EscritArtes
Abril 28, 2024, 12:18:03 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Terra de Incas - II  (Lida 2188 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
marcopintoc
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 524
Convidados: 0



WWW
« em: Junho 04, 2008, 11:14:10 »

O despertar soa desagradavelmente alto na minha insónia, olhos fixos na ventoinha que rodopia em sombras que me causam receios infundados. A conversa do velho causou-me esta incerteza, será que entre as pás dependuradas no tecto vagueiam almas desta gente tão antiga?
“Não. Nada disso†– levanto-me e exercito os rituais do viajante atrasado; resolvo não consumir mais drogas, por enquanto. Ainda estou cheio da velocidade da ainda há pouco, o cenário que me espera arrepia-me; o aeroporto internacional de Lima é um local nada propicio aos excessos e à indiscrição , estou seguro que o meu cartão dourado de viajante frequente afasta a atenção da segurança mas não convêm arriscar a sorte. “Voar baixo†, penso.
O percurso é feito em silêncio na companhia de um homem sem conversa e do seu táxi sem pintura. Pairo na madrugada peruviana, olhar perdido no desfalecer da visão do hotel e na recordação; aquela conversa sobre os puros ainda não parou de calcorrear as veredas onde ainda me resta emoção.
Afasto essas ideias irracionais com o vasculhar da confirmação de voo no bolso interior do meu casaco. A minha presunçãozita de europeu de liga distrital faz-me desdenhar da minha transportadora aérea. «Taca airlines , Caca Airlines» . Sinto uma ligeira irritação quando imagino um voo a bordo de um avião manhoso onde a diferença entre viajar em económica e executiva é o facto de termos, ou não, uma galinha ao colo.
Engulo a minha presunção cinquenta minutos depois quando o meu pé direito aflora a alcatifa novinha em folha de um Airbus 320 e levo uma bofetada de luva branca do sorriso belo e profissional de uma hospedeira de tez morena e enormes cabelos negros.
Nos seus olhos de índia há um brilho que suspeito conhecer a natureza. Isso faz a mulher ainda mais atraente
O voo dura cerca de hora e meia, tento dormitar após o take-off . A lotação está esgotada. Lá atrás ,na zona do povo, um grupo de reformados italianos prepara-se alegremente para ir conhecer a asfixia de grande altitude. Acordo quando começamos a aproximação. Vou à casa de banho e inspiro uma pequena linha. No regresso à fila dois excedo o contacto devido com a tripulante apetitosa. Algo dentro da camisa de seda diz que a firmeza é natural, algo no seu olhar diz nunca; parte rebolando as generosas nádegas empinadas; a segunda bofetada do dia.
Quando acabo de apertar o cinto e fixo o olhar no exterior fico perfeitamente esmagado pela visão das enormes cordilheiras, o ninho do grande condor. Ventos laterais fazem a aeronave chocalhar um pouco ; do cockpit o piloto responde com a mestria de um pouco mais de potência. De cabeça encostada à janela assisto, em encantado transe, ao nosso pássaro de aço aproximar-se e afagar com seus pneus a terra milenar .Uma paz apodera-se de mim , contrariando os tóxicos que ingeri o bater do meu coração ameniza-se ; ao sair o meu olhar pede uma desculpa envergonhada à hospedeira. Um sorriso amistoso diz-me que nada se passa.
A sola do meu sapato toca a terra de Cusco com um estranho sentimento de pureza no meu espírito. Agora soam diferentes as palavras do velho « puros , sagrada , Intihuatana».
O primeiro contacto com o exterior revela uma cidade de construção baixa , raros são os edifícios que ultrapassam os quatro andares. Um táxi leva-me em direcção ao centro . Contrariamente a Lima o tráfego flui sem paragens , o carro que me transporta é moderno mas , independentemente de todas as mordomias da engenharia alemã, facto é que a minha respiração aumenta gradualmente de dificuldade , um ligeiro mal-estar instalou-se no meu estômago e um suor que me diz a palavra doente encharca-me a camisa de linho. Pelo retrovisor os olhos do motorista apercebem-se do meu estado e em silêncio a mão direita dirige-se ao porta-luvas e entrega-me um saco de plástico cheio de folhas secas. Dirige a mão à boca convidando-me a ingerir, a mascar.
- Es legal – uma risada franca notifica-me que já percebeu que sou um utilizador muito frequente de outros formatos mais refinados da substância que me oferece.
O braço musculado que sai da manga cava exibe-se num músculo considerável.
- La masco desde los quinze . Tengo cuarenta
De facto.não deve fazer muito mal. Encho um punhado generoso e sacio a minha asfixia na chiclete do alento. Os locais destes sítios caminham longas marchas de trinta quilómetros em terreno montanhoso sobre o efeito da folha de cocaína mascada. Encosto os olhos ao tecto do veículo antes de os fechar e deixar que esta dor imensa de cabeça tenha um pouco de dó da minha pobre condição de homem mal dormido.
Passados uns minutos a voz do taxista devolve-me à realidade.
- Mejor? – inquire . Tenho dificuldade em vislumbrar-lhe o rosto devido ao grande chapéu que usa. Dependurado no espelho baloiça ,na ponta de um rosário, uma pequena cabeça mumificada . Cabelos longos de mulher jovem.
O motorista percebe a minha curiosidade e diz:
- Uma das virgens do Sol.Tanta Carhua
Subitamente a falta de oxigénio e a saliva calibrada que desliza por mim tem o seu primeiro sério efeito cerebral. Imagens brutais , fragmentos de um horror de há muito imiscuíssem com a monumental enxaqueca , espasmos musculares e alguns vómitos são o acompanhamento físico de quatro momentos de dolorosa e realista alucinação.
Um.Tanta Carhua , dez anos
Dois, O corpo de criança serve a gula fanática e animalesca dos grandes sacerdotes. Uma pasta branca é aspirada pelos santos homens ,incenso do fanatismo e dos actos horrendos. À vez afadigam-se sobre ela...
Terceiro, Tanta Carhua é sepultada viva sobre um sólido muro de pedra que veda eternamente o recanto da montanha. A ultima pedra , a ultima visão de Tanta Carhua é o olhar do supremo sacerdote. O olho vazado brilha inerte sobre a luz das grandes fogueiras.
...
Junto à sagrada Intihuatana o círculo dos sacerdotes regozija pelo feito.

E volto ao assento de cabedal , as ruas cheias de gente de roupas coloridas. Má viagem é a conclusão. Então o carro estanca . Uma travagem brusca .
- Su Hotel
A seguir vem o medo. Ao inclinar-me para tirar a carteira vislumbro a mão esquerda que segura o volante. Ou melhor , o gancho que com o seu abraço letal faz a vez do membro que lá não está. A mão que ainda é de gente retira o chapéu e encara-me.
Ignoro a bagagem e corro pelo lobby numa cavalgada de pânico necessitado em direcção ao bar. Preciso de um Rusty Nail.
Não sei o que mais me aterrou. A falta do membro , o olhar zarolho muito idêntico ao do meu terceiro “flash†ou a chaga putrefacta que cobria toda a testa. Uma obsessão doentia, o ritual dos fanáticos junto à pedra de Intihuatana brilhava insano no olho ainda vivo.
O mal que vi chamava por mim das terras altas de Machu Picchu.
(continua)
Registado

Marco Pinto Correia

Blog Pessoal : http://avenidadocaos.wordpress.com
Twitter: http://twitter.com/marcopintoc
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #1 em: Junho 04, 2008, 19:54:21 »

Descrições perfeitas, ritmo adequado à manutenção do interesse!
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Abril 03, 2024, 19:27:07 ]

[Março 30, 2024, 19:58:02 ]

[Março 30, 2024, 19:40:23 ]

[Março 20, 2024, 16:42:39 ]

[Março 19, 2024, 20:20:16 ]

[Março 17, 2024, 22:17:37 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]

[Março 05, 2024, 18:49:49 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130132
Total de Tópicos: 26760
Online hoje: 370
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 358
Total: 358
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.1 segundos com 29 procedimentos.