EscritArtes
Maio 13, 2024, 11:43:26 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Paulo de Faria  (Lida 1883 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Djabal
Membro
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 191
Convidados: 0



WWW
« em: Setembro 02, 2008, 19:54:12 »




São Paulo, região do ABC. Um restaurante que serve toneladas de polenta e frango frito divididos em porções gigantescas para famílias que disputam mesas como as poucas cadeiras da rodoviária. Em plena hora de serviço, tomava minhas cervejas com um amigo.

 Alemão Ele saía da fábrica aqui ao lado e me ajudava no caixa, assim do nada, em troca de um papo, uma cerveja. Contava suas histórias sem eu pedir. Descrevia situações, confessava coisas, mas ao que parece, temia o discurso direto, rude. Preferia insinuar. Hoje, um dia frio, invernal, hoje eu me lembrei de uma daquelas histórias.

Ruud (esse era o seu nome) trabalhou muitos anos numa montadora. Lá pôde desenvolver sua habilidade predileta; chegava cedo e saía tarde. Encontrou uma vaga no departamento de vendas. Fez o possível para arrumar uma função que lhe desse a possibilidade de viajar. Adorava velocidade: dentre as suas façanhas, capotou um caminhão.

Esse departamento também fazia análise do mercado para decidir se as pessoas interessadas em vender automóveis de uma cidade teriam espaço para isso. Um funcionário com autoridade para dizer o “sim†ou o “não†para o comércio local. Não é desnecessário dizer que os pedidos de representação eram recusados na sua maioria.

As viagens eram para cidades pequenas, de acesso difícil e poucos habitantes. Pegava o carro e se despachava para o interior do Estado, ou para o litoral longínquo, para barrancas dos rios, beira de matas.

Uma dessas viagens coincidiu com o período de férias escolares. Perguntou ao filho se ele queria dar um passeio. Para Paulo de Faria, divisa de São Paulo com Minas. O convite foi aceito imediatamente. O pai determinou que o filho Hans – chamado carinhosamente como Hansi - estivesse pronto às seis horas da manhã do dia seguinte.

Quinhentos quilômetros pela frente. Subiu o filho no carro. Dez anos, gordinho, corado. A pólio engolira a musculatura das suas pernas. A solução, colocar uma órtese que lhe desse alguma firmeza no plano, coibindo os degraus.

Saíram contornando o trânsito e a cidade até atingir a estrada. Nela, ambos se divertiam ultrapassando os demais, fazendo troca de marchas no câmbio sem pisar em pedal, apenas ouvindo o ronco do motor. Ensinou o tempo para a troca das marchas. Venceram todos os obstáculos do caminho. Um deles ficou gravado na memória.

Um regato. Raso. Estreito e fácil de transpor. Hansi pediu que passassem bem rápido. Duas cortinas d’água, uma de cada lado do veículo, uma beleza. No leito havia um buraco. Um tranco incrível fez com que o menino batesse a cabeça no teto. Susto para ambos, um galo na cabeça e quase um atolamento. Mas nada demais. É bom pra aprender, disse Alemão.

Chegaram à cidade, pequena e hospitaleira, dominada pelo Rio Grande. Logo encontraram uma pousada. Na primeira manhã, ao levantar, descobriu que o filho não sabia se trocar. Viu-o sentado na cama, esperando. Falou de pronto, respondendo ao pedido implícito: Vamos lá, filho, se vira. E foi cortar a barba, deixando Hansi, por sua própria conta. Ambos terminaram juntos de se trocar. Enfrentaram com vigor o café da manhã.

Durante esse período o pai se mostrava contrariado, preocupado. O fato de ser sido o primeiro filho, o primeiro neto, tudo isso pesou. Recordou o tempo do nascimento. Uma verdadeira batalha a escolha do nome. Sem consenso. Cada um dos familiares próximos escolheu o seu nome de preferência e colocou no chapéu do avô. Lambuzaram o dedo do bebê com mel para que ele mesmo escolhesse o nome próprio. Saíram o mesmo nome do avô, o mesmo apelido e o mesmo temperamento alegre do avô.

Foram convidados para a festa de São Pedro, na Cachoeira da Fumaça, logo mais à noitinha. Encontraram o arraial. Um amplo tabuleiro de terra batida, enfeitada com bandeirolas de várias cores. E todos os apetrechos: pau-de-sebo, cadeia, igreja, venda de prendas, comes e bebes. Hansi procurou seu lugar para sentar, enquanto o pai tomava o seu primeiro quentão. Observava o andar do filho, cambaio, inseguro, instável, pesado e mecânico. Movimentava os músculos do tronco para caminhar. Chamava a atenção.

E ao contar a história, nesse momento o seu rosto ficou tenso, a expressão séria, muito mais séria do que o habitual. Como se sofresse de algum mal físico.

Percebeu enquanto contava que Hansi flutuava e andava normalmente, sem necessidade de ajuda, leve, solto.  Foi presa de alguma alucinação? Não. Estava seguro disso. O rosto do filho exibia um sorriso rasgado e prendia a atenção dele e de todos. Eles se aproximavam para conversar, animados com a presença da dupla. Satisfeitos e íntegros. O seu rosto se desanuviou.

Voltou à história.

Foi até onde estava o menino e sentou-se ao seu lado. Participou das conversas. Falaram de tudo, de todos. Serviram-lhes pamonhas, doces e salgadas, pés de moleque, pipoca. Uma rajada de fogos iluminou o céu, um jardim de estrelas.

Ouviram um sanfoneiro tocar uma melodia pobre e repetida, mas contagiante. Ruud fora campeão de danças, fazia par com a irmã. Esquentado e incentivado pelos diversos pares, encontrou o seu e lá se foi. Dançou. Volta e meia, sentava-se para saber se tudo estava bem. Até que o filho pediu para ir deitar.

Indicou-lhe uma pequena casa de taipa ali ao lado. Recusou, o olhar pedindo ajuda. E saiu.

O pai dançou até a madrugada. O sereno frio da noite o lembrou de dormir. Voltou para o quarto e encontrou um vulto sentado na cama, com um olhar brilhante e aterrorizado, fitando um vão da parede, arregalado. Viu o buraco se mexendo. Havia uma espécie de tomada viva, rósea, manchada em tons escuros, coinchante. Num instante, percebeu o que acontecia.

Disse ao menino: Hansi, tenha dó! É só um porco! Não tem nada demais! Vira pro lado e dorme!

Tirou a roupa, deitou, dormiu. Ressonou pesadamente.








Registado
Nina Araujo
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 587
Convidados: 0


"Fiel é o Prumo Carregado ao Peito - (Regina Lyra)


WWW
« Responder #1 em: Setembro 02, 2008, 21:37:07 »

"Voltou para o quarto e encontrou um vulto sentado na cama, com um olhar brilhante e aterrorizado, fitando um vão da parede, arregalado. Viu o buraco se mexendo. Havia uma espécie de tomada viva, rósea, manchada em tons escuros, coinchante. Num instante, percebeu o que acontecia.

Disse ao menino: Hansi, tenha dó! É só um porco! Não tem nada demais! Vira pro lado e dorme!"


Djabal, esse foi um momento que eu li tomada de pura alegria!  Muito bom todo esse texto envolvente! Smiley
Registado

O poeta Walmar Belarmino assim diz:“CORAÇÃO DE POETA É TÃO SENSÃVEL,
TÃO SENSÃVEL DE UM JEITO IMENSURÃVEL
QUE CONSEGUE SENTIR O INAUDÃVEL
E BEIJAR COM LEVEZA O INTOCÃVEL
VER UM DEUS EM CADA MISERÃVEL
E CHORAR PELA DOR DE UM OPRIMIDO
MESMO VENDO SEU DONO POR VENCIDO
ELE APOSTA NA ÂNSIA DE VENC
Laura
Visitante
« Responder #2 em: Setembro 02, 2008, 22:20:50 »

E com este pai, esta criança aprenderá a ser autónoma...
Registado
Tim_booth
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 698
Convidados: 1


Queria escrever à velocidade com que penso.


WWW
« Responder #3 em: Setembro 03, 2008, 17:51:33 »

Afinal é só um porco... Belo conto Djabal. É um gosto lê-lo!

Cheers
Registado

Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #4 em: Setembro 04, 2008, 20:26:38 »

Um porco é sempre um porco... e quem julga que é inofensivo, desengane-se. Havia antigamente crianças com dedos comidos por esses pouco simpáticos animais. Razão tinha o menino!
Abraço
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
britoribeiro
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 659
Convidados: 0



WWW
« Responder #5 em: Setembro 11, 2008, 13:44:12 »

Um vocabulário muito próprio, atractivo. Gostei muito!

Abraço
Registado

Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Maio 11, 2024, 14:20:30 ]

[Maio 02, 2024, 23:01:07 ]

[Maio 02, 2024, 22:33:10 ]

[Maio 02, 2024, 22:32:40 ]

[Abril 30, 2024, 14:23:56 ]

[Abril 03, 2024, 19:27:07 ]

[Março 30, 2024, 19:58:02 ]

[Março 30, 2024, 19:40:23 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130137
Total de Tópicos: 26761
Online hoje: 724
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 508
Total: 508
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.118 segundos com 30 procedimentos.