EscritArtes
Abril 28, 2024, 04:38:40 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: O Diálogo  (Lida 7240 vezes)
0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.
gdec2001
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2246
Convidados: 0



« em: Outubro 21, 2009, 12:15:14 »

          O Diálogo

Por
Geraldes de Carvalho






Quando era estudante, eu tinha uma enorme dificuldade com as línguas estrangeiras . Para alguns dos meus companheiros, aquilo era canja, como diziam.
Aí, arranjei uma teoria para me justificar. E era esta :
Saber uma língua estrangeira não era verdadeiro saber, era apenas ter um instrumento com o qual podia –ou podia não- aprender-se alguma coisa.
E tantas vezes exprimi esta ideia que acabei mesmo por acreditar nela.
Uma língua, argumentava eu, nada nos diz sobre o mundo em que vivemos, sobre quem somos ou sobre as ideias que temos .
Podemos utilizá-la para escrever um livro mas, para isso precisamos de ter o que dizer e o que dizemos com aquela língua não é a língua mas o, aquilo que com ela dizemos.
Podemos utilizá-la para ler um livro mas o que aprendemos lendo esse livro, é aquilo que está escrito e não a língua que foi usada para o escrever.
Por isso, dizia eu, se compreende bem como é que os textos usados para aprender as línguas eram tão estúpidos; do género: Eu escrevo com um lápis azul e o meu tio escreve com uma caneta amarela.
Felizmente, para mim, eu era um pouco melhor aluno da língua portuguesa.
Assim fui reparando que à medida que aprendia alguma coisa, por exemplo de física ou de geografia, eu ia incluindo as novas matérias na língua com que as falava, algumas vezes aprendendo  palavras novas ou, mais comummente, enriquecendo as velhas  com esses novos saberes.
Reparei, ainda, que os portugueses se entendem porque percebem, mais ou menos, o mesmo núcleo do significado das palavras mas que, na verdade, cada um acrescenta às palavras tudo o mais que viveu e aprendeu sobre a vida e o mundo, de maneira que não existe apenas uma língua portuguesa mas tantas e tão diversas como são diversos os nossos conhecimentos e as nossas experiências, se forem efectivamente diversos e na medida em que o sejam.
Que por isso é uma aventura ler um livro de um bom autor porque temos de adivinhar o significado de cada uma das palavras o que por vezes só se consegue à segunda ou á terceira leitura percebendo o significado de umas pelo significado das outras e aprendendo também, o significado das palavras, pelo conhecimento da vida e do mundo que o autor, com elas, nos transmite.
Que assim cada livro se multiplica pelo número dos leitores e das leituras e há mesmo quem acredite que algumas leituras podem melhora-lo
 Mas que, verdadeiramente, nenhuma leitura chega a ser exactamente a reprodução do pensamento de quem escreveu o texto
Que, muitas vezes, o nosso diálogo é como se fosse entre surdos e muito nos espantamos porque não nos entendemos sem repararmos que estamos a falar de coisas diferentes ainda que com palavras aparentemente iguais.
Que, assim, para aprendermos uma língua estrangeira – ou, mais geralmente, para entendermos o outro - temos de aprender a cultura do povo que a fala – ou do outro- porque , se apenas aprendemos o pequeno significado nuclear das palavras, seremos sempre incapazes de exprimir os nossos sentimentos, as nossa ideias e as nossas intenções nessa língua e de compreender os sentimentos , as ideias e as intenções  de quem a fala.
E entendi, assim, quase completamente – deixem-me acreditá-lo - porque é que aquele poeta. que todos nós amamos, disse que a sua pátria era a língua portuguesa.
E comecei a entender que, é verdade que Portugal está difundido por todo o mundo porque a língua portuguesa se fala por todo o mundo e quanto somos privilegiados porque, quando vos falamos, estamos a espalhar a nossa cultura e, quando vos ouvimos estamos a aprender a vossa.
Na medida em que nos entendemos.
Na medida em que nos entendamos.


Geraldes de Carvalho
Escrito para ser lido num seminário em Moçambique.
Registado

Geraldes de Carvalho
http://gdecseeufossfosse-gdec.blogspot.pt
          -este é meu blog-
anamarques
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 757
Convidados: 0



« Responder #1 em: Outubro 21, 2009, 18:05:22 »

Concordo plenamente ( penso eu...). As palavras não são meros veículos de conhecimento mas também são objectos alvo de estudo e conhecimento. E partilhar a língua portuguesa com várias culturas é partilhar algo muito íntimo de cada povo que faz criar laços muito apertados. E isso é muito bom.
Abraço.
Registado
Dionísio Dinis
Moderador Global
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 9797
Convidados: 0



WWW
« Responder #2 em: Outubro 21, 2009, 18:33:37 »

Uma lição assaz completa sobre o entendimento das pessoas.Na língua, e para além dela.Os meus aplausos.

Abraço fraterno
Registado

Pensar amar-te, é ter o acto na palavra e o coração no corpo inteiro.
http://www.escritartes.com/forum/index.php
gdec2001
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2246
Convidados: 0



« Responder #3 em: Outubro 22, 2009, 20:29:53 »

Agradeço-vos muito, Anamarques e Dionísio , meus amigos.
Geraldes de Carvalho
Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #4 em: Dezembro 05, 2009, 15:41:02 »

Na medida em que dialogamos.
Bj
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
gdec2001
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2246
Convidados: 0



« Responder #5 em: Dezembro 12, 2009, 01:12:00 »

Sim, Goreti Na medida em que dialoguemos .
Abraço
Geraldes de Carvalho
Registado
Vanda Paz
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1258
Convidados: 0



WWW
« Responder #6 em: Dezembro 15, 2009, 18:28:55 »

Gostei muito de ler este texto

Beijo
Registado

Vanda Paz
gdec2001
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2246
Convidados: 0



« Responder #7 em: Dezembro 18, 2009, 18:47:40 »

Agradecido, Vanda ,minha fiel leitora.
Geraldes de Carvalho
Registado
Guacira
Membro da Casa
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 481
Convidados: 0


« Responder #8 em: Dezembro 26, 2009, 21:40:44 »

Olá, Geraldes,
gostei imensamente da sua compreensão de algumas questões aqui postas, com destaque para esta: "...cada livro se multiplica pelo número dos leitores e das leituras..."
Acho muito interessante, porque cada leitor lê uma obra tentando, curiosamente, saber o que o autor quis dizer, mas sua interpretação está sempre impregnada das próprias referências, da intima visão de mundo e coisas assim...dessa forma, cada livro se multiplica por tantos quantas tenham sido as leituras que dele se fizeram...
A língua é, tão somente, uma forma de representar o que nos acontece no cérebro, uma vez que não lhe temos acesso direto.
Um abraço fraterno.
Registado
gdec2001
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2246
Convidados: 0



« Responder #9 em: Janeiro 04, 2010, 00:19:16 »

Muito grato pela sua atenta leitura, cara Guacira
abraço
Geraldes de Carvalho
Registado
poesiadeneno
Membro da Casa
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 436
Convidados: 0


« Responder #10 em: Janeiro 22, 2010, 20:25:24 »

G. de Carvalho,

Um texto com forte pendor didáctico.
Para ler e reflectir.



Um abraço
Registado
gdec2001
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2246
Convidados: 0



« Responder #11 em: Fevereiro 05, 2010, 02:11:48 »

Muito agradecido amigo deneno
Geraldes de Carvalho
Registado
margarida
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 827
Convidados: 0



« Responder #12 em: Fevereiro 05, 2010, 07:36:32 »

Tinha-me escapado este texto. Didáctico, sem dúvida. Mas uma óptima dissertação sobre o valor das palavras. :fixe:
Registado
gdec2001
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2246
Convidados: 0



« Responder #13 em: Março 19, 2010, 18:18:36 »

Muito agradecido ,cara Margarida .
Um abraço
Geraldes de Carvalho
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Abril 03, 2024, 19:27:07 ]

[Março 30, 2024, 19:58:02 ]

[Março 30, 2024, 19:40:23 ]

[Março 20, 2024, 16:42:39 ]

[Março 19, 2024, 20:20:16 ]

[Março 17, 2024, 22:17:37 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]

[Março 05, 2024, 18:49:49 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130132
Total de Tópicos: 26760
Online hoje: 356
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 352
Total: 352
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.132 segundos com 29 procedimentos.