EscritArtes
Abril 26, 2024, 07:42:11 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Um conto da nossa alma  (Lida 1722 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
betimartins
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 597
Convidados: 0


Apenas amo a poesia


WWW
« em: Outubro 05, 2007, 16:13:29 »

Um conto da nossa alma

Um dia andando a vaguear pelo mundo eu perguntei a mim mesma que estava fazendo aqui perdida nesta imensa vastidão. Eis que me deparo com o meu Eu, espantada olhei absorvida pela curiosidade, perguntei! Que fazes aqui? O meu Eu me respondeu: Simples, a tua procura e  não sabia para onde ir.
E decidimos caminhar juntos para aprender e saber respostas a tanto ansiadas pela nossa alma.
Caminhamos dias a fio, ate que encontramos um velhinho. Paramos e falamos com ele e ele perguntou que a sua busca e igual a nossa, permitem que vos acompanhem, logo concordamos mas o silêncio do caminho era longo, difícil de suportar. Cansados do silêncio paramos para alimentar o cansaço do corpo e da alma. Preparamos uma fogueira e colhemos frutas e também flores e ai colocamos, para distribuir pelo nosso amigo. Olhou para nos de olhos meigos e fortes e ai falou. Obrigado, Senhor, pelo alimentos que das e pelo silencio também pois ele alimenta a alma e o nosso interior. Pasmados olhamos e perguntamos o porque de tanto agradecimentos, olhou para nos e baixou a cabeça sem nada comentar.
A noite veio e com ela os anseios e os medos, cada ruído nos fazia tremer de frio e escuridão nos deixava com medo na alma, ele nada se importou deitou ao relento, fixando os seus olhos para o céu e ai meditou ate adormecer. Nos não dormimos pois o medo se tinha instalado, que nos doía o estômago, amanheceu e ele acordou, baixou a sua cabeça em forma singela de bom dia e levantou, dirigindo-se ao riacho mais próximo, fomos atrás dele cansados e derrotados pois não dormimos a noite toda e qual o me espanto ele entoou algo dos seus lábios, parecia cânticos e orações, cada vez que ele entoava o medo e cansaço partia ate que parou e olhou para nos e falou:
Como querem se encontrarem se nem sabem ouvir a vossa alma, o vosso corpo, e tudo que nos, liga neste terreno espiritual, não são ouvidos. Eu sou o eco da solidão e também sou o monge da oração e nela encontrais todo o alimento para o corpo e alma, quando os seres, são tão egoísta que nem a si próprios se ouvem, lamentam e lamentam e nem param para ouvir....aqui irei vos contar uma historia:
Um dia um monge estava demasiado irritado com tudo, ate com Deus e decidiu partir do seu mosteiro onde ele já tinha uma vida sofrida mas sem proveitos da alma. Ele caminhou vários dias a fio, passou fome e frio, falou com os animais e ate os ajudou, mas mesmo assim ele não encontrava a sua busca, caminhou e caminhou ate que encontrou uma vastidão grande cultivada, onde o trigo era abundante e terra fértil, cansado, parou, sentou num grande fardo de palha e ai adormeceu.
Acordou com gritos, crianças correndo e ate se divertindo, elas deram com ele ali descansado e curiosas foram ter com ele, perguntando que fazes aqui?...ele respondeu meio alegre pois não sentia há muito o coração feliz, dizendo descansado. Elas então alegrem e felizes pediram que ele o acompanhasse pois a mãe estava a cozer pão e que ele podia comer, devia ter muita fome mesmo.
Ele aceitou alegremente e caminhou quase saltando com elas, sentia uma leveza sem igual, uma alegria e um amor, tentou ser lógico e não conseguia, assim lá nos seus pensamentos eles chegaram a casa das lindas crianças. A mulher era uma camponesa forte robusta e de jeito meio severo e meio grosseiro, falou para ir lavar pois estava a precisar, as crianças desataram a rir de tal facto, ele meio tímido lá se foi lavar. Voltou para a mesa onde lá continha pão quentinho e café cujo aroma exaltava pela cozinha rústica mas muito asseada, comeu desalmadamente e pediu desculpas pelo facto, dizendo há dias a fio que não come estando a procura de algo.
A mulher pasmada de ver um frade cujo entendimento e estudos eram bem superior perguntou: O que procura?
Ele respondeu: eu procuro somente Deus e não consigo encontrar.
Ela na sua forma grotesca respondeu: há e só isso, ele, esta aqui, encontrou meu senhor, ele, esta aqui.
O frade meio parvo perguntou de novo: Esta aqui onde eu não o vejo em lado algum....Falou ele espantado com tal atrevimento da senhora.
Ela com um sorriso nos lábios e olhar atrevido respondeu: Bem o senhor e um homem de letras, muito conhecedor de coisas que eu até desconheço mas quanto a sua pergunta ai o senhor me perdoe o meu atrevimento, tenho a sua resposta. Olhe para os meus os filhos são sua obra e olhe para mim também sou sua obra, faça o favor de vir aqui olhar a janela.
Ele se deslocou com ela e olhou.
Ela falou esta a ver estas lindas searas, vê como estão férteis e linda, em cada espiga e coloquei amor, plantei, reguei, tirei as ervas daninhas e até as colhi para fazer o pão para o meu sustento. Ela parou de falar e olhou com os olhos vidrados de lágrimas, dizendo: Que seria de mim sem o amor do nosso Pai, ele me deu tudo isto e eu não sou sua dona só estou de passagem mas enquanto estiver aqui preservarei seu nome e sua obra e esta e minha missão.
O frade olhou e se sentiu o pior dos homens, vendo uma mulher ali falando de Deus com tanto amor e
Finalmente ele encontrou, o que tanto queria...Deus.
Despediu das crianças e voltou para a sua origem mas a sua lição ele aprendera.
O velhinho que estava nos contando a historia não era mais nem menos que o frade que viveu essa mesma historia mas ele falou para nos algo:
A vossa busca não esta aqui na terra e nem no céu e dentro de vos, ai esta a vossa busca, conhecer.
Aprender a lidar com o vosso coração pois ele saberá onde esta Deus e o amor nada mais.
Regressei a casa e deixei alma se encontrar comigo e deixei ela falar...falou dias a fio mas no final e aprendi que no encontro de nos próprios temos que saber ouvir, caminhar e falar com o nosso coração.

Beti Martins



Registado

Betimartins
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Abril 03, 2024, 19:27:07 ]

[Março 30, 2024, 19:58:02 ]

[Março 30, 2024, 19:40:23 ]

[Março 20, 2024, 16:42:39 ]

[Março 19, 2024, 20:20:16 ]

[Março 17, 2024, 22:17:37 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]

[Março 05, 2024, 18:49:49 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130132
Total de Tópicos: 26760
Online hoje: 679
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 581
Total: 581
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.137 segundos com 29 procedimentos.