EscritArtes
Junho 16, 2024, 08:14:58 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: INQUIRIÇÃO AMBIENTAL - sketch representado no Sexto Encontro Escritartes  (Lida 2672 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
josé antonio
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5837
Convidados: 0


escrever é um acto de partilha


« em: Maio 24, 2010, 17:06:58 »




INQUIRIÇÃO AMBIENTAL

Inquirido no centro e deputados inquiridores em cada um dos lados.

PERSONAGENS:
- Inquirido – Eng. Nabo Boavida, Presidente da Clinatura (produtora de papel higiénico e afins) – José António (JA)
- Deputada Oposta – Goreti Dias (GD)
- Deputado Oposto – Dionísio Dinis (DD)

 
GD – O nosso inquirido na sessão de hoje é o Sr. Eng. Nabo Boavida, presidente da Clinatura, produtora de papel higiénico e produtos afins, a quem endereçamos desde já os nossos agradecimentos pela sua presença e disponibilidade, em nome do Sr. Presidente desta comissão de inquirição ambiental, actualmente retido na casa de banho, bem como em nome dos restantes deputados, ausentes para tratamento de compromissos pessoais. É objectivo desta comissão, o completo esclarecimento do caso gravoso e deveras preocupante do gasto excessivo de papel higiénico pelos portugueses, com óbvios e chorudos lucros para a sua empresa e empresas subcontratadas, Sr. Engenheiro! Que nos tem a dizer?

JA – Boa tarde Srs. Deputados. Eu é que agradeço a possibilidade que me dão de colocar a verdade em cima da sanita, perdão, da mesa, desejando as rápidas melhoras do Sr. Presidente desta Comissão, afirmando desde já estar ao inteiro dispor dos senhores deputados com a verdade e toda a verdade mesmo que a mesma possa cheirar mal… Façam o favor!

DD – Sr. Engenheiro, agradeço em nome do meu partido a sua presença e passo à primeira questão: o papel higiénico que as suas unidades fabris produzem, limpam ou não limpam sempre que necessário e na quantidade estritamente recomendada?

JA – Senhor Deputado, agradeço-lhe a pertinência da sua pergunta porque me possibilita uma resposta cabal à mesma. Vejamos: Não existindo estatísticas fiáveis sobre as quantidades necessárias para o efeito, é-me absolutamente impossível e com verdade absoluta responder a tal questão. Penso que cabe a cada um de nós avaliar do que necessita e do que gasta, ou pior ainda do que pode gastar! Isto é, diferentes que todos somos até na quantidade evacuadora, teremos de ser os analistas e controladores de nós próprios. Exemplificando, senhores deputados: - um metro de papel higiénico não pode ser padrão universal de consumo, muito menos em situações especiais…

DD – Tais como Sr. Eng. Nabo Boavida? Se nos puder precisar…

JA – (Apresentação do gráfico inexistente…) Contudo, tentarei concretizar: - Casamentos de interesse, infidelidades conjugais, promessas partidárias, elaboração de programas eleitorais para o eleitorado, eu sei lá, um sem número de situações a que o organismo reage e reagindo pelo vector negativo obriga indubitavelmente a um consumo de papel higiénico muito mais elevado com a agravante do surgimento da diarreia, que como é do conhecimento generalizado é muito mais difícil de suster, logo exigindo qualidade de produto superior, para se evitarem desastres de dimensão indesejável como por exemplo as cadeiras dos senhores deputados na AR…

GD – Pois, já entendemos Sr. Engenheiro, no entretanto, e se não pretender responder à minha questão, na qualidade de cidadão livre, poderá fazê-lo, mas e para claro esclarecimento desta comissão gostaríamos de saber:
a)   – Qual a quantidade de papel higiénico que habitualmente consome diariamente?
b)   – E de que marca, se da sua ou de marcas concorrentes?

JA – Respondendo-lhe sinceramente, não posso quantificar como me solicita, a quantidade, - pois tenho consumos em dias normais, isto é, quando sem a presença do Fisco nas minhas empresas, que se poderá traduzir em algumas dezenas de metros e se calhar quilómetros nos dias em que o mesmo Fisco está em fiscalização das três contabilidades paralelas que mantenho permanentemente…

GD – Disse três contabilidades paralelas, senhor engenheiro?

JA – Qual o espanto senhora deputada? Tudo faço e continuarei a fazer para ter a certeza de que os números estão correctos! Para mim não me basta uma simples prova dos nove, tem de ser a prova real e comprovada através dos depósitos nas minhas contas pessoais…
Quanto à segunda questão, Sra. Deputada, utilizo o papel higiénico da concorrência, para me manter informado sobre a sua composição, capacidade de absorção, odor e quesitos exigíveis num papel higiénico de qualidade certificada!


GD – E não considera essa atitude um mau exemplo para os seus colaboradores e clientes?

JA -  Ora Sra. Deputada, como se ganham as guerras? – Controlando o movimento do inimigo!

DD – Desculpe-me voltar um pouco à minha pergunta anterior, mas da sua resposta não entendemos qual a estratégia que accionou para produzir os rolos de papel com doze folhas em vez das duas comuns às restantes marcas?

JA – Sr. Deputado, se esta comissão pretende incriminar quem defende a qualidade ambiental e não só, terminarei aqui a minha intervenção!
Que segurança têm os consumidores na eficácia do papel de duas folhas? Que protecção para os dedos? Isolamento das bactérias e fungos e…e todo o resto? E não esqueçamos as actividades subsidiárias, por favor: - quanto mais papel entrar na sanita maior a probabilidade da mesma entupir, logo, maior necessidade de mão-de-obra de pichelaria e não só, se ela acabar mesmo por transbordar… nesses casos até a protecção civil poderá ser aproveitada, nas épocas de vazio da sua actividade…

DD – Mas o custo do papel higiénico que as suas unidades produzem quintuplicam o custo das marcas concorrentes…

JA – E qual a admiração, Sr. Deputado? Por regra e rigor deveriam sextuplicar, isto é, seis vezes mais papel, seis vezes mais caro, não acha? Mas o meu interesse não é obter lucros desonestos com a necessidade de consumo da população para limpar o que evacua diariamente! O Sr. Deputado já pensou que cada um poderá consumir apenas a quantidade que desejar e número de vezes estritamente necessárias? Eu explico, como afirmou e bem, o papel normal tem duas folhas, o meu tem doze, seis vezes mais, ora se o consumidor quiser manter o hábito das duas folhas, poderá repetir as suas necessidades mais seis vezes ao dia!

GD – Facto é que, Sr. Engenheiro o preço do seu papel higiénico é proibitivo para a maioria da população, sobretudo nesta época de crise que vivemos. Um rolo atinge quase o valor, digamos de um livro e dos mais caros… não acha um exagero?

JA -  Uma vez mais lamento discordar, mas tenho de o fazer. A Sra. Deputada deve ter memória duma iniciativa, salvo o erro num café ou restaurante japonês em que publicaram livros de títulos emblemáticos em papel higiénico, para os utilizadores irem lendo, enquanto, pois… Ora o papel que eu forneço, com a qualidade que possui permitirá edições de luxo! Poderão imprimir metade das folhas deixando as restantes para o consumo do utilizador. Assim o mesmo, não só pode satisfazer as necessidades fisiológicas como intelectuais, trazendo consigo as folhas impressas para ler quando quiser, e não sendo necessariamente um livro de merda! Esclarecidos?

GD – Em nome do Sr. Presidente ainda não recuperado, desejo agradecer a sua disponibilidade e colaboração para com esta comissão, concedendo-lhe como é hábito a todos os inquiridos um minuto para uma nota final sobre a sua intervenção.

JA – Desejo agradecer-lhes Srs. deputados as questões que me colocaram e as rápidas melhoras do Sr. Presidente, aproveitando para salientar para quem eventualmente não tenha entendido que o papel higiénico produzido pelas minhas empresas, não só respeita o ambiente como também e cultura deste país!

Muito agradecido.
 




José António
10.05.2010

Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #1 em: Maio 24, 2010, 18:44:55 »

Parabéns ao autor pelo texto e aos meus colegas pela representação. Só o José António para me conseguir colocar neste papel. Não tenho alma de actriz. Mas foi interessante a experiência.
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
josé antonio
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5837
Convidados: 0


escrever é um acto de partilha


« Responder #2 em: Maio 24, 2010, 21:11:32 »

Goreti,

Ou não fosse presidente de várias empresas produtoras de papel higiénico! :yup:

Agora sériamente, a maior loucura deste tolo que sou eu, foi à distância duma semana, com Programa já anunciado com outro texto, convencer-vos, a si e ao Dionísio de que teria de ser um texto mais actual e que o iria ter pronto nos dois ou três dias seguintes. O que afinal aconteceu...
Há malucos capazes de tudo... por isso vão sendo poucos! :yahoo:
Grande abraço e obrigado pela ajuda que me deram neste desafio bonito.
José António
 
Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #3 em: Maio 25, 2010, 16:32:26 »

Acabou por ser divertido. Pelo menos os ensaios rs...rs...
Registado
josé antonio
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5837
Convidados: 0


escrever é um acto de partilha


« Responder #4 em: Maio 26, 2010, 17:15:44 »


Carregados de esforço, suor e risos de desastre...
JA
Registado
carlossoares
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2782
Convidados: 0



WWW
« Responder #5 em: Maio 27, 2010, 10:39:45 »

José António,

Muito rico de crítica, humor e de informação. Aproveita de forma ágil e divertida o facto de os nossos deputados não desempenharem o seu papel, que devia ser um papel "higiénico", de qualidade. Não me refiro aos actores, que brilharam como estrelas.
Por outro lado, a função cultural que o papel higiénico poderia potenciar, foi excelentemente sugerida na peça. Porque não transformar o momento de defecar também num momento de aprazível e proveitosa leitura? Como estratégia comercial aposto que seria um sucesso. O consumo aumentaria exponencialmente, a acreditar que inúmeras vezes guardaríamos o papel para reler, outras, que a curiosidade nos faria desenrolar sem fim e, outras ainda, procuraríamos o texto mais digno para a higiene. :yahoo:

Abraço
Registado

Carlos Ricardo Soares
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #6 em: Maio 27, 2010, 20:19:18 »

Realmente, vocês lembram-se de cada uma! Logo vim ler isto num dia em que acabei de sair da Assembleia da República...
Registado
josé antonio
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5837
Convidados: 0


escrever é um acto de partilha


« Responder #7 em: Maio 28, 2010, 15:53:32 »


Eruditos, senhora, eruditos, senhora!
JA
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Junho 13, 2024, 18:30:10 ]

[Junho 10, 2024, 21:29:36 ]

[Junho 10, 2024, 21:27:41 ]

[Junho 10, 2024, 21:24:42 ]

[Junho 10, 2024, 21:23:38 ]

[Maio 30, 2024, 19:09:34 ]

[Maio 28, 2024, 11:58:02 ]

[Maio 28, 2024, 11:50:57 ]

[Maio 27, 2024, 19:22:56 ]

[Maio 27, 2024, 14:29:16 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130161
Total de Tópicos: 26784
Online hoje: 621
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 564
Total: 564
Últimas 30 mensagens:
Maio 25, 2024, 13:29:23
Hoje, o Figas veio aqui, desejar a todos um bem-estar na vida, da melhor maneira vivida.FigasAbraço
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.119 segundos com 29 procedimentos.