EscritArtes
Maio 17, 2024, 17:16:22 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: SOBRE CULTURAS: IRAQUIANA, BRASILEIRA, NORTE AMERICANA E OUTRAS  (Lida 4226 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Marília
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 1097
Convidados: 0



« em: Outubro 31, 2007, 08:30:59 »

SOBRE CULTURAS IRAQUIANAS, BRASILEIRAS, NORTE-AMERICANAS E OUTRAS
Marília L. Paixão

Muitos iraquianos estão se refugiando no Brasil. O governo se compromete em alojá-los e arrumar trabalho, garantir que possam reconstruir a vida em segurança. Essas pessoas mudam de países, mas não de cultura. Breve elas estarão diante nosso carnaval e breve talvez encontraremos uma mulher usando bastante roupa. Uma burqa! Isso caso o marido permita que ela saia de casa... que suas crianças freqüentem escola... Mas é o mundo se movendo. Talvez chegue o dia em que ela vá à praia de maiô ou biquíni. A evolução acontece. Chega para todos. Uns precisam de mais tempo que outros. Ainda assim neste século XXI nosso ainda tem pessoas que acham um horror à festa do Halloween. Como se Halloween não pudesse ser uma festa nossa. Fico pensando no que fazem essas pessoas com esses pensamentos tão ríspidos. Será que elas nunca estiveram além fronteiras?  Será que fazem parte daqueles grupos que dizem: “Nem conheço o Brasil direito, para quê conhecer o exterior?†Já tem pessoas que conhecem tantos exteriores e possuem lá suas preferências. Mas é preciso conhecer algum exterior para termos um interior belo e livre de preconceitos? Há pessoas que viajam pelo mundo inteiro disseminando ódio e rancores. Acabam colocando bombas em metrôs, em discotecas, ônibus, aeroportos e prédios cheio de trabalhadores. São os já famosos terroristas. Há os de menores portes que jogam bombas em Mac Donalds. Estes devem ser os aspirantes a terroristas. Mas como dizia uma música: O Brasil não conhece o Brasil. Às vezes algumas pessoas sequer conhecem bem a própria cabeça e deixam-se levar por uma fala ou outra de um bom palestrante. Tem pessoas que possuem o dom da fala. São desinibidas. Podem até virar padre, pastor, político, líder de gangue, escolas, diretório acadêmico ou o que for... Mas não quer dizer que estão livres de preconceitos. Há pessoas assim que viram até um Hugo Chaves. Sempre que ouço alguém com sintomas de antiamericanismo fico com um pé atrás. Nunca espero coisa boa. O mundo é aqui e em todo lugar. Não adianta correr do primeiro mundo se tudo que queremos é sê-lo. Se há tanta injustiça social e desigualdade a solução não seria todos terem o mesmo tanto? O mesmo tanto também de tolerância, de amizade e amor? Quanto à cultura brasileira que risco ela corre? Nenhum! Nenhuma cultura verdadeira corre risco. Se ela existe não há o que temer. Ela se mostrará enfraquecida se não respeitar a do outro e o direito do nosso irmão ao lado ir à festa que ele quiser. Ou vão me dizer que o governo brasileiro impôs aos novos iraquianos que estamos hospedando que eles pulassem carnaval e que mudassem sua doutrina religiosa? Claro que não! Portanto que direito temos de podar nossas crianças de brincarem de halloween? Ou de querer saber mais coisas sobre qualquer outra cultura? Parece meio Punk pensar em proibir coisas tão simples. Parece até meio White Power. Parece coisa de Skinhead... Chego a pensar que temos muitas pessoas com uma mentalidade de careca do subúrbio. Uma cultura não anula a outra. E uma boa cultura não tem medo de abraçar outras. Tudo que é bom merece ser compartilhado. Inclusive para quem gosta das festas de halloween um traje oriental, uma burqa seria uma boa pedida. E quem quiser que vá de Saci Pererê. O importante é o direito de ir.  Vale ressaltar que o dia do folclore é 22 de agosto. Dia do Halloween sempre foi 31 de outubro. Quando pensaram em copiar a data do Hallowen para comemorarem o saci já foi um pensamento pobre sem originalidade nenhuma. Quem acaba ficando no prejuízo são os pobrezinhos da escola pública. Pobre não tem mesmo vez! Quem nunca ouviu essa expressão? Os criadores dessa data do saci no dia do halloween tiveram a intenção de combatê-lo. Vão acabar desenhando sacis jogando bombinhas em bruxinhas. Que medo! Caso o pensamento dessas pessoas piore vão afetar mais as classes mais pobres. O povo menos informado acredita em qualquer coisa que qualquer pessoa que pega um microfone fala. E assim vão se desenvolvendo as gangues preconceituosas e malignas para toda uma sociedade. Às vezes uma gangue nova surge assim de uma mente preconceituosa qualquer. Se um saci pererê pode nos fazer bem, uma bruxinha de halloween pode também! Há pensamentos que apenas as pessoas que possuem o coração cheio de coisas boas conseguem ter. Essas pessoas mesmo sem tirar o pé da pátria atravessam fronteiras com o coração aberto mundialmente. Faz tempo aprenderam que amar o próximo é muito mais amplo que só até o vizinho. Não vão querer atirar pedra na esposa do iraquiano se ela for vista  por aí passeando de burqa.
-------------
Registado

Marília L. Paixão
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #1 em: Novembro 02, 2007, 16:32:38 »

Podem passear de burka, se realmente quiserem... pior é se não querem! Desde que não impeçam de pular Carnaval e andar de biquini... está tudo bem! Cada qual como quer!
Um abraço
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
Jorge Luiz Alves
Membro
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 148
Convidados: 0


...um passeio literário pela boa terra...


WWW
« Responder #2 em: Novembro 03, 2007, 01:13:40 »

Neste texto estupendo, um detalhe significativo, verdadeiro: O Brasil não conhece o Brasil. Se conhecesse, não sairia DO Brasil. Beijo do Jorge.
Registado
Inês
Visitante
« Responder #3 em: Novembro 03, 2007, 21:50:39 »

Querida Marilia, te felicito a versatilidade com tema globalmente sugestivo; brasileira privilegiada pela paz atual (o futuro só Deus sabe), não me sinto nada tranquila testemunhando tanto sangue correndo pelo mundo, sem motivo justificado. Deve-se cultivar com respeito e amor as tradições que imortalizam a história. Mas voltando aos conflitos dos quais todos anseiam fugir, creio que na democracia e na ditadura, na guerra e na paz, há insatisfações motivando sem dúvida o aprimoramento do comportamento humano.
Um beijo, amiga.
Registado
mimi
Visitante
« Responder #4 em: Novembro 20, 2007, 11:19:35 »

Querida amiga Marília , Eu que te digo como é dificil viver e aceitar os limites
Pular carnaval sair para balada festas ... !! desculpas mas o mundo em vez de ir para frente está voltando para traz será que um dia vai mudar para melhor ?
Não poder abraçar um amigo ou apertar as mão e usar roupas longas ... uma longa história espero que você não passe por isso é rigido demais , mas me contendo descontente não tenho outra saída
abraço de sua amiga Mimi
Registado
Marília
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 1097
Convidados: 0



« Responder #5 em: Novembro 20, 2007, 11:34:26 »

Acabei de lhe enviar uma mensagem particular respondendo a sua. Querida Mimi, pelo que tenho lido, a vida da mulher no Oriente Médio não serviria para mim nem em pesadelos! Aqui eu já encontro muitas coisas erradas e injustas que me atrapalham a vida, lá eu nem  pensaria que viver vale a pena. Por ironia do destino, meu primeiro namorado nos Estados Unidos foi um paquistanês. foi tudo muito rápido e era jovem demais, sequer me preocupei em aprender coisas novas com a experiência...rs...rs...mas tenho ótimas lembranças em relação  a ele ...e sobrou também uma foto que guardo bem.
Registado
mimi
Visitante
« Responder #6 em: Novembro 20, 2007, 14:38:30 »

  "Querida Mimi, pelo que tenho lido, a vida da mulher no Oriente Médio não serviria para mim nem em pesadelos! Aqui eu já encontro muitas coisas erradas e injustas que me atrapalham a vida, lá eu nem  pensaria que viver vale a pena."
  Sei como é muito bem não é facil viver como muçulmana tem pessoas liberais e outras como eu pressa em sentimento pois tenho limites meus pais me deram educação e cultura mas a maioria das vezes é rigido demais não tem como aguentar sou ser humana ,sou um anjo sem asas e preciso voar mas não tenho "liberdade " preciso viver mas nimguem entende 'Sad ......
 Bom deixa eu ir porque já basta seus problemas e do seu dia - dia
beijos Mimi
Registado
João Videira Santos
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 546
Convidados: 0


pela arte, com arte!


WWW
« Responder #7 em: Novembro 20, 2007, 16:10:59 »


é muito bom que alguém escreva sobre os problemas da sociedade,mas (Marilia) os problemas da mulher não se resumem apenas aos do médio oriente.
...e no oriente?
...e por esse mundo fóra?
é evidente que ele é pior nalgumas sociedades,mas...e na nossa?
...e nas outras?
aqui está um bom tema para colóquio ou seminário.
Registado
mimi
Visitante
« Responder #8 em: Novembro 20, 2007, 17:55:28 »

é muito bom que alguém escreva sobre os problemas da sociedade,mas (Marilia) os problemas da mulher não se resumem apenas aos do médio oriente.
...e no oriente?
...e por esse mundo fóra?
é evidente que ele é pior nalgumas sociedades,mas...e na nossa?
...e nas outras?
aqui está um bom tema para colóquio ou seminário.
 Olá João concordo com você suas palavras são as minhas
abraço Mimi
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Maio 14, 2024, 23:04:00 ]

[Maio 11, 2024, 14:20:30 ]

[Maio 02, 2024, 23:01:07 ]

[Maio 02, 2024, 22:33:10 ]

[Maio 02, 2024, 22:32:40 ]

[Abril 30, 2024, 14:23:56 ]

[Abril 03, 2024, 19:27:07 ]

[Março 30, 2024, 19:58:02 ]

[Março 30, 2024, 19:40:23 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130138
Total de Tópicos: 26762
Online hoje: 751
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 632
Total: 632
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.093 segundos com 29 procedimentos.