EscritArtes
Abril 27, 2024, 09:15:13 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Arco - iris (carta de amor) (guacira maciel)  (Lida 1794 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Guacira
Membro da Casa
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 481
Convidados: 0


« em: Junho 29, 2008, 19:21:38 »

 O criador é extremamente sábio e teve suas razões ao nos fazer diferentes e a tudo mais que existe no universo. Tanto é verdade, que criou o homem, mas refletindo viu que não daria certo deixá-lo só e criou-lhe uma companheira, aperfeiçoando e suavizando a criação. Por isso, a mulher é e deve ser diferente ou sua presença não seria necessária; ela trouxe mais sensibilidade,  amor,  doçura e o cuidar do outro.
Não posso e não quero ser igual a você! Se fôssemos iguais, você não seria você e eu não seria eu; seríamos dois seres iguais, com os mesmos defeitos e qualidades, talvez dois homens ou duas pedras e não nos perceberíamos...
Se a mulher não tivese sido criada, o mundo poderia ser só de homens e talvez, de negócios: “não posso perder tempo, tempo é dinheiro...†Ele não teria tempo para fazer uma pausa e olhar com doçura outro homem passar; sim, porque o mundo só teria homens...!! As mulheres fazem a diferença, porque trouxeram equilíbrio à vida. Há, sim, mulheres de negócios, competentes, inteligentes,  objetivas,  mas  sem  precisarem,  necessariamente,  perder a suavidade, como também acontece com homens .Mas há mulheres que jamais poderiam ser mulheres de negócio, o que não quer dizer que não tenham autonomia, que não sejam guerreiras. Cada um tem suas “trincheiras†e sua forma particular de estar no mundo. Ambas podem, em momentos diferentes ser a  mulher, a mãe, a amiga, a companheira, a amante... Mas,  sabe,  tudo  é  tão perfeito, somos tão singularmente plurais, que até entre os semelhantes há diferenças? Senão, como encontraríamos a nossa alma gêmea?
Se o mundo fosse só de homens, porque por alguns deles, só existiriam Bancos, não existiriam noites claras de luar, ou escuras, com um céu de veludo cravejado de brilhantes; não haveriam dias chuvosos, que dão vontade de ficar em casa vendo TV e tomando café com leite ou então, dias de sol, claros, que dão vontade de ver o mundo, tomar banho de cachoeira, ou de mar na praia de Aleluia; nem haveria casamento da raposa e assim, não haveria arco-íris! Tudo seria sem cor, talvez cinza? Seria mais econômico!
Dessa forma, o mundo não seria colorido e não faria diferença lhe conhecer, porque você não traria cor a minha vida; não acordaria, pela manhã, da cor da manga rosa e  olhos serenos da cor do mar, nem teria dito que eu trouxe cor à sua vida sem graça. Se tudo fosse igual, não haveria céu “azul de brigadeiroâ€, nem o mundo poderia ser um mar de rosas algumas vezes, nem verde ou azul, dependendo da profundidade. Ah! E a espuma que coroa as ondas, que cor teria? Ou não haveria espuma sobre sua crista? Então, Castro Alves não poderia ter escrito Espumas Flutuantes. Aliás, Castro Alves poderia nem ser poeta, pois não seria gerado no seio de uma mulher, por isso poetas e mulheres se parecem, e o mundo seria horrível sem poetas! Ainda que eles não prestem para mais nada, mesmo, e sua única função seja mergulhar naquela dimensão que só eles conhecem, criar e trazer beleza ao mundo, porque, quem mais faria isso?
   E se não existissem os poetas, até a Língua Portuguesa seria chata e formal, porque quem iria contrariar suas regras? Não haveria bebês com faces rechonchudas e rosadas;  “mulheres com lábios de rubi, olhos de avelã e pescoço de cisne, ou dentes brancos como pérolas pequeninasâ€; se não haveria cor?! E Antonio Luso, coitado! Ele é poeta da cor! Como  seria  sua  Amazônia  nos  quadros? E  cada  rio  e pores  de sol? E os pássaros? Não seriam diferentes nem no canto? Ah! Sem cor não existiriam plumagens e eles seriam iguais...   mas, quem falaria em plumagens, se não existiriam poetas?    
   Ã‰... Deus teria que modificar sua obra e fazer-nos com mais alguns ouvidos, mais bocas e narizes, porque, talvez assim, pudéssemos sentir algumas diferenças, através dos gostos, cheiros e dos sons; e fazer-nos com apenas um pequeno olho, que só precisaria detectar obstáculos pra gente não tropeçar ou se bater  em  nada  (como   aquelas armas  que  detectam  vultos  no  escuro).  Ou então, nem precisaríamos de olhos e poderíamos ter um radar, como os morcegos, e viver em cavernas escuras e úmidas, porque num mundo igual e sem cor, pra quê casas, jardins, música, dança, sorrisos, pássaros e peixes?...
E se eu fosse igual a você, quem escreveria este texto pra falar de coisas bonitas, porque diferentes, que existem no mundo e que você não consegue ver com meu olhar, porque somos diferentes? Se fosse falar de tudo isso, você falaria tão ou mais bonito, porém diferente e eu aprenderia com você, porque seria um homem diferente (como existem mulheres diferentes), ou talvez nem dissesse, porque eu não seria eu.
Só somos imagem e semelhança de Deus! Cá entre nós, tudo só faz sentido, porque somos diferentes, para que possamos fazer trocas, ser parceiros e aprender com o outro. Quem é igual a você não toca seu coração, porque não acrescenta nada novo, fazendo-o bater noutro rítimo. Se fossemos iguais, como iríamos saber que você pode me ajudar a ser melhor, do MEU jeito?

   

   
« Última modificação: Junho 30, 2008, 00:21:49 por Guacira » Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #1 em: Julho 01, 2008, 17:26:06 »

Ainda bem que somos diferentes!
Um beijo
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
Guacira
Membro da Casa
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 481
Convidados: 0


« Responder #2 em: Julho 02, 2008, 01:15:41 »

Com certeza!...
e essa é a maior riqueza do ser humano.
Beijo.
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Abril 03, 2024, 19:27:07 ]

[Março 30, 2024, 19:58:02 ]

[Março 30, 2024, 19:40:23 ]

[Março 20, 2024, 16:42:39 ]

[Março 19, 2024, 20:20:16 ]

[Março 17, 2024, 22:17:37 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]

[Março 05, 2024, 18:49:49 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130132
Total de Tópicos: 26760
Online hoje: 594
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 486
Total: 486
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.127 segundos com 30 procedimentos.