EscritArtes
Abril 28, 2024, 07:07:19 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1] 2   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: A rapariga do autocarro.  (Lida 7030 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Tim_booth
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 698
Convidados: 1


Queria escrever à velocidade com que penso.


WWW
« em: Agosto 28, 2008, 23:52:38 »

Não conseguia desviar o olhar dela. Era óbvio para todos os outros passageiros do autocarro que pousassem os olhos nele por mais do que um segundo. Ela já se tinha apercebido também, mas fingia que não tinha reparado.

Ele questionava-se quem seria aquela cara recorrente que todos os dias já vinha no autocarro das 8h45 quando ele apanhava e que saía duas paragens antes da dele. A princípio não tinha reparado nela, mas algumas semanas depois, uma cara destacava-se das outras duas ou três que via practicamente todos os dias àquela altura. Não pela sua beleza inegável. Não pela sua voz, que em raras ocasiões tivera a oportunidade de ouvir. Na verdade não sabia bem porquê. E se calhar era isso que o deixava mais empolgado com a sua companheira de viagem.

Ela já sabia que ele a observava há bastante tempo. Achava piada. Ele não parecia propriamente alguem que lhe pudesse fazer mal, por isso não tinha medo nem se sentia incomodada. De certa maneira, também ele tinha um certo interesse. Ela reparava que, às vezes, ele olhava para os outros passageiros com um olhar intrigado, apesar de aos olhos dela serem pessoas completamente normais, e podia jurar que via no reflexo dos olhos dele as histórias que provavelmente estava a imaginar.

Ultimamente ele sentia-se tentado a falar com ela. Não perdia nada. A não ser, é claro, que assim que encetassem uma conversa ela perdesse toda a magia para ele e caísse do pedestal onde estava tão cuidadosamente instalada. E ele não queria isso. Gostava de passar o dia a pensar na rapariga do autocarro, a imaginar histórias sobre ela, a construir-lhe uma vida.

Certo dia de sol e calor, um daqueles em que ele não conseguia impedir que o seu olhar se desviasse por breves instantes para o ligeiro decote dela, ao sair do autocarro, quase que deixava o seu queixo cair quando sentiu o piscar de olho que ela lhe lançou. Refez-se do choque ainda a tempo de esboçar o sorriso que já foi capaz de derreter tantas raparigas. Ela corou levemente e seguiu o seu caminho.

Durante algumas semanas aquele ritual continuou. Por vezes era ela que lhe piscava o olho ao sair, por outras era ele quem lhe lançava o caloroso sorriso quando ela se levantava. E a cada dia que isto acontecia a mente dele voava e criava cada vez mais histórias à volta dela. Era como se se conhecessem toda a vida. Ele imaginava tanto que agora sabia tudo sobre ela.

Um dia, quase na paragem em que saía, ela decidiu dar seguimento aquele flirt que já levava meses. Disse:

- Sónia. O meu nome é Sónia.

Ele riu-se ligeiramente, olhando para baixo como quem se sente surpreendido por si próprio. Levantou então o olhar, naquele estilo à George Clooney, sorriu o mesmo sorriso que lhe oferecia todos os dias e respondeu:

- Eu sei.
Registado

Alice Duarte
Membro
***
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 174
Convidados: 0



WWW
« Responder #1 em: Agosto 29, 2008, 09:54:14 »

Meses, Tim, meses? Ah, gosto desse namoro à moda antiga! Uma forma de prolongar a expectativa pelo menos...  Smiley

Gostei muito de ler o teu conto. Tens claramente a vocação da escrita.

Abraço
Registado
britoribeiro
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 659
Convidados: 0



WWW
« Responder #2 em: Agosto 29, 2008, 11:18:00 »

Acho que isso acontece com todos os que utilizam transportes públicos. Conhecer pessoas que fazem os mesmos trajectos durante meses ou anos e nunca trocarem uma palavra ou partilharem uma conversa.

Abraço
Registado

Vóny Ferreira
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 2533
Convidados: 0


VÓNY FERREIRA pseudónimo literário de Mª. Ivone Fe


WWW
« Responder #3 em: Agosto 29, 2008, 13:02:58 »

Segui a narrativa do seu conto
com redobrado interesse, e fiquei
impressionada com a forma clara
e interessante como fala do quotidiano.
Os meus parabéns!
Vóny Ferreira
Registado

De todos os nomes
que me chamares
um eu saberei
que é meu...

- MULHER!

(Vóny Ferreira)
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #4 em: Agosto 29, 2008, 17:37:48 »

Um interesse crescente, um amor nascente... sei lá...
Um conto de linguagem viva, um ritmo de narração adequado. Gostei!
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
Tim_booth
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 698
Convidados: 1


Queria escrever à velocidade com que penso.


WWW
« Responder #5 em: Agosto 29, 2008, 21:10:04 »

Obrigado a todos pelos comentários.

Quando todos os dias andava de transportes públicos esta era uma daquelas coisas que queria que me acontecesse, encontrar alguém com quem partilhar o caminho num flirt descomprometido e ligeiro, ou, pelo menos, uma pessoa interessante com quem conversar.

Cheers
Registado
Laura
Visitante
« Responder #6 em: Agosto 29, 2008, 21:12:33 »

E como é que ele sabia o nome dela, tim-booth?
Registado
Tim_booth
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 698
Convidados: 1


Queria escrever à velocidade com que penso.


WWW
« Responder #7 em: Agosto 29, 2008, 21:16:46 »

Durante tantos meses no autocarro, o rapaz imaginou-lhe uma história: o trabalho, a vida até então, os amigos, o que gostava de fazer, e, também, o nome. Ele acertou no nome verdadeiro para demonstrar a capacidade dele de observar bem dentro dos olhos dele.
Registado
Mel de Carvalho
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1660
Convidados: 0


"abraça o conteúdo e não a forma" Saint-Exupery


WWW
« Responder #8 em: Agosto 29, 2008, 21:24:26 »

Gosto sinceramente de o ler. Gosto da forma como organiza a sua escrita, como "questiona" a realidade e desenha o sonho.

Fraterno abraço
Mel
Registado

Mel de Carvalho
www.noitedemel.blogs.sapo.pt
www.noitedemel.blogspot.com (apenas prosa)

Mais sobre mim: http://www.escritartes.com/forum/index.php?page=20
____
MT.ATENÇÃO: CÓPIAS TOTAIS OU PARCIAIS EM BLOGS OU AFINS SÓ C/AUTORIZAÇÃO EXPRESSA
Laura
Visitante
« Responder #9 em: Agosto 29, 2008, 21:26:57 »

Fantástico, tim!
Registado
Tim_booth
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 698
Convidados: 1


Queria escrever à velocidade com que penso.


WWW
« Responder #10 em: Agosto 29, 2008, 21:29:46 »

Muitíssimo obrigado Mel, escrever é aquilo que eu gosto realmente Wink melhora muito quando sabemos que gostam daquilo que se escreve.

Cheers
Registado
Mel de Carvalho
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1660
Convidados: 0


"abraça o conteúdo e não a forma" Saint-Exupery


WWW
« Responder #11 em: Agosto 29, 2008, 21:35:30 »

Olhe, Tim, ando numa de contar mil coisas... pois bem, durante "mil anos" guardei tudo o que escrevia, secretamente. tinha literalmente vergonha. (pode rir). um dia, numa máquina de triturar papel, triturei 2 anos de escrita. apaguei tudo no computador.
depois voltei... abri blogs (a forma de tomar conta de mim, ou seja, obrigar-me a não fugir...). dai até aqui, o caminho nem sempre foi fácil, mas sobrevivi, em especial porque encontrei gente que me incentivou a continuar. a quem sou imensamente grata. é bom saber que nos lêem, sim.

Siga em frente. "O caminho faz-se caminhando".
Registado
Tim_booth
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 698
Convidados: 1


Queria escrever à velocidade com que penso.


WWW
« Responder #12 em: Agosto 29, 2008, 21:52:20 »

Já que está numa de contar Mel, eu acompanho-a...

Não sei se já deu para perceber mas sou rapaz novo ainda. Durante cinco anos a informática foi a minha vida. Três no ensino secundário mais dois no superior. Durante os últimos dois, acrescentei ao curso superior o trabalho como programador informático. Até ao dia em que disse para mim, Não vou conseguir ser feliz se fizer isto o resto da minha vida. Nesse dia resolvi deixar o curso de Informática e voltar-me para a minha paixão de sempre, a escrita. Candidatei-me ao curso de Línguas e Literaturas (aguardo notícias em Setembro), dediquei mais tempo para ler e escrever e sinto-me muito melhor. É como diz Mel, "O caminho faz-se caminhando" quando senti que o meu estava errado voltei atrás e tomei outro caminho na encruzilhada. Agora sei que estou num caminho que me vai levar bem mais feliz!

Cheers
Registado
Tim_booth
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 698
Convidados: 1


Queria escrever à velocidade com que penso.


WWW
« Responder #13 em: Agosto 29, 2008, 22:00:04 »

Muito obrigado Dite.

Mesmo que não tivesse, certamente arranjaria um espaço para mim neste mundo que gostasse Wink
Registado
Laura
Visitante
« Responder #14 em: Agosto 29, 2008, 22:05:23 »

Citar
Já que está numa de contar Mel, eu acompanho-a...

Não sei se já deu para perceber mas sou rapaz novo ainda. Durante cinco anos a informática foi a minha vida. Três no ensino secundário mais dois no superior. Durante os últimos dois, acrescentei ao curso superior o trabalho como programador informático. Até ao dia em que disse para mim, Não vou conseguir ser feliz se fizer isto o resto da minha vida. Nesse dia resolvi deixar o curso de Informática e voltar-me para a minha paixão de sempre, a escrita. Candidatei-me ao curso de Línguas e Literaturas (aguardo notícias em Setembro), dediquei mais tempo para ler e escrever e sinto-me muito melhor. É como diz Mel, "O caminho faz-se caminhando" quando senti que o meu estava errado voltei atrás e tomei outro caminho na encruzilhada. Agora sei que estou num caminho que me vai levar bem mais feliz!

Não sou a Mel, mas dá para perceber, tim. Acredito com toda a força que devemos seguir o caminho que nos faz feliz... e quanto mais novos começarmos, melhor. Pode ser agreste, selvagem, difícil, pode levar-nos a tropeçar, cair... não interessa. Deixo aqui uma das minhas citações preferidas (e desculpem estar em inglês, mas não sei espanhol):

"A path is only a path, and there is no affront, to oneself or to others, in dropping it if that is what your heart tells you. Look at every path closely and deliberately. Try it as many times as you think necessary. Then ask yourself alone, one question: Does this path have a heart? If it does, the path is good, if it doesn't it is of no use."
Carlos Castañeda

Registado
Páginas: [1] 2   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Abril 03, 2024, 19:27:07 ]

[Março 30, 2024, 19:58:02 ]

[Março 30, 2024, 19:40:23 ]

[Março 20, 2024, 16:42:39 ]

[Março 19, 2024, 20:20:16 ]

[Março 17, 2024, 22:17:37 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]

[Março 05, 2024, 18:49:49 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130132
Total de Tópicos: 26760
Online hoje: 367
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 367
Total: 367
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.123 segundos com 29 procedimentos.