EscritArtes
Abril 29, 2024, 08:59:22 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Sermão do senhor Passos aos simples  (Lida 6742 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Nação Valente
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 1268
Convidados: 0


outono


« em: Agosto 10, 2012, 09:00:40 »

Texto imaginado a partir do cartoon de João Fazenda na revista Visão. (em anexo)
 
 
 
Vós sois os meus ouvintes preferidos: não falais, não ouvis, não sentis fome, nem sede, não olfactais o cheiro discreto do dinheiro, não vedes o opróbrio as injustiças a sacanagem a exploração. Em verdade gosto de vocês pois sois verdadeiramente simples. A vós que não tendes os defeitos dos homens, que ouvis sem ouvir, digo-vos que menti com quantos dentes tenho e são muitos, para chegar a esta função. E se pudésseis falar que não podeis o que me permite falar por vós, perguntar-me-íeis: mas é ético e correcto subir na vida enganando o semelhante? E eu digo-vos, mesmo que não ouvis, que nunca enganei o meu semelhante, pois na vida todos somos aparentemente semelhantes mas alguns são mais semelhantes que outros. Os que de facto enganei foram os, digamos, menos semelhantes, os eternos crédulos, os que se perdem nos cantos das sereias, os que deram, dão e darão sempre para o mesmo peditório. Porque, em verdade, é assim o mundo e não fui eu que o fiz. Acreditai!
 
Vós sois simples e felizes. Viveis num mundo de faz de conta. Tendes boca mas não comeis. Isso é bom, muito bom, porque nunca podeis sentir um murro no estômago como aquele que a Moody`s nos deu, mais naqueles estômagos que estavam vazios, quando nos chamou de lixo. Sorte de vós que não tendes estômago, problema daqueles que o têm. E mais uma vez vos digo, que não fui eu que os fiz assim, com boca e estômago. Melhor fora que como vós não o tivessem. Melhor fora que tivessem apenas braços e pernas. E se vós que tendes boca mas não falais, como deve ser, pudésseis falar certamente me perguntaríeis se também poderiam viver sem cérebro. Não só poderiam como seria de todo conveniente. Vós não conseguis imaginar, pois nunca tivestes imaginação, o que se poupava no ensino. Até se podia implodir o Ministério da Educação como era vontade do ministro no tempo em que estava na oposição. Nem precisaria agora de estar a mandar esses tipos, que se querem manter como professores, para o mercado de língua portuguesa. E depois para que serve o conhecimento à plebe? É só para complicar. Os eleitos da sociedade não precisam dele para nada. Até tenho um ministro quem sem pôr o pé numa Universidade é licenciado. Acreditai!
 
Vós sois simples; mais que simples sois simplórios. Ainda não podeis votar, mas se pudésseis, certamente votaríeis em mim como outros tansos o fizeram e espantai-vos! continuam dispostos a fazê-lo. E isto mesmo depois de lhes cortar os subsídios de férias. Ainda há para aí uns ignorantes que teimam em protestar. Ignorantes porquê? Eu digo-vos: ignorantes, ingratos e piegas. Vede que nem percebem que os estou a aliviar de vícios que nunca deviam ter adquirido. "Às vezes parece que gostam de sarna para se coçar". Não querem se exigentes e choram lágrimas de crocodilo. " Nós nunca seremos piegas, nem nunca teremos pena desses coitadinhos". A nossa missão é fazê-los sofrer. No sofrimento está a salvação. Acreditai! 
 
Vós que sois simples, ingénuos, patetas alegres, pobres de espírito, estais no bom caminho. Apoiais-me sem reservas. E aqueles que pensam que eu governo para ganhar eleições estão enganados. "Que se lixem as eleições". Se as houver logo se vê. Perguntai, perguntai? Quereis saber se as eleições não são um desiderato constitucional num Estado de Direito? Ouvi esse santo profeta de nome Medina Carreira: Estado de Direito e Constituição não enchem barriga. E os parolos que fazem andar a engrenagem ainda a têm. E não fui eu que os fiz assim. Tenho é de salvar Portugal e quando acontecer "Todas as dificuldades por que passámos servirão para alguma coisa quando mantivermos boa consciência do que se passa à nossa volta, quando não nos comportarmos como baratas tontas e soubermos bem para onde ir". Vós que sois simples não sabeis, mas eu sei muito bem o que quero e para onde vou. E a vós que sois bonecos e me ouvis (ou não) em silêncio digo que o rumo está traçado: vou salvar-vos, quer queireis quer não. Acreditai!

MG
Ficheiros Anexos Miniatura(s):
Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #1 em: Agosto 10, 2012, 19:00:12 »

Por mim, acredito é que terão que ser as mães (que não as de Bragança) a salvarem o País. Sim, essas que tendo-se sacrificado para criar e educar os seus filhos de forma superior (não necessariamente com curso superior, mas também) vêem agora o Governo roubar-lhe a prole. Sim, porque outra coisa não estão a fazer quando no-los empurram para o estrangeiro deixando-nos sozinhas neste miserável País! Ficamos mais roubadas, mais depauperadas, do que ficámos quando nos roubaram os subsídios!
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
Alice Santos
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1142
Convidados: 0


De mãos dadas pela poesia.


« Responder #2 em: Agosto 10, 2012, 20:01:59 »

Muito interessante.
Eu também quero acreditar que vem aí um salvador. Alguém que ponha tudo em ordem.
... mas não me parece...
 Angry
Registado
carlossoares
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2782
Convidados: 0



WWW
« Responder #3 em: Agosto 10, 2012, 22:39:25 »


Muito interessante e muito contundente, visceral.
Não estamos livres...
Não estamos livres de levar com um Sócrates
ou um Coelho.
Patuscos delirantes.
Idiotas emproados.
Tristes figurantes que açulam
os cães aos agrilhoados.
Viva a liberdade! Que faz tanta falta!
A crise ainda mal se anunciou.
Acreditai. É um simples, um simplório, que o diz por burrice.
O problema, vistas as coisas, não é um problema de dinheiro.
Antes fosse.
Registado

Carlos Ricardo Soares
Nação Valente
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 1268
Convidados: 0


outono


« Responder #4 em: Agosto 14, 2012, 20:31:37 »

Acreditai, todas as mães devem  seguir o exemplo dessas abnegadas heroínas, mães de Bragança, que salvaram os maridos e pais desse inferno do "bataclã" para bem dos bons costumes e futuro dos filhos. E estas não devem acreditar em salvadores porque a salvação não é um problema de dinheiro é um problema de falta de inteligência. (burrice)
Agradeço-vos com toda a sinceridade os interessantes contributos. Acreditai!
Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #5 em: Agosto 15, 2012, 10:50:27 »

Bataclã é eufemismo para a situação do País! São precisas mães mais rijas.
Registado
Caucasiana
Membro
***
Offline Offline

Mensagens: 130
Convidados: 0


« Responder #6 em: Agosto 15, 2012, 17:50:54 »

Ainda não sou mãe, mas para lá caminho. Subscrevo!
Registado
Leonor Telles
Membro
***
Offline Offline

Mensagens: 114
Convidados: 0


« Responder #7 em: Agosto 15, 2012, 18:08:48 »

Também eu estou cansada de idiotas! Grande texto :fixe:
Registado
Alfredo D
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 585
Convidados: 0



« Responder #8 em: Agosto 15, 2012, 19:00:57 »

De cá de cima, quantas baratas tontas de carreirinho!
Registado
Nação Valente
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 1268
Convidados: 0


outono


« Responder #9 em: Agosto 18, 2012, 12:11:38 »

Mais palavras para quê? Obrigado a todos pela leitura e comentários.
Registado
Dionísio Dinis
Moderador Global
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 9797
Convidados: 0



WWW
« Responder #10 em: Agosto 18, 2012, 19:49:39 »

O "sermante" tem rasgos de ilusionista, mas o escriba tem talento de artista.Voto no artista cá da casa.
Registado

Pensar amar-te, é ter o acto na palavra e o coração no corpo inteiro.
http://www.escritartes.com/forum/index.php
Nação Valente
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 1268
Convidados: 0


outono


« Responder #11 em: Agosto 19, 2012, 10:45:58 »

Com tamanho elogio fico sem palavras. Obrigado.
Registado
josé antonio
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5837
Convidados: 0


escrever é um acto de partilha


« Responder #12 em: Agosto 19, 2012, 15:00:22 »


Este país tem o governo que a mediocridade, cinismo e egoismo pediram!
Contra isso, só resta a revolta, nem sempre, felizmente resignada dos que têm inteligência inteletual e social.
Nestas duas últimas suas semanas encheram-se-me os olhos de brutos jipes topo de gama, cabriolets...
E não sei porquê mas todos os seus donos me pareceram pertencer a outro país que não este em que estamos a viver, não fosse a realidade das matrículas.
Ou se calhar já nem essas provam seja o que for...
Se Deus existe poderia estar mais atento... Obgdo.

Texto como sempre acutilante e infelizmente totalmente actual e real...

Abraço
JA   
Registado
Nação Valente
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 1268
Convidados: 0


outono


« Responder #13 em: Agosto 22, 2012, 13:45:20 »

Obrigado JA pela leitura e pelo oportuno comentário.

Abraço
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Abril 03, 2024, 19:27:07 ]

[Março 30, 2024, 19:58:02 ]

[Março 30, 2024, 19:40:23 ]

[Março 20, 2024, 16:42:39 ]

[Março 19, 2024, 20:20:16 ]

[Março 17, 2024, 22:17:37 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]

[Março 05, 2024, 18:49:49 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130132
Total de Tópicos: 26760
Online hoje: 520
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 453
Total: 453
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.136 segundos com 29 procedimentos.