EscritArtes
Março 29, 2024, 06:31:51 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: " AMOR NO FEMININO ”  (Lida 8892 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Vóny Ferreira
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 2533
Convidados: 0


VÓNY FERREIRA pseudónimo literário de Mª. Ivone Fe


WWW
« em: Setembro 09, 2008, 14:19:28 »



Ouço o telefone tocar estridentemente.
Do outro lado da linha surge-me a tua voz enfática, como se fosses uma sinfonia inacabada a ser tocada por um violino.
- Acordei-te…? – perguntas-me num tom de voz estupefacto.
- Bom… sim… sim… - balbucio meio estremunhada lançando um olhar repentino para o relógio. Os ponteiros deixam-me atarantada, pois marcam 11 e 30 da manhã. Em jeito de desculpa arrematas.
- Tentei primeiro ligar-te para o telemóvel mas está desligado e… oh… desculpa se te acordei!
A tua voz surge-me aos ouvidos demasiado preocupada e intuitivamente pressinto que algo se passa contigo. Sossego-te.
- Ta… não tem qualquer importância. Como sabes ando de volta do romance numa espécie bailado de borboleta ziguezagueante. Deitei-me ao amanhecer... como fazem os sapos nos riachos. A droga do romance está a dar-me uma trabalheira tal que só me apetece fazer uma bola com esta papelada que vou imprimindo para reler o que escrevo. Tenho momentos em que me apetecia pontapear essa tal bola de papel, de uma forma certeira para o caixote do lixo. – Ouço-te rir do outro lado da linha e correspondo ao teu riso anémico. Prossigo, armada em bobo da corte.
- Tenho uma teoria secreta em jeito de esperança de maníaca. Se “encestar” à primeira no cesto de papeis é porque vale a pena passar tantas horas ao computador como se tocasse piano com mãos de chumbo. Se não encestar… azar! – Solto uma gargalhada e prossigo. - É porque esta porcaria é mesmo para repensar. Portugal está cheia de escritoras frustrados, portanto ser mais uma nada altera as percentagens Nacionais. – Riu-me.
Tagarelo ainda ensonada e de repente apercebo-me que continuas estranhamente calada, como se fosses o deserto de Namibe onde só os cactos e os caranguejos gigantescos se atreviam a violar o silêncio imenso daquele deserto inóspito.
- Deixa lá… conversamos depois…!
- Nunca! O que se passa? –pergunto dando um salto da cama como se tivesse sido impulsionada por uma mola.
Ouço-te soluçar do outro lado da linha e eu fico completamente agitada.
- Credo mas lágrimas agora, porquê? O que se passa? Depois de alguns segundos de silencio, insisto.
- Estás de folga, é isso?
- É…
- Então deixa-me só tomar um duche, beber um café forte e já apareço aí em tua casa para conversarmos. Pressinto que o assunto é sério.
- Podes vir…? – Perguntas numa voz intermitente.
- Claro que vou, droga! Afinal para que servem os amigos?
Diz-me só uma coisa, estás doente? É de saúde que se trata?
- Não, amiga. Se isto for doença é uma doença crónica, mas do coração. - Rematas tu numa espécie de súplica, cerrada entre os dentes.

Encontro-te vestida com um fato de treino azul onde os teus cabelos louros, compridos, têm o realce do ouro sobre o azul. Enquanto te dou um beijo e te abraço fico a roer de inveja pela tua beleza. Como és bonita! A tua beleza e jovialidade torna-se desconcertante. Qualquer trapo te fica bem. É como se o teu corpo tivesse sido esculpido geometricamente pelas mãos de um artista mulherengo com uma aptidão nata, porque soube delinear na perfeição os contornos luminosos da tua boca, do teu corpo escultural.
Sentamos-nos no sofá depois de algumas palavras triviais e de repente ouço-te dizer…
- Rompi tudo com o João. Apaixonei-me por outra pessoa. Tu és a primeira amiga a quem confidencio esta porcaria.
Fazes uma ligeira pausa e prossegues. - Nem quero imaginar a reacção dos meus pais quando souberem o que se passa…
- Ui… mas… não aceitaste o pedido de casamento dele há 3 meses? O que se passa? O gajo traiu-te? Raios parta aos homens!
- Não… nada disso. – Interrompes tu decidida. Não foi o João, pelo contrário ele é a vítima. Eu é que me apaixonei por outra pessoa e por mais que tenha lutado durante este 8 meses para fugir a esta paixão não consigo. É como se fosse sufocar quando estou muito tempo sem a ver essa. Juro que tentei. Aliás… foi quase num acto de desespero que sugeri ao João o nosso casamento. Eu… Meu Deus… nem sei como te contar isto...
Hesitas, respiras fundo e olhas-me nos olhos com a transparência de uma noite de luar. Depois, prossegues numa voz agora mais controlada.
- A verdade… é que tu sempre foste para mim uma espécie de irmã mais velha. Sei que contigo posso contar SEMPRE.
- Bom… conta lá então… quem é o príncipe encantado? Eu conheço-o?
- Conheces… perfeitamente. Insuspeitamente temos mantido uma relação quase que permanente, embora como referi me tenha tentado afastar dela durante algumas semanas. Só que não consegui. Ia enlouquecendo. Entrei numa espécie de depressão e por isso é que emagreci estupidamente.
- Dela…? Não estou a perceber…!
Sim, dela. Apaixonei-me por uma mulher! Trata-se da Magali, aquela Brasileira que conheci no curso intensivo de inglês. Cheguei a levá-la comigo quando nos encontrámos há uns tempos para beber um café. Recordas-te?

Um enorme silêncio abate-se sobre nós. De repente fico sem palavras. Olho-te num misto de pena e solidariedade, porque de repente tenho a percepção exacta do que te espera a partir desse momento. Depois da primeira surpresa pego-te nas mãos e digo-te com a minha eterna vontade de brincar nos momentos que pomposamente apelido de “cruciais”.
- Bom… pelo menos tiveste bom gosto, porque ela é também lindíssima!
- Choco-te com esta confissão, amiga?
Os teus olhos enchem-se de lágrimas. É nesse preciso momento que eu deixo que a surpresa que me tinha paralisado dê lugar à imensa ternura que sempre tive por ti. Abraço-te efusivamente, como sempre o fiz quando te vejo aflitivamente triste.
- Nunca… nunca o amor me chocaria e nunca me chocarás porque eu gosto de ti como és. Se quiseres pintar-te de preto então é de preto que eu gosto de ti.
Se ficares com uma só perna, mutilada, Meu Deus… o que quero que saibas é que para mim é pouco importante com quem dormes.
Gosto de ti pela pessoa que és… o resto é irrelevante, percebes? Apenas te avalio pelo espírito maravilhoso que tens, pela grandiosidade que és como amiga, o resto é-me completamente indiferente.
Só quero que sejas feliz, por isso... enxuga as lágrimas. Veste o teu mais bonito vestido e vai viver a vida! Tens 32 anos, és uma miúda. Se amas a Magali e ela te ama, força… vivam os vossos momentos como se fossem os derradeiros instantes das vossas vidas e cumpram a vossa paixão! O amor não tem sexo. Pelos vistos… não tem, porque ao que me parece nunca tinhas sentido atracção por uma mulher, portanto… tranquiliza o teu espírito e tenta viver esse amor com felicidade. É o que me ocorre dizer-te.
- Tenho medo da reacção dos meus pais. Decidi ir viver com ela, assumir esse amor.
- Os teus pais, pelo que conheço deles, depois da surpresa, e até do desgosto de te verem desfazer o noivado com o João vão desejar prioritariamente a tua felicidade. Tenho absoluta certeza disso.

Abraças-te a mim. De repente começas a chorar copiosamente. Tontamente acompanho-te nessas lágrimas por pressentir que te esperam alguns momentos difíceis. Talvez algumas rejeições. Algumas incompreensões. Mas a minha alma, serena momentaneamente quando me ponho a pensar conclusivamente: OS QUE GOSTAREM DE TI VERDADEIRAMENTE… FICARÃO SEMPRE AO TEU LADO!
OS QUE FOREM TEUS AMIGOS, ACEITAR-TE-ÃO COMO ÉS.
Só assim se cumpre a amizade!

Autoria: Vóny Ferreira
Registado

De todos os nomes
que me chamares
um eu saberei
que é meu...

- MULHER!

(Vóny Ferreira)
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #1 em: Setembro 09, 2008, 14:33:12 »

Como se alguém pudesse escolher amar ou não amar... Quanto mais escolher quem amar! Se isto fosse um relato de vida real, eu diria que sim, que esta pessoa maravilhosa vai ser magoada, ofendida e que no lugar dela não acreditaria muito no apoio da família. Dos amigos, sim. Esses, como dizes: "OS QUE GOSTAREM DE TI VERDADEIRAMENTE… FICARÃO SEMPRE AO TEU LADO!
OS QUE FOREM TEUS AMIGOS, ACEITAR-TE-ÃO COMO ÉS." Os seus braços estarão ali para abraçar e desejar que seja feliz!
Óptimo texto!
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
Vóny Ferreira
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 2533
Convidados: 0


VÓNY FERREIRA pseudónimo literário de Mª. Ivone Fe


WWW
« Responder #2 em: Janeiro 31, 2011, 16:21:57 »

Ola Goreti.
A abordagem deste tema é sempre difícil porque
infelizmente continuamos rodeados de mentes "tacanhas"
Mas há que falar deste assunto sem quaisquer preconceitos
porque essa também é a obrigação de que se serve da palavra para
falar da vida que nos cerca.
Obrigada pela tua coragem de comentares este texto.
Embora antigo não podia deixar de o fazer.
Beijo
Vóny Ferreira
Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #3 em: Janeiro 31, 2011, 18:36:07 »

Sim, há muitas mentes tacanhas. Fazer o quê?!
bj
Registado
helenacosta
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 2257
Convidados: 0



« Responder #4 em: Fevereiro 02, 2012, 22:19:31 »

 
 Vóny,


 Posso dizer-lhe que  este seu  texto é admirável! Amor verdadeiro e lindo!
 É como diz: "OS QUE GOSTAREM DE TI VERDADEIRAMENTE... FICARÃO SEMPRE AO TEU LADO!


 Quanto às mentes "tacanhas". É como diz a amiga Goreti, "fazer o quê?"

  Beijo


 
Registado
Vóny Ferreira
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 2533
Convidados: 0


VÓNY FERREIRA pseudónimo literário de Mª. Ivone Fe


WWW
« Responder #5 em: Fevereiro 05, 2012, 09:29:57 »

Ah Goreti e Helena,
são umas queridas sabiam'?
Puxaram para a ribalta um texto
e fizerm-me sentir que um lugar
sereno e de gente boa, chamava por mim.
O tema é no fundo um pedaço de uma realidade
que não vale a pena fingir que não existe.
Beijos e muito obrigada!
Vóny Ferreira
Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #6 em: Junho 12, 2013, 18:41:42 »

E vale a pena reler!
Registado
Dionísio Dinis
Moderador Global
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 9797
Convidados: 0



WWW
« Responder #7 em: Junho 15, 2013, 09:24:41 »

Um conto que tem tanto de didáctico como de escrita de qualidade.Um excelente momento de prosa.
Registado

Pensar amar-te, é ter o acto na palavra e o coração no corpo inteiro.
http://www.escritartes.com/forum/index.php
gdec2001
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2246
Convidados: 0



« Responder #8 em: Agosto 25, 2013, 23:08:57 »

Belo trecho.
Sim. Julgo que captou a essência do amor.
abr.
geraldes


Registado

Geraldes de Carvalho
http://gdecseeufossfosse-gdec.blogspot.pt
          -este é meu blog-
Vóny Ferreira
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 2533
Convidados: 0


VÓNY FERREIRA pseudónimo literário de Mª. Ivone Fe


WWW
« Responder #9 em: Abril 09, 2014, 17:05:40 »

Naturalmente que falar em determinados assuntos ainda se torna um determinado tabu para certas pessoas.
Respeitemos a opinião de todos mas nada me inibirá nunca de falar sobre os mais variados aspectos da vida
e do próprio amor.
Resolvi postar este mesmo texto hoje na minha página de autora do facebook, uma das formas de homenagear
também este site onde sempre fui acarinhada.
Veja aqui https://www.facebook.com/VonyFerreiraescritora


Registado
Dionísio Dinis
Moderador Global
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 9797
Convidados: 0



WWW
« Responder #10 em: Abril 10, 2014, 20:26:38 »

Relendo.
Registado
Conceição Constantino
Membro da Casa
****
Offline Offline

Mensagens: 286
Convidados: 0


« Responder #11 em: Junho 12, 2014, 20:55:42 »

Um texto onde não entram algumas mentes. Também há muitas mentes onde ele não entra. Nada a fazer. Cada um é como cada um. Quem gostar de nós, goste como somos. Sem tirar nem pôr. Se não gostar, azar!
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Março 20, 2024, 16:42:39 ]

[Março 19, 2024, 20:20:16 ]

[Março 17, 2024, 22:17:37 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]

[Março 05, 2024, 18:49:49 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:47:50 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:47:13 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:46:34 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130129
Total de Tópicos: 26759
Online hoje: 610
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 609
Total: 609
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.13 segundos com 28 procedimentos.