EscritArtes
Abril 27, 2024, 23:14:16 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Joana e o presépio  (Lida 3291 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Manuela Fonseca
Membro da Casa
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 412
Convidados: 0


A poesia é uma disciplina da alma


WWW
« em: Dezembro 27, 2007, 15:13:26 »

A noite caía, lentamente, sobre a cidade acesa de mil cores. Nevava e o frio era tanto que, mesmo vestidas de pesados agasalhos, as pessoas ainda tiritavam. Numa dessas ruas da cidade, caminhava a Joana… A Joana era uma menina pobre, sem pais nem parentes desde os cinco anos de idade. Hoje, com nove anos, não tinha casa nem ninguém que tomasse conta dela. Até há poucas semanas vivera da caridade da D. Albertina, velha senhora, sua benfeitora. Mas quando esta faleceu, foi expulsa como um cão, pelo filho que sempre odiou a pobre Joana.
Desde então, passou a viver na rua, aquecendo-se em papel ressequido e dormindo em caixas de cartão, pedindo esmola aos transeuntes que, naquela noite, apressados, atravessavam a avenida, entravam e saíam das lojas ou, simplesmente, passeavam…
Ninguém lhe prestava atenção, ninguém notava como ela tremia de frio dentro do seu vestidinho, rasgado e sujo.
- Dê-me alguma coisinha para comer…
- Pede à tua mãe, pequenita. Hoje não é dia para pedir esmola! – Responderam-lhe na podridão da arrogância.
- Não tenho mãe…
A caminhante afastou-se sem a querer ouvir ou ajudar. Joana, continuou a andar cada vez mais cansada e faminta.
Era véspera de Natal! As lojas estavam cheias de pessoas, meninos como ela pela mão de suas mães que pediam brinquedos e faziam birras, porque podiam fazer no meio das luzes cintilantes, altos pinheiros de muitas cores, grandes bolas brilhantes e coisas assim, próprias do Natal…
Joana ficou estagnada em frente a uma dessas lojas. Admirou aquelas figurinhas de barro que representavam o nascimento de Jesus. A D. Albertina costumava ter, naquela época, figurinhas parecidas com aquelas e dizia-lhe sempre que era o dia do Menino Jesus. Apesar de desconhecer o significado do presépio, Joana sentia-se, fortemente, atraída por aquela figura pequenina, deitada em berço de palhas, rodeada de pai e mãe e muitas pessoas de barro, ao seu redor. E sob o piscar luminoso das luzes ela sonhou que tinha uma casa onde sempre havia uma lareira acesa, uma cama quentinha e um prato de comida, na mesa.
Meneou a cabeça, voltando à realidade e continuou a andar, ainda mais fraca, fraqueza que invadia todo o seu corpo de menina. Andavam todos demasiado atarefados, carregados de embrulhos, sorrisos apressados para repararem que, ali mesmo, ao seu lado alguém pedia um pedaço de pão. Só pão.
- Não tenho nada para te dar, pequena, vai mas é para casa!
- Não tenho casa…
Exausta e tremendo do frio que aumentava, Joana entrou numa loja da rua e sentou-se no chão alcatifado de vermelho.
- Ó menina, vai lá para fora! – Ordenou o empregado irritado, que também tinha uma filha em casa, esperando o pai chegar com presentes de Natal.
- Deixe-me estar aqui só um bocadinho, está tanto frio lá fora… – Pediu, humilde.
- Não podes ficar aqui, vou fechar a loja. Vá, vai-te embora!
Ao pisar, de novo, a neve enfrentando o gelo que se fazia sentir com maior intensidade, sentiu-se desfalecer. Com um esforço sobre-humano equilibrou-se e continuou a sua caminhada.

Nesse mesmo instante, alguém em silêncio, seguiu atentamente todos os seus passos…

Escureceu e o movimento das ruas diminuiu. As famílias recolhiam-se para festejar a Consoada ao redor do bacalhau e dos sonhos debruados a fatias douradas.
De súbito, algo lhe perturbou a visão obrigando-a a cambalear. Amparou-se ao muro da rua e olhou em seu redor. Tudo lhe pareceu estar envolto numa grande névoa que a fazia sentir-se tão leve, tão esquisita… As vozes soaram-lhe longínquas e a pouca força que lhe restara, esgotara-se após o esforço que fizera em manter-se de pé.
Uma mão quente e forte pousou no seu ombro gelado e Joana caiu inerte no chão da calçada. Uma multidão de gente vinda de todas as esquinas rodeou o corpo franzino que ali jazia.
- Quem será? De onde terá vindo? O que lhe terá acontecido?
Entre essa multidão, estava o empregado da loja que a expulsou sem dó nem piedade, apressando o passo de remorso.

No instante em que aquela mão quente e forte pousara no seu ombro, Joana sentiu uma onda de calor invadindo toda a sua alma infantil. Foi transportada para muito longe, para lá das nuvens onde nenhuma criança pedia esmola nem morria de frio.

- Quem és tu?
- Alguém que te ama muito e que sempre esteve ao teu lado até chegar a hora de te trazer…
- Para onde me levas?
- Para a tua morada!
- E nesse sítio há pão?
- Não sentirás mais necessidade, minha querida!
- Como te chamas?
- Jesus…
- Tens o mesmo nome daquele menino deitado em palhinhas! Dizes-me o que significa o Presépio?
O amigo que a transportava nos braços, sorriu ao responder:
- Sim, minha criança, vou contar-te a minha história…

Joana aconchegou-se mais naqueles braços quentes e fortes que a enlaçavam. No seu rosto redondo, ficou uma expressão de serenidade para a eternidade…

Manuela Fonseca



Registado

Manuela Fonseca

* Sim…
E de tão longe…
Talvez nos aproximemos ali
No limiar das palavras *

http://ensaios-poeticos.blogspot.com
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #1 em: Dezembro 27, 2007, 22:38:28 »

Um conto bem estruturado, dolorosamente verosímil... Que Natal o nosso...
Bjs
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
britoribeiro
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 659
Convidados: 0



WWW
« Responder #2 em: Dezembro 28, 2007, 17:36:28 »

Embora seja um conto, é tambem uma realidade. Dolorosa, cruel e mais vulgar do que imaginamos. Gostei!

Abraço
Registado

Mel de Carvalho
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1660
Convidados: 0


"abraça o conteúdo e não a forma" Saint-Exupery


WWW
« Responder #3 em: Dezembro 28, 2007, 20:11:26 »

Nelita,
a tua prosa está ao nível da tua poesia. Ambos muito, muito bons. Como já te tinha dito, gosto muito de te ler em prosa. Li ontem este conto, deixou-me triste.
Tantas são as "Joanas" a quem apenas o abraço eterno acolhe. Tantas são as "Joanas" que nascem sem um abraço p'ra vida...
Por essas e por outras, amiga, é que um dia sonhei com uma "Gôndola"... e sei, tenho hoje toda a certeza, de que, finalmente, neste mar azul do nosso Escritartes, ela, a nossa "Gôndola" vai navegar. Conto contigo, porque sei que posso contar! Beijos Nelinha
Parabéns!!!!
Registado

Mel de Carvalho
www.noitedemel.blogs.sapo.pt
www.noitedemel.blogspot.com (apenas prosa)

Mais sobre mim: http://www.escritartes.com/forum/index.php?page=20
____
MT.ATENÇÃO: CÓPIAS TOTAIS OU PARCIAIS EM BLOGS OU AFINS SÓ C/AUTORIZAÇÃO EXPRESSA
Manuela Fonseca
Membro da Casa
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 412
Convidados: 0


A poesia é uma disciplina da alma


WWW
« Responder #4 em: Dezembro 30, 2007, 15:41:07 »

Goreti, Brito, Dite e Mel: Obrigado pelos vossos comentários que tanto me incentivam.

Um Ano 2008 com muita paz e mais amor!

Beijinhos a todos***

Manuela Fonseca
Registado
João Videira Santos
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 546
Convidados: 0


pela arte, com arte!


WWW
« Responder #5 em: Janeiro 04, 2008, 15:58:57 »

Na verdade todos conhecemos esta Joana noutros corpos de menina.
Nela(s) a magia inocente de quem necessita de amor, carinho e atenção.
Aplaudo este conto.
Registado
Manuela Fonseca
Membro da Casa
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 412
Convidados: 0


A poesia é uma disciplina da alma


WWW
« Responder #6 em: Janeiro 04, 2008, 18:50:34 »

Obrigado, João, pelas suas palavras. Sim...outras Joanas, muitas Joanas andam por aí a pedir carinho...só isso...
Registado
Pedra Filosofal
Contribuinte Junior
**
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 83
Convidados: 0


O Sonho Comanda a Vida


WWW
« Responder #7 em: Janeiro 05, 2008, 18:46:31 »

 Cry bolas Manuela. Num dia leio a dor de cabeça, noutro a Joana e o presépio. Se um me fez sorrir este fez-me chorar!
Registado

"O Sonho Comanda a Vida" :-)
http://stoneartportugal.blogspot.com/
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Abril 03, 2024, 19:27:07 ]

[Março 30, 2024, 19:58:02 ]

[Março 30, 2024, 19:40:23 ]

[Março 20, 2024, 16:42:39 ]

[Março 19, 2024, 20:20:16 ]

[Março 17, 2024, 22:17:37 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]

[Março 05, 2024, 18:49:49 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130132
Total de Tópicos: 26760
Online hoje: 594
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 341
Total: 341
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.125 segundos com 29 procedimentos.