EscritArtes
Abril 29, 2024, 13:51:56 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Pobre São José... (Guacira Maciel)  (Lida 1650 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Guacira
Membro da Casa
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 481
Convidados: 0


« em: Agosto 09, 2008, 12:06:09 »

               Do lado paterno descendo de conhecida família da Chapada Diamantina. José, meu pai não ao acaso, o mais positivo referencial masculino na minha vida como mulher, foi filho único de um segundo casamento do meu avô, que adiou um pouco realização do sonho de constituir uma família, em função da determinação de tornar-se um homem rico.
                Nada sei a respeito do seu primeiro casamento, além do fato de não ter tido filhos, seu grande sonho, como também não sei se enviuvou ou separou-se da primeira mulher. Já avançado em anos, contraiu segundas núpcias; engraçado, que quando se fala de um primeiro casamento, diz-se: fulano casou-se. Porém, quando se trata do segundo casamento em diante, diz-se: contraiu; como se fosse um vírus de moléstia contagiosa, difícil de a gente se livrar. Será que casar uma primeira vez pressupõe algo assim, como ser inoculado por esse vírus, que deixa a pessoa com uma tendência a casar sempre que fica só, como se estivesse contaminado inexoravelmente?
               O fato é que meus futuros avós casaram-se e, como ele era muito prático, o fez com separação de bens por causa da diferença de idade e porque ela também era rica por herança. Ele queria, nem que fosse apenas um filho e sua esperança se renovou; esse era o único desejo que a fortuna que conseguira com trabalho duro, a força de vontade e a disciplina, não foram capazes de realizar, e precisava desesperadamente da parceria daquela bonita, jovem e forte mestiça de índio com português.
               Após algumas tentativas abortadas e promessa a tudo quanto foi santo, a cegonha anunciou sua chegada e fizeram as contas:
___ A criança vai nacê no mês de S.José, disse a parteira da confiança da família.
___ A criança, não! Falou zangado futuro papai. O menino macho, e ele vai sê dotô, nem qui eu tenha qui comprá a carta pra ele; dinheiro num vai faltá!
___ Home, meu marido, deixa de reclamá! Agradece a Deus eu podê pari e vamo mas é rezá pro menino, ou menina, vingá mesmo, retrucou sua mulher. Onde já se viu tanta insigênça, ninguém é dono do destino nessa vida!
____Tá bom mulhé, fica calma, vocês vão vê o qui tô dizendo. Agora, cuida de comer muito, pra ele nacê grande, porque vai vingá e sê consagrado a S.José, e enquanto nois e ele vivê, vai se rezá o Ofício pra agradecê, respondeu ele. E tem mais: ele vai sê Imperadô do Divino!
Sobrou pra todo mundo, até pra mim que não prometi nada.
               Essa conversa aconteceu lá pra agosto, mas ele já começou a bajular o santo a partir daí. Chamou a empregada, de anos, e disse:
____Maria, arranja um altá bem bonito na capela, só pra S.José!
Depois saiu e trouxe uma bela imagem que já pertencia à família e que chegou com grande honraria ao lugar que ocuparia por muitos e muitos anos naquela sala. E toda vez que passava em frente àquela porta dava uma piscadela pro santo, com todo respeito, morto de medo que ele decidisse não ajudá-lo.
               Porém, na sua placidez de pai de família, não é que S. José ajudou mesmo e a gravidez foi adiante? O danado do velho, por via das dúvidas, contratou especiais serviços do Dr. Felício, providenciando muita cachaça, porque quanto mais bêbado, melhor o médico trabalhava.
___Dotô, quero que todo dia o sinhô vá vê minha mulhé lá pras onze hora, depois de uma cachacinha, porque não quero que nada dê errado, viu?
___Está bem, está bem, eu vou, homem!  pode ficar sossegado, que sua esposa está em boas mãos.
___Ah... eu acho bom mesmo; pra isso lhe pago bem e ainda lhe encho o rabo de cachaça!
               Muitos anos mais tarde, o formidável rebento – meu pai –contou-nos em um dos seus momentos de “colhuda”, como diziam meus irmãos, que um dia o doutor, que ele já alcançara muito velho, mas ainda se encharcando, estava numa roda de amigos no bar e viu um trabalhador braçal descarregando um caminhão, com grande peso sobre a cabeça, e disse, já bêbado: meu filho, venha cá! Não tire de uma vez esse peso da cabeça, porque você morre!.. o mastodonte, junto com a platéia, deu uma estrondosa gargalhada e jogou todo o peso que carregava,ao chão de uma só vez , caindo morto imediatamente. Foi um Deus nos acuda e o doutor, feliz por ter sua competência comprovada mais uma vez, disse: eu avisei, eu avisei...e foi embora cambaleando.
               Voltando à história de S.José, lembro-me de sempre ter ouvido dizer que meu pai e meu avô morriam de medo de não cumprirem, por algum impedimento aleatório à sua vontade, o que haviam prometido ao santo e ele resolvesse retirar sua proteção, por vingança, e também ouvia minha mãe dizer, quando se aborrecia com meu pai:
__Este ano eu não rezo o Ofício, você vai ver!
Pronto! Era o mesmo que decretar sua sentença de morte. Ele dizia, arregalando os olhos azuis:
___Pelo amor de Deus, não brinque com isso! Faça qualquer coisa comigo, mas rezar o Ofício é sagrado; é minha vida! E ela ria, dizendo que ia pensar no caso dele.
               Na verdade, essa devoção compulsória durou toda a vida dele e parou por aí. Hoje, a imagem do santo, para mim uma maravilhosa obra de arte do século XIX, que foi doada em vida a meu filho, Fábio, primeiro neto e muito amado, protege graciosamente (nada lhe prometi) minha casa e, a julgar pelo eterno e plácido sorriso, aliviado por não mais ser pivô de contendas familiares.

(Esta história continua...)

« Última modificação: Agosto 09, 2008, 12:27:17 por Guacira » Registado
Dionísio Dinis
Moderador Global
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 9797
Convidados: 0



WWW
« Responder #1 em: Agosto 09, 2008, 12:44:51 »

O conteúdo desta "estória" prende-nos a atenção, lembram-nos memórias da nossa própria existência mas, acima de tudo, o que ressalta deste texto, é a forma consistente  e bem trabalhada de como deve ser a escrita que se preza.Sinceros parabéns.
Registado

Pensar amar-te, é ter o acto na palavra e o coração no corpo inteiro.
http://www.escritartes.com/forum/index.php
damasco
Membro da Casa
****
Offline Offline

Mensagens: 438
Convidados: 0


Frase é uma palavra. Palavra não é uma frase.


« Responder #2 em: Agosto 09, 2008, 14:20:40 »

Continue a história, pois então! Fiquei agarrado à leitura. É muito bom de ler. Quero mais.
Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #3 em: Agosto 09, 2008, 16:36:31 »

Pelo sim, pelo não, acarinhe o São José!
Um belo conto, cheio de ritmo e originalidade!
Bj
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
Guacira
Membro da Casa
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 481
Convidados: 0


« Responder #4 em: Agosto 09, 2008, 18:04:54 »

Obrigada a vocês, pelos comentários...
Na verdade, Dinis, esta é, mesmo, uma história verídica da grande e interessantíssima aventura que foi a vida de meus pais...Numa terra sem lei, no início do século XIX, (algo parecido com o velho oeste americano, dos filmes da época de  Roy Rogers - risos...).
Um beijo aos três.
Guacira.

Goreti, pena que não sou uma devota...mas eu cuido bem dele(nunca se sabe...).
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Abril 03, 2024, 19:27:07 ]

[Março 30, 2024, 19:58:02 ]

[Março 30, 2024, 19:40:23 ]

[Março 20, 2024, 16:42:39 ]

[Março 19, 2024, 20:20:16 ]

[Março 17, 2024, 22:17:37 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]

[Março 05, 2024, 18:49:49 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130132
Total de Tópicos: 26760
Online hoje: 520
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 435
Total: 435
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.116 segundos com 30 procedimentos.