EscritArtes
Abril 19, 2024, 00:30:11 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Touros - Terceiro tércio ( Final )  (Lida 3713 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
marcopintoc
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 524
Convidados: 0



WWW
« em: Julho 22, 2008, 16:34:09 »

Como um véu que cobre a face do cadáver o silêncio cai sobre a praça. Não é calar de arte, é boca fechada de morte, de duelo, de batalha.
O Matador dirige-se ao presidente; humilde, de chapéu na mão dedica a lide, viro a cabeça e creio que a dirige à imensa mulher do vestido branco. Ao seu lado, imagino aqueles olhos de raiva a trespassar o toureiro. Ela leva a mão ao belo busto e emociona-se. O sangue do touro representará o homem que jamais entrará em si.
 Os holofotes fazem a espada cintilar, oculta na muleta traz prenúncios de fim. Olho para o lado, o meu amigo Manuel voltou a rezar, os olhos acompanham cada milímetro do movimento, a oração soa mais alta; nos seus lábios leio “Santa Madre de Diosâ€. Arrepio-me da cabeça aos pés . À minha esquerda os meus outros dois companheiros continuam a dedilhar os e-mails e as mensagens urgentes. Quero que se fodam, odeio-os ; nunca mais virei com eles aos touros. Com Manuel sim , ele tem a paixão na alma. Os outros , vagos seres de uma modernidade aborrecedora,  limitárei-los a momentos menos dramáticos. Não são dignos da “Fiestaâ€.
Na arena uma pequena nuvem de areia é erguida pelo casco da pata posterior direita. A primeira investida é arremetida pela dignidade de um animal estafado, espicaçado, a esvair-se em suco da vida. Como uma neblina que segue o acordar da cidade o pano vermelho segue o caminho dos chifres e liberta-se num último instante. O tornear do corpo do matador faz a sua vestimenta reluzir, a milímetros de sua pele o golpe vigoroso, um som ultra-sónico que só os aficionados escutam valida a beleza do movimento.
Ele carrega de novo; Bos taurus ibericus, viveu três anos livre na lezíria, agora luta até à última gota de sangue; sabe que não sairá vivo do círculo rodeado de madeira. O “trincherazo† da muleta é perfeitamente executado. Há respeito no movimento. Das vinte cinco mil bocas sai um “OOOHHHH†de aprovação à bravura . Da besta , do homem.
Uma mão apenas  segura o pano; um passe de peito , os pés do toureio rodam acompanhando a investida. Sinto o suor escorrer-me em grossas gotas pelas costas. Uma mão apenas, também, limpa a  testa. Com o passar da faena o meu conflito interno aguça-se . Direitos ou tradição? Um dia, no escritório, uns colegas politicamente correctos alertaram-me:
- Vais ao mais próximo que existe do circo romano -  Retorqui: - Que os gladiadores sejam bravos pois meu polegar apontará sempre para o solo.
Acendo mais um cigarro. Esmago o maço e realizo que fumei vinte cigarros desde que entrei. Isto não é bom para a saúde:
« Que se joda»
Ignoro a promessa de um cancro de pulmão perante o molinete, ouso umas palmas mas o olhar rápido e censurador de Manuel relembra-me que presencio o terceiro tércio. O da morte.
O frenesim é entoado em silêncio por todos os que assistem. Derreado, o touro estanca na arena. A espada é empunhada. Apontada ao coração, pois assim matam os grandes vencedores de Las Ventas.
Chegou o momento.
Não consigo deixar de pensar que o calar esmagador é idêntico ao da guilhotina antes do pescoço de Maria Antonieta, uma execução de fascistas numa viela escura de Madrid em mil novecentos e trinta e sete, o sapateado patético de Saddam após o vazio esticar a corda.
Pausa. Milésimos de segundo de pausa permitem o respirar da turba. Frente a frente, o ferro e o corno.  Engulo em seco e tenho a nítida sensação que degluto em perfeita sincronia com todos aqueles sentados na bancada.
Precipitam-se ambos, rota de colisão. A lâmina dirige-se ao alvo.
Todavia...
Um pé escorrega na areia, uma  mão  que vacila.
Quando a espada entra no sanguinolento cachaço as sortes não correm como reina a tradição. Um corno, afiado como uma adaga, trespassa o corpo embrulhado em lantejoulas reluzentes.
De onde me sento avisto tudo. Sem saber porquê recordo dois amigos romanos que, desonrados, se precipitam sobre as adagas empunhadas.
Escuto nitidamente as carnes perfuradas, o homem, o animal.
Toda a praça se levanta. Os peões de brega correm em passo de urgência. Perplexo, esmagado, descortino o movimento do braço do Matador repelindo-os.
Ambos tombam. A caminho da morte, A espada e o chavelho tragam uma vida.
Não sustenho as lágrimas. No centro da arena, breves segundos antes de expiar o último fôlego distingo claramente a mão do Matador a afagar o focinho do touro.
Ambos partem.
Há uma paixão a flutuar sobre Las Ventas que carrega as almas daqueles dois. Em sangue e glória.




FIM
Registado

Marco Pinto Correia

Blog Pessoal : http://avenidadocaos.wordpress.com
Twitter: http://twitter.com/marcopintoc
damasco
Membro da Casa
****
Offline Offline

Mensagens: 438
Convidados: 0


Frase é uma palavra. Palavra não é uma frase.


« Responder #1 em: Julho 22, 2008, 23:17:43 »

Um final absolutamente esmagador para um excelente texto.
Bravo!
Registado
britoribeiro
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 659
Convidados: 0



WWW
« Responder #2 em: Julho 25, 2008, 09:19:55 »

Embora não seja aficcionado da tourada, bem pelo contrário, considero que é um espectáculo emplogante.
Conseguiste transmitir-nos esse entusiasmo e o esplendor da "catedral" espanhola, com descrições extrardinárias, para rematar com um final vigoroso e tenso. Parabéns!

Abraço
Registado

Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #3 em: Julho 27, 2008, 17:03:01 »

Em glória não diria... mas empatados!
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Abril 03, 2024, 19:27:07 ]

[Março 30, 2024, 19:58:02 ]

[Março 30, 2024, 19:40:23 ]

[Março 20, 2024, 16:42:39 ]

[Março 19, 2024, 20:20:16 ]

[Março 17, 2024, 22:17:37 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]

[Março 05, 2024, 18:49:49 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130132
Total de Tópicos: 26760
Online hoje: 589
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 590
Total: 590
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.128 segundos com 29 procedimentos.