EscritArtes
Maio 22, 2024, 07:10:02 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Gritos Mudos - Capítulo III  (Lida 2367 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Anne Marie
Novo membro

Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 9
Convidados: 0


GRITOS MUDOS


« em: Novembro 12, 2008, 00:56:02 »

Desde desse dia fatídico, ninguém abria a boca para falar quando António chegava a casa.
O medo era aterrador enfiava-se pelas frestas do soalho podre daquela casa. Não se viva ali, vegetava-se em gritos mudos.

Aproximava-se o dia da mudança era preciso arrumar os tarecos velhos.
A pobre Maria não sabia o que fazer à sua vida cada vez temia mais a tirania do António mas tinha a percepção que seus filhos estavam a crescer e não podia impedi-los de mostrarem as suas revoltas.

Maria não tinha como fugir daquele pesadelo a sociedade não lhe permitiria, as mulheres não tinham qualquer tipo de liberdade. Esta mulher sentia-se aprisionada tanto psicologicamente como financeiramente. O divórcio era um tabu e quem o praticava ficava rotulada como infiel.

Passados quinze dias a carrinha esperava-os, já carregada com os trapos velhos para uma ida que não tinha mais volta.
A viagem parecia não ter fim as lágrimas iam marcando a terra batida da velha estrada que absorvia cada gota com saudades.
Enfim começam a surgir as casas em blocos de cimento aglomerados por ordem alfabética.

- Chegamos, toca a descarregar tudo e rápido a casa é no 1º direito nesta entrada, eu vou indo para vos abrir a porta. Argumentou António com a sua voz poderosa.

Mariana quando entrou naquela casa ficou deslumbrada, como era grande, sentiu cada pedacinho, conseguia ver o seu rosto naquele chão de tacos tão brilhantes. Quando entrou na casa de banho olhou para a banheira pensando que estava a sonhar. Mas faltava-lhe qualquer coisa.

- Paizinho neste sítio não existe campos como na outra casa?

- Campos? De quê de futebol ou de cebolas?

- Não paizinho daqueles, sabe onde nascem as espigas.

- Não, não tem, porquê? Querias tirar um curso de lavoura?
Não te aflijas! Tens muito espaço aqui dentro de casa para brincares a rua é para os vadios.

Mariana não pestanejou apenas respondeu.
- Obrigada paizinho.

Iam-se arrumando as coisas da melhor maneira, ninguém se prenunciava.
A noite aprisionava-se, o quarto das quatro irmãs mantinha-se vazio, apenas existia uma trouxa de roupa embrulhada num lençol remendado. Não tinham uma cama para poderem descansar. O que as esperava era um chão novo para dormirem.
Vitória chamou sua mãe e diz-lhe.
- Mãezinha precisamos de uns cobertores para nos aconchegar no chão.
- Maria arranja dois cobertores para as meninas mais velhas, a Eduarda e a Mariana dormem no sofá cama na sala.
Estou á espera de umas camas que pedi por caridade aos irmãos de “S.Vicente de Paulo†e acreditam que são um luxo.
Ah, já me estava a esquecer…ides ter também um guarda-fatos e uma cómoda e são o último grito da moda.

António continuava a ser um homem cruel, a casa nova não o mudara em nada. Cada vez se tornava mais intolerável, monstruoso (um pobre coitado).
Os meses iam passando, os dias tornavam-se fastidiosos. António adoece, recorre ao hospital é-lhe diagnosticado duas úlceras no estômago em último grau. Já alguns dias que perdia sangue pela boca. Achava-se muito forte nada o derrubava mas desta vez fora obrigado a ficar retido em casa com baixa médica.
Tinha-lhe sido prescrito dieta total e a respectiva medicação para evitar uma cirurgia ou até mesmo algo mais gravoso.
Maria entrara em aflição, tratava-o como um rei prestando-lhe toda a vassalagem, mas António não obedecia a nada nem a ninguém. Fazia questão de comprar todos os medicamentos mas no entanto nunca tomara nenhum, dava-lhe prazer coleccionar caixas intocáveis de medicamentos para mostrar que era uma pessoa com muitas doenças…seria ele o manipulador da sua própria doença?

A situação tornava-se complicada, o dinheiro não chegava para cobrir todas as despesas de casa. Maria começa a trabalhar “aos dias†em casas particulares a fazer serviços domésticos.

António chama Alice que estava prestes a terminar o 6º ano do ensino básico e diz-lhe.
- Menina prepara-te, (vai acabar a mama) a brincadeira, já falei com o meu patrão trata de completares o ano e livra-te de reprovares. O trabalho espera-te lá na minha fábrica, agora é que tu vais dar valor á vida.

- Não se preocupe pai, não irei reprovar sempre levei os estudos muito a sério.
Estou aqui para trabalhar.

- Acho muito bem, alias nem sei para quê que as mulheres têm que ter estudos, é só para dar despesas. Quanto mais estudam mais burras ficam.

Alice apenas pediu permissão para se retirar e não respondeu mais nada.
Dirigiu-se para o quarto e desatou a chorar. Estava quase a completar os seus catorze anos, tinha-se atrasado nos estudos devido à varicela que a surpreendeu na terceira classe na época dos exames.
Não compreendia como sua mãe continuava casada com um homem asqueroso como aquele, por mais explicações que ela lhe desse. Assim como Vitória, Alice também o odiava  a magoa era de uma brutalidade que já mal conseguiam olhar para a cara dele, mas ao mesmo tempo o pânico aterrorizava-as.

 
                                                                                               Continua…
Registado

Peço apenas a vossa opinião. Sou novata na escrita e todos os comentários são bem-vindos para que possa crescer neste meu projecto convosco.

Anne Marie
Liliana Jardim
Membro da Casa
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 420
Convidados: 0



WWW
« Responder #1 em: Novembro 12, 2008, 01:29:24 »

Continua os gritos mudos de crianças sujeita a um pai cruel, numa época social de muita carência financeira.....gostei muito do teu texto Anne Marie, fico a aguardar a sua continuação....

Beijinhos
Tudo de bom para ti  :fixe:
Registado

http://pedacosdaalma.blogspot.com/

Porque cada ser humano é único
Interagindo com cada um de nós
Deixando-nos um pouco de si
E levando um pouco de nós
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #2 em: Novembro 12, 2008, 09:43:35 »

Uma descrição pormenorizada que nos carrega para o centro da acção de forma inevitável. Uma realidade num tempo ainda não muito distante.
Espera-se a continuação.
Bj
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
Luis F
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1612
Convidados: 3


Nas asas do sonho, escrevo...


WWW
« Responder #3 em: Novembro 12, 2008, 11:22:19 »

Um grande momento... gostei de ler e fico com sede de mais...

Parabéns
Registado

britoribeiro
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 659
Convidados: 0



WWW
« Responder #4 em: Novembro 12, 2008, 15:28:28 »

Deixas-nos na espectativa do próximo capítulo.
Que não tarde!

Abraço
Registado

Anne Marie
Novo membro

Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 9
Convidados: 0


GRITOS MUDOS


« Responder #5 em: Novembro 12, 2008, 17:39:03 »

Queria agradecer a todos que me têm incentivado para a continuação deste conto real, ou romance não sei como identifica-lo.
Sei que tem muitas falhas e gostaria que alguém me chamasse atenção dessas falhas, sintácticas e gramaticais.
Abraço
Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #6 em: Novembro 12, 2008, 17:43:24 »

Tem, a meu ver, algumas falhas na pontuação, mas nada de grave ou que impeça a compreensão. Facilmente se retoca! O estilo está lá!
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Maio 14, 2024, 23:04:00 ]

[Maio 11, 2024, 14:20:30 ]

[Maio 02, 2024, 23:01:07 ]

[Maio 02, 2024, 22:33:10 ]

[Maio 02, 2024, 22:32:40 ]

[Abril 30, 2024, 14:23:56 ]

[Abril 03, 2024, 19:27:07 ]

[Março 30, 2024, 19:58:02 ]

[Março 30, 2024, 19:40:23 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130138
Total de Tópicos: 26762
Online hoje: 748
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 701
Total: 701
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.501 segundos com 31 procedimentos.