Vóny Ferreira
|
|
« em: Å¿etembro 06, 2008, 10:38:18 » |
|
A mim o que me choca… não é um sapo insuflado, a espreitar-me numa quietude de bêbado crónico, nas bermas de um rio cansado de correr por entre as pedras e os penhascos. Choca-me… Ver uma criança esfomeada e suja, de uma dessas aldeias remotas do nosso PaÃs, onde a miséria se esconde numa qualquer garagem borolenta que lhe serve de abrigo. Onde a chuva entra, no seu tilintar de grilo zangado, quando chega o inverno. É o seu beijo de Judas húmido, doentio, quando a faz tiritar de frio e medo. A mim o que me choca… Não é o serpentear entre as silvas de uma cobra venenosa, pronta a cuspir o seu veneno num lampejo de fúria incontida. É o seu olhar inexpressivo e marmorizado, como o daqueles que nos olham com um olhar de vidro fosco. Choca-me... Ver um velho vagabundo a dormir ao relento à porta de um Banco conceituado,onde se publicita em execráveis panfletos gigantes a descida da taxa de juro, enquanto os olhares complacentes da classe média, o ignoram e nada fazem para mudar o rumo das coisas. A começar pelos banqueiros. Com os seus lucros colossais. Será que não poderiam fazer algo para minimizar as desigualdades sociais? Será que não poderiam contribuir com donativos à s instituições de solidariedade? Ah… realidade mesquinha e brutal... isso sim CHOCA-ME! Comparativamente a esses flagelos actuais, o que valerão as arruaças e a agressividade gratuita de alguns? Não vale rigorosamente nada! Muito menos valerá certamente o exibicionismo de uns quantos iluminados... que proliferam por aà numa praga de gafanhotos devoradores.
A mim o que me choca… Não é a arrogância, a rasgar as palavras em vendavais de ego enfeitado com narcisismos de tigela quebrada. Choca-me… Ver os nossos idosos esquecidos pelos seus familiares, num banco de jardim ou num lar, à espreita do sol que já não os aquece, e de um afago que a memória se esqueceu de lhes ensinar como é…
(VÓNY FERREIRA)
|