EscritArtes
Abril 26, 2024, 05:35:47 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: As paredes tem ouvidos  (Lida 3994 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
britoribeiro
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 659
Convidados: 0



WWW
« em: Dezembro 08, 2007, 14:16:08 »

Este texto foi originalmente publicado com o título "Noite de trovoada", mas para não ser confundido com um texto de outro autor publicado aqui, no Escritartes, decidi rebaptizá-lo.



Estávamos acampados na Galiza, algures num parque das Rias Baixas, eu a minha filha Joana e o Pedro, um amigo de longa data, também apaixonado pelas salutares escapadas da primavera e do verão.
Quando lá cheguei, já ele estava instalado, o sítio era bom, mas tinha um pequeno defeito, pois o sol batia nas tendas logo de manhã, o que nos obrigava a levantar relativamente cedo, se não quiséssemos uma sessão de sauna. Lembro-me que a tenda do Pedro ficou do lado do meu quarto (eu tenho um T2 com sala ao meio) e sobrava bastante espaço exterior para estacionar os carros, as mesas, a corda da roupa, a louça, as cadeiras e o resto das coisas que um pouco desordenadamente vamos espalhando. Depois de umas braçadas e outras tantas palhaçadas na piscina, uma “bejeca†e ala, de se faz tarde para ir às compras, um supermercado ao qual fomos a pé e que nos fez gastar mais algumas calorias. Só para abrir o apetite.

Para variar, escolhi como prato principal creoulas, uma espécie de salsichas frescas que todos gostamos. Deixei os acompanhamentos para a escolha do Pedro, que sem hesitar escolheu uns abonados frascos de grão-de-bico, praticamente prontos a comer.
- Oh Pedro, grão-de-bico com crioulas, tu não estás bom?
- Que é que queres, estou com vontade de comer grão. Lá em casa nunca como, só eu é que gosto. Preferes feijão?
- Não pá, o grão está bem – sem conseguir ver-me a comer feijão com as salsichas – vou escolher uma salada para as entradas.
Quando regressamos ao parque, estavam nas imediações das nossas tendas alguns casais jovens, com ar de quem procura alguma coisa. Como não os conhecíamos, não demos treta e começamos arrumar as compras; cerveja e vinho para a geleira, ao lado da fruta, dos iogurtes, os tomates e as alfaces por cima e por aí adiante.
-Vocês são portugueses? – Pergunta um dos parceiros, com forte pronúncia do Porto.
- Somos. E vocês de onde são?
- De Gondomar, chegamos agora e vimos as matrículas dos vossos carros. Podemos ficar aqui ao lado?
- Por nós podem, mas tem de dizer na recepção quais os lotes que vão ocupar.
Lá foram buscar os carros e começaram a montar os tarecos. Afinal eram bastantes e todos equipados com iglôs, mas daqueles pequeninos, onde só cabem duas ou três pessoas no máximo. Em breve formamos uma ilha portuguesa, em plena Rias Baixas galegas. Ao lado da minha tenda ficou uma senhora, uma quarentona viúva, com uma miúda de três ou quatro anos. Disse-me que era a avó da miúda e que tinha vindo com a filha e o genro. O facto da senhora ser viúva e ainda jeitosa, que não vos dê ideias…
O jantar acabou por ser um sucesso, mais devido à fome que nos atravessava em todas as direcções, do que à especialidade das iguarias servidas.

O Pedro começou a preparar a televisão que sempre o acompanha, sintonizando canais, esticando e rodando a antena, que comprou na loja do chinês em Caminha, por dez euros. A outra antena durou pouco, porque no acampamento anterior passou-lhe por cima com a roda do carro, durante uma manobra de estacionamento. Nunca tinha visto uma antena tão espalmada, só era pena não funcionar. É o perigo de se deixar as coisas espalhadas pelo chão.
Naquela noite ia dar futebol, provavelmente aqueles jogos de preparação ou pré-época, como lhe chamam, já não estou certo.
Os nossos vizinhos ficaram pasmados com tanta tecnologia e sofisticação. Televisão em cima da mesa, cadeiras a postos, nós à espera do grande jogo.
- Até tem televisão, carago! Também podemos ver o futebol, chefe?
- Claro, tragam cadeiras e acomodem-se – convida o Pedro.
Uns nas cadeiras, outros com o rabo alapado no chão, lá fomos conversando, molhando o bico, porque eles e elas não gostavam nada e vendo a televisão. Depois do futebol foram umas cartas, mais conversa, enfim, uma noite bem passada com gente simpática e amigos da borga.

Quando finalmente nos deitamos, eu nem me lembro de ter adormecido, que é o mesmo que dizer que adormeci de imediato. Às tantas da noite, acordei com uma sensação estranha. Um barulho esquisito que vinha dos meus pés. Certamente já aconteceu convosco, acordarem e terem dificuldade de raciocinar com clareza nos primeiros momentos. Aconteceu isso mesmo comigo. Um barulho surdo, forte e intermitente que vinha dos pés. Dos pés??? “Ora pôrra, só pode ser o Pedro a ressonar†pensei, quando finalmente identifiquei o responsável por aquele “rosnarâ€.
Do outro lado, algum dos nossos recentes amigos, respondia com uns roncos mais suaves, um ou dois tons mais abaixo. Um tom mais urbano, mais educado! Registei mentalmente que nunca mais colocaria a tenda, com o meu quarto virado para a tenda do Pedro e é verdade que procuro, desde essa data, evitar certas proximidades.
Lá consegui dormitar algo incomodado com a serenata que aqueles dois faziam e com um certo mal-estar provocado pelo jantar “ligeiro†que tinha ingerido e que me estava a causar alguns gases. E o ataque de flatulência estava em crescendo, primeiro era um de vez em quando, depois eram cada vez mais frequentes e já era dia alto, quando finalmente a “trovoada†deu mostras de amainar.

Horas de levantar, o calor já apertava, o barulho cá fora dizia-me que já quase toda a malta estava a bulir, saio do quarto, visto-me e enfio os chinelos, abro o fecho da tenda, dou de caras com a avó e a neta que também estão a sair da tenda delas.
Trocados os bons dias, a senhora afasta-se a rir à gargalhada, ficando eu atónito perante aquele comportamento. Passei a mão pelo cabelo, verifiquei que não tinha nada desapertado, as sapatilhas estavam direitas; que raio levou a mulher a olhar para mim e rir-se assim? Parece maluca! Alguma piada da neta, se calhar.
A Joana já tinha abalado para o banheiro, o Pedro tinha ido à loja do camping comprar o pão e os nossos vizinhos já estavam todos de volta do pequeno-almoço. Foi nessa altura que ouvi um deles comentar para os demais:
-Há aqui um tipo que ressona que se farta.
- Era mais que um, eram dois ou três.
- Afinal quem foi o gajo que se peidou durante toda a noite?
A quarentona recomeçou a rir-se e eu finalmente compreendi o porquê daquelas gargalhadas.
Achei que era oportuno sair dali, de fininho, ir dar uma volta, pelo menos até a trovoada amainar de vez.
Registado

Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #1 em: Dezembro 08, 2007, 20:32:31 »

Não sabia que o grão de bico fazia disso... o feijão sim!
Olha se em vez de grão tinham comprado feijão!

Um abraço
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
Antonio
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 723
Convidados: 0



WWW
« Responder #2 em: Dezembro 08, 2007, 23:51:44 »

É o problema da falta de isolamento acústico!
Mais valera teres ido para o carro...eh eh

Abraço
Registado
britoribeiro
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 659
Convidados: 0



WWW
« Responder #3 em: Dezembro 11, 2007, 23:38:48 »

Esta é uma das crónicas sobre campismo, que pretendi ligeira e divertida.
O campismo e a pesca são duas paixões desde jovem, por isso tenho algumas peripécias engraçadas que às vezes passo para o papel.
É bom recordar!

Abraço
Registado
Antonio
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 723
Convidados: 0



WWW
« Responder #4 em: Dezembro 11, 2007, 23:43:48 »

Pois é!
Mas também é sinal que estamos a ficar um bocado jimbras...eh eh
Registado
Mel de Carvalho
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1660
Convidados: 0


"abraça o conteúdo e não a forma" Saint-Exupery


WWW
« Responder #5 em: Dezembro 12, 2007, 21:46:32 »

Caro Brito,
Confesso que este texto me surpreendeu... não o imaginava, depois do que anteriormente li de si, a tecer uma crónica sobre "tempestades"... ri, creia.

Em tempos remotos, era eu menina e moça, fazia campismo, em Melides, não sei se conhece, na Costa Alentejana. Campismo "selvagem" como lhe chamávamos ...
Nunca registei nenhuma "tempestade", não sei se deva atribuir isso ao facto de, nessa altura, o tempo ser pouco para dormir... dormia como um anjo (não é o caso agora, que de anjo nada tenho e de dormir ... está escasso).Smiley

Posto isto, a qualidade da narrativa é, como sempre, cadenciada e muito apelativa. Conduz o leitor até ao fim.

Fique bem
Um abraço
Mel
Registado

Mel de Carvalho
www.noitedemel.blogs.sapo.pt
www.noitedemel.blogspot.com (apenas prosa)

Mais sobre mim: http://www.escritartes.com/forum/index.php?page=20
____
MT.ATENÇÃO: CÓPIAS TOTAIS OU PARCIAIS EM BLOGS OU AFINS SÓ C/AUTORIZAÇÃO EXPRESSA
britoribeiro
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 659
Convidados: 0



WWW
« Responder #6 em: Dezembro 26, 2007, 20:05:13 »

Obrigado pelos Vossos comentários!
Registado
João Videira Santos
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 546
Convidados: 0


pela arte, com arte!


WWW
« Responder #7 em: Janeiro 04, 2008, 15:17:11 »

Simples, de leitura fácil e sem frases "construídas" para que tenham "sabor" de intelectualidade.
é evidente que gostei.
Um abraço
Registado
britoribeiro
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 659
Convidados: 0



WWW
« Responder #8 em: Janeiro 06, 2008, 17:49:33 »

Esta foi a primeira crónica de férias que escrevi, há três ou quatro anos.
Agradeço o comentário.

Abraço
Registado
João Videira Santos
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 546
Convidados: 0


pela arte, com arte!


WWW
« Responder #9 em: Janeiro 06, 2008, 18:36:35 »

Caro Britoribeiro
Volto ao comentário e à sua resposta.
Quero dizer-lhe que a sua prosa é excelente e ao nivel daqueles que se dedicam à escrita urbana sem a preocupação das frases "estruturadas".
Gosto da forma como "desenha" os seus contos.
Poderia fazer comparações, mas...não seria pertinente, já que o meu amigo
(permita que o trate assim) tem o seu estilo e é com ele que deve continuar sem a sombra de comparações.
Um abraço e...aqui estarei lendo o que editar.
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Abril 03, 2024, 19:27:07 ]

[Março 30, 2024, 19:58:02 ]

[Março 30, 2024, 19:40:23 ]

[Março 20, 2024, 16:42:39 ]

[Março 19, 2024, 20:20:16 ]

[Março 17, 2024, 22:17:37 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]

[Março 05, 2024, 18:49:49 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130132
Total de Tópicos: 26760
Online hoje: 679
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 533
Total: 533
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.212 segundos com 29 procedimentos.