sopa. De cenouras, claro, porque mais não havia para deitar lá para dentro. A primeira vez que comi, depois de tanto tempo. Que bom, acondicionado com um pouco de água do mar para salgar o caldo. Sopa sem sal, dizia e bem o pregador aos cafres, é coisa do demo. Vós sois o sal da terra. Sopa abençoada pela comunhão de quem se quer bem. Comíamos, os dois, desfrutando do momento, em silêncio. Depois, o velho, à falta de matéria mais apropriada, arrancava um tufo dos seus cabelos brancos e colocava-o no cachimbo, saciando, assim, o vício, que, dizia, ritualizava desde o nascimento do filho. Enquanto fumava, conversávamos sobre coisas sem grande importância. Sobre como nos iríamos divertir quando saíssemos.
Quando saíssemos dali, daquele pardieiro húmido e frio. Mas onde era exactamente ali? Tenho de me lembrar. E quem era o velho que cozinhava cenouras e fumava o próprio cabelo em vez de, muito mais poeticamente, ler romances de amor, hábito que, para além de ser mais saudável, teria inegavelmente mais interesse, literariamente falando, claro.
Ei! Cuidado! Que eu sou de pau, mas também tenho sentimentos. Mas… por que me amarram? Por que me atam, com grossas cordas ao meu caixão? E por que me viram, quase na vertical? Ah, as cordas eram para eu não cair. Bem pensado, até. Não está mal visto, não senhor, e agora, sim, posso ver tudo e viver para contar. É noite cerrada, com muito frio e vento, a avaliar pelo que a imensa mole humana que está à frente tem vestido. Mas não chove. Felizmente. Sempre detestei a chuva, que me fazia um mal terrível. Vestem de preto, trazem velas na mão, com a chama acesa, protegida pela palma da mão. O vento vem de trás, dos lados do mar, gélido e húmido, enrolado em silêncio de espuma salgada.
— Papá, como vamos conseguir fugir?
O velho fazia o seu papel, o papel que os pais têm de fazer diante dos filhos. Manter a serenidade e aparentar uma segurança que, de tão fingida, acabava mesmo por acontecer. Os seus olhos já não tinham o brilho de tempos idos, mas queriam voltar a ver o azul do céu. As suas mãos queriam outra vez enlaçar-se com a madeira, apesar de curvas e calejadas. Trabalhá-la com a mestria de quem carpintou desde menino. Quando mais uma pequena vaga lhe molhou os sapatos inundados, levantou-se e decidiu que a hora tinha chegado. Até mesmo porque as cenouras estavam a acabar e não haveria alimento para mais de dois ou três dias. Pegou-me pela mão e, com a expressão mais confiante que o pânico e a insegurança lho permitiram, disse:
— Estás preparado?
Sim, claro que estava. Preparado para ir até ao fim do mundo para fugir daquele fim do mundo.
Em relação à fuga propriamente dita, as imagens que João conseguira reavivar eram demasiado ténues e nebulosas para as reproduzir, mas recordava a chegada a terra firme, a uma praia de areia branca onde o sol se punha do lado do mar onde, por vezes, regressava, na tentativa de rever a baleia onde os dois tinham estado cativos. Do pai, nunca mais soube nada. Ter-se-ia afogado, certamente, o bom do mestre Gepeto, que não tivera a sorte de ser feito de madeira para poder boiar durante milhas e milhas de água oceânica e para resistir a dentadas dos tubarões-martelo, que pareciam ter faro pelo carvalho e ainda lhe levaram três ou quatro narizes. Nada, porém, que uma boa mentira não tivesse resolvido. E mentiras era com ele, ó se era. A única coisa que lamentava era ter passado a humilhação da lingerie feminina, facto que nunca, por muitos anos que vivesse, e não parecia ser esse absolutamente o caso, haveria de perdoar ao ogre verde. Adorado pelas crianças, mas que, na realidade, não é quem se pinta. Melhor faria a Fiona se casasse com o príncipe, que também não era boa rês, mas nunca lhe lançou fama de paneleiro. Tudo menos isso. Está bem que o seu primeiro nome era um bocado amaricado. Por isso, decidiu, após o escândalo do filme, mudar de nome e passar a ser conhecido por simplesmente… João.
A partir daí, procurou iniciar uma nova vida, uma vida normal. Arrendou umas águas furtadas perto do centro da cidade, lia o jornal religiosamente de manhã, tirava nota dos empregos que, eventualmente, pudessem interessar e respondia aos anúncios, sempre na expectativa de ser chamado. Mas não é fácil para quem é de madeira fazer vida. Aos poucos, começava a sentir-se discriminado e a perder a esperança. Valeu-lhe o Torcato, do Teatro de Marionetas do Porto, que lhe deitou a mão e lhe deu trabalho em duas ou três peças para crianças. Foi sol de pouca dura. A sala estava quase sempre às moscas e a companhia teve de fechar, lançando-o para as filas do Centro de Emprego.
Deixou de pagar a renda e a senhoria não teve compaixão. Rumou para os subúrbios e deu-se com gente de mau porte. Tentou meter-se na droga, mas a droga não se metia nele. Discutia, à razão da facada, os cantos mais aconchegados debaixo das pontes e das soleiras dos prédios sem segurança privada. Abateu-se na tentação da vida fácil com senhoras idosas, metendo o nariz onde era chamado, mentindo e dizendo a verdade, rápida e alternadamente, à voz de comando da mátria.
(cont.)
Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #1 em: Maio 09, 2008, 21:43:14 »

Uma soberba escrita! Dá gosto ler-te!
Um abraço
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
jcbrito
Membro
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 131
Convidados: 0



« Responder #2 em: Maio 12, 2008, 23:51:28 »

obg
abraço
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Abril 03, 2024, 19:27:07 ]

[Março 30, 2024, 19:58:02 ]

[Março 30, 2024, 19:40:23 ]

[Março 20, 2024, 16:42:39 ]

[Março 19, 2024, 20:20:16 ]

[Março 17, 2024, 22:17:37 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]

[Março 05, 2024, 18:49:49 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130132
Total de Tópicos: 26760
Online hoje: 483
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 482
Total: 482
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.112 segundos com 29 procedimentos.