EscritArtes
Maio 09, 2024, 23:35:04 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: DUAS CARÊNCIAS DE AMOR!  (Lida 2003 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Tino Saganho
Membro da Casa
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 421
Convidados: 0



« em: Janeiro 16, 2008, 20:30:43 »



                       

                     DUAS CARÊNCIAS DE AMOR!               


Marta era das mulheres mais dinâmicas, inteligentes e cultas daquela pacata freguesia do município de Vieira do Minho…Casada, vinte e nove anos de idade, vivia uma vida conjugal triste e infeliz, consequência de um casamento carenciado de amor, que lhe foi imposto pelo seu próprio pai, contra sua vontade. Para si, esta ligação matrimonial era um simples acordo comercial!
Era Geóloga de profissão, a cuja actividade se entregara de “corpo e alma†e à qual dedicava a maior parte do seu tempo. Estudar a história da Terra, a sua estrutura, natureza e origem, eram a sua grande vocação! Apesar de toda esta dedicação, ainda lhe sobrava algum tempo para escrever em jornais da sua região. Gostava de escrever de tudo um pouco, mas os contos e a  poesia      (predominantemente amorosos) eram a sua predilecção.
Na década de 90, o nome de Marta Santos era bem sonante… em alguns jornais da imprensa regional dessa área minhota. Escreveu e publicou muitos e bonitos poemas que, pelo seu carácter amoroso e, em alguns casos, doseados de erotismo… despertaram a atenção dos mais apaixonados por essa área poética. Não tardou que, de uma forma aparentemente discreta, fossem surgindo algumas réplicas amorosas aos seus trabalhos de poesia. A poetisa cedo se apercebeu disso e da forma galanteadora como lhe iam preparando o “ninho amorosoâ€. Porém, esses galanteios nunca foram para si motivo de desânimo. Pelo contrário, constituíam um forte incentivo para continuar. Ela sabia que podia inspirar-se no amor, por forma a conquistar simpatias e corações… porque, quando chegasse a hora das apresentações e conhecimentos…, possuía algo de muito valioso que, por certo, muito iria contribuir para uma boa recepção: 
- A sua simpatia e simplicidade, associados ao seu  atractivo corpo de mulher!
As páginas de um dos mais prestigiosos jornais daquela bonita região do Alto Minho iam, desse modo, abrindo caminho a uma novela de poesia amorosa, que viria a culminar, alguns meses mais tarde, com uma grande paixão entre Marta e Dionísio.
                                                                                                                                         
                              (2º de quatro)
                       
Dionísio, embora não vivesse na mesma freguesia que Marta, residia no mesmo concelho.
Dionísio Marques era um homem um pouco mais maduro. Trinta e sete anos de idade. Vivia separado, matrimonialmente, após vários anos de infelicidade conjugal. Era piloto de aviação – profissão que sonhava desde a sua adolescência – e cuja formação viria a concluir aos vinte e oito anos. Ver subir e descer aviões era o seu passatempo preferido, na juventude. Seus pais, ao saberem da sua vocação, passeavam-no até ao aeroporto (Pedras Rubras, naquele tempo) onde ele passava tardes inteiras de olhos na pista.   
Quando começou a exercer a profissão, pôde juntar o útil ao agradável:
O dever e o prazer!
A sua vida profissional não lhe deixava muito tempo livre, mas o que restava, ocupava-o a pescar e escrever. Gostava de escrever em prosa e verso e era no ar…- enquanto voava – que encontrava a melhor calma e inspiração para exercer essa nobre actividade cultural.
Nas páginas de alguns jornais daquela região minhota, eternizam muitos artigos de opinião e variadíssimos poemas da sua autoria.
Foi este homem, carente de amor e ternura que se arrojou, através dos seus poemas, a conquistar o coração de Marta! Ou será que foi ela a conquistadora? Talvez não se saiba bem quem conquistou quem! Será mais prudente afirmar que ambos se conquistaram mutuamente!
Para que ambos se conhecessem, pessoalmente, havia uma batalha a vencer: - encontrar, discretamente, uma forma de encontro. Essa árdua tarefa coube a Dionísio que, habilmente…, conseguiu que a sua futura        amada lhe telefonasse para a redacção do jornal, onde ambos publicavam poemas, em dia e hora previamente combinados. O primeiro contacto (telefónico)  iria acontecer numa sexta – feira, do mês de Julho, do ano de 1998, pelas 20h.
                                           
                                ( 3º de quatro)
                         
Faltavam ainda trinta minutos para a hora combinada e já Dionísio tinha chegado à redacção do jornal. Trazia um ar cansado… Tinha dormido mal a última noite, consequência da enorme ansiedade que sentia em ver chegada a tão desejada hora…Sentou-se à mesa sobre a qual se encontrava o telefone e foi contando os minutos que iam passando, tão lentamente… que mais lhe pareciam horas. Foi imaginando como seria o timbre de voz da mulher que lhe ia telefonar. Qual seria a sua idade, o seu aspecto físico – corpo, rosto, olhos cabelos etc… Perpassava-lhe pela mente a imagem da mulher que sonhava…, mas o mais importante era que fosse uma “mulher – amor! …â€
Deu  total  liberdade ao  seu  pensamento  e,  completamente 
Extasiado pela imagem imaginária de Marta, interrogou-se:
 - Em que pensará ela neste momento? Sentirá a mesma ansiedade que eu? Como me imaginará fisicamente?  Será  que  me deseja  conhecer como eu o desejo a ela?
Com o aproximar da hora o seu ritmo cardíaco ia acelerando…e a inquietação era notória. Como iria ser recebido? Será que lhe ia cair em graça? Essa  era a grande incógnita que lhe desassossegava a alma.
Os ponteiros do relógio aproximavam-se do objectivo…Dionísio ensaiava, em voz baixa, uma saudação que fosse capaz de sensibilizar a mulher cujos poemas o haviam sensibilizado a si.
Os últimos instantes foram de um silêncio absoluto. A sua respiração foi suprimida. Com os cotovelos sobre a mesa e as mãos apoiando o queixo, fitava o telefone. O salto dos ponteiros do relógio de parede fez-se ouvir, anunciando as vinte horas. Tocou o telefone.
Num ápice, os dois apaixonados entregaram-se a uma  entusiasmada conversa, que durou cerca de quarenta minutos, e que viria a terminar com a marcação de um encontro pessoalmente.
                                                         
                                         
                               ( 4º de quatro)           
 
Por consenso de ambos, o lugar escolhido para o tão almejado encontro, foi um pequeno, mas acolhedor café, na pitoresca e sossegada vila de “Arcos de Valdevez†- Alto Minho. Ambos trocaram referências pessoais para fácil identificação.
Marta chegou primeiro. Trazia consigo uma pequena saca de cartão e nela, o jornal – meio fora, meio dentro – onde ambos publicavam as poesias, tão responsáveis por este encontro amoroso.  Dionísio não tardou e  eis que os dois amados se encontraram, finalmente, olhos nos olhos!
Saudaram-se, trocaram olhares de ternura, e desejo de amor.  Só faltava as bocas falarem porque,  nos seus olhos lia-se, claramente, os seus estados de alma! E, a alma… de cada um revelava, que estava iminente uma grande paixão.
Despediram-se e combinaram o encontro para o amor!

Desejosos como estavam, esse dia não tardou. Um hotel, junto ao mar, na área de Esposende, teve a honra de os acolher.
Ãvidos  de amor, o piloto/poeta e a geóloga/poetisa, finalmente sós, num leito digno de ambos!
Dionísio era um homem de estatura média, corpo atlético e alguma elegância. O seu rosto expressava melancolia e bondade.
 Marta, também de estatura média, tinha um corpo sensual, feito…de amor! Elegante, macio, acolhedor… Os seus seios eram uma “cereja no boloâ€! No seu rosto  - olhos e lábios – eram de uma atracção  irresistível. Um anjo de mulher!

Despiram-se, mutuamente. Marta, nua, fez questão de prendar o seu amado com uma dança de cerimónia… Ele, algo tímido,  seguia-lhe os graciosos movimentos, incrédulo!  Por fim, os dois corpos uniram-se como que atraídos por um poderoso campo magnético!  E ali ficaram,  durante algum tempo,  como dois metais fundidos num só.
Os seus lábios, ávidos de beijos, saciaram-se efusivamente!
Loucos de amor, confessaram a sua paixão!
E, quando a chama do amor atingiu o zénite, possuíram-se,  efusivamente!!   Tinham acabado de se assumir amantes!
Quem eram? Existem? Existiram?

Eram duas carências de Amor!                                                           
                                         FIM
Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #1 em: Janeiro 16, 2008, 21:12:17 »

Finalmente, chegou o conto por inteiro! Achava que tinhas desistido de o completar. Acho que fizeste bem em republicar a parte inicial... já fazia tanto tempo...
Um conto onde se mostra a magia da poesia! Muito bom!
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
britoribeiro
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 659
Convidados: 0



WWW
« Responder #2 em: Janeiro 21, 2008, 23:04:12 »

No tempo em que as pessoas se conhecem nas salas de "chat", com mensagens escritas em língua nenhuma, é saboroso ver que a escrita séria, a poesia, conseguiu prender dois solitários do amor. Muito bem!

Abraço
Registado

Mel de Carvalho
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1660
Convidados: 0


"abraça o conteúdo e não a forma" Saint-Exupery


WWW
« Responder #3 em: Janeiro 21, 2008, 23:13:08 »

Comento agora, caro Tino, porque já havia lido anteriormente sem comentar: O conto têm princípio, meio e fim. Nem sempre estas histórias de amor pela e nas artes, acabam desta forma. Digamos que esta teve um "happy end" como se deseja que todas as histórias de amor tenham... sejam elas despoletadas  da forma que forem. Pela poesia? Que sejam. Mas sejam! Smiley

Gostei, claro. Aguardam-se novas narrativas.
Abraço
Mel
Registado

Mel de Carvalho
www.noitedemel.blogs.sapo.pt
www.noitedemel.blogspot.com (apenas prosa)

Mais sobre mim: http://www.escritartes.com/forum/index.php?page=20
____
MT.ATENÇÃO: CÓPIAS TOTAIS OU PARCIAIS EM BLOGS OU AFINS SÓ C/AUTORIZAÇÃO EXPRESSA
Vera Silva
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 519
Convidados: 3



WWW
« Responder #4 em: Janeiro 22, 2008, 15:48:33 »

Gostei imenso de ler o conto completo e, também eu adorei ver como dois seres se uniram de uma forma que, embora um pouco estranha, nada tem a ver com chats e afins, mas antes por algo muito mais nobre: a poesia!
Quem era, se existem ou existiram... depende da imaginação de cada um!

Beijo
Registado

Vera Sousa Silva
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Maio 02, 2024, 23:01:07 ]

[Maio 02, 2024, 22:33:10 ]

[Maio 02, 2024, 22:32:40 ]

[Abril 30, 2024, 14:23:56 ]

[Abril 03, 2024, 19:27:07 ]

[Março 30, 2024, 19:58:02 ]

[Março 30, 2024, 19:40:23 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130136
Total de Tópicos: 26760
Online hoje: 687
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 606
Total: 606
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.13 segundos com 29 procedimentos.