EscritArtes
Junho 03, 2024, 21:15:45 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: O poeta boémio  (Lida 1932 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
betimartins
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 597
Convidados: 0


Apenas amo a poesia


WWW
« em: Janeiro 03, 2008, 16:56:07 »

O poeta boémio
Era um belo senhor, com seus 45 anos viúvo, bem apresentado com belas vestes de senhor da cidade.
Chegou a aldeia e provocou alvoroço total, todos os habitantes queriam saber quem era ele pois alugou uma das mais lindas casas da aldeia.
Uma bela casa na colina onde se via o rio Douro, as videiras eram todas bem alinhadas e pelo rio se via as caravelas transportando os pipos de vinho do porto para o grande Porto a cidade Invicta.
Era um bela aldeia, onde tudo estava bem cuidado os seus habitantes sentiam muito zelo pela aldeia e gostavam de mostrar tudo na mais perfeita ordem.
Ora um estranho na aldeia embora com todo o aspecto de pessoa culta pois sempre se acompanhava de livros no seus passeios pela aldeia, gentil e sempre cumprimentando os demais.
Mas reservado não falando com ninguém sempre mantendo as distancias de todos da aldeia, tinha uma criada na casa para cuidar das suas coisas, uma senhora rude, de feições rosadas e fartas carnes quase redonda de tanto comer. Simpática e alegre como todos aqueles que sentem o prazer da gula e se deliciam no prato de comida, era crivada de perguntas sobre o senhor que estava na aldeia o que ele fazia em casa e porque estava ali.
Nunca respondia pelo zelo de sua profissão sabia que podia ser despedida pelas fugas de informação mas sentia um formigueiro na língua por não poder falar tudo o que fazia e sabia.
Ora um grande poeta que saiu da cidade para esquecer a morte de sua esposa tão amada que morreu no parto com o seu bebé, buscou na beleza do Douro o seu descanso e até para escrever sobre a suas experiências, sobre o seu belo amor com a mulher dos seus sonhos mas que perdurou tão pouco pois Deus a levou com ele. Sentia culpado com a sua insistência para ter um filho dela, já fora da sua idade embora ainda com 40 anos era seu primeiro filho e com ela estava com medo de perder a criança tão desejada pelo marido.
Foi uma bela historia de amor, com tantos impedimentos, tanto sofrimento os seus pais não permitiam a união desta bela jovem com o boémio poeta, pois a sua linhagem vinha ainda de sangue azul, descendiam dos Condes de Barcelos e tal partido era impensável para sua filha.
Ela era bela, fartos cabelos negros, olhos azuis, grandes, pele branca e magra, era uma das meninas mais cortejadas da fina sociedade. Era mimada, rodeada por muito carinho parecia porcelana pronta a quebrar.
Ora um dia naquelas festas de alta sociedade a bela Isabel se cruza com o mais boémio e poeta que estava no rubro e sendo divertido era uma presença muito desejada. Ela se esbarra com uma manobra de dança mal equilibrada e bate de frente com o olhar dele que a despia até a alma de tal beleza que via.
Era conhecido como o poeta Fernando, logo se apresentou e meteu conversa com ela e não a largando mais, passou rápido demais o tempo passado com ele e logo acaba a noite para sua desgraça.
Fernando caiu de amores por ela e Isabel igual, andando os dois a suspirar pelos cantos ansiosos por voltarem a se encontrar. Os seus pais proibiram qualquer tipo de contacto e ela recusou se casar dizendo que jamais casaria com quem não amava.
Fizeram juras belas de amor, Fernando mudou o seu tipo de vida começando a escrever cada dia mais para ser respeitado e querido pelos pais da Isabel mas de nada adiantava pois eles jamais aceitariam um escritor, um homem que não tinha sustento para a sua filha.
Esperam vinte anos e depois de falecerem os pais de Isabel eles se casam e são muito felizes, nunca ele sentiu tanto amor ao lado de sua amada. Foram dois anos plenos de felicidade pura, sonhando nos filhos pois ele amava crianças e queria ter pelo menos uma da sua amada.
Tendo grandes posses logo pensaram em filhos e Isabel cada dia estava mais bela assim de esperanças, sentindo o brilho da felicidade transparecer cada dia mais.
Um dia Isabel acorda doente, ardendo em febre, já quase no seu oitavo mes de gravidez nos seus delírios ela dizia que ia morrer mais o seu filho, tudo fizeram por ela mas ela morreu passado duas semana sem saberem porque mais o seu bebé como se apagasse aos poucos.
Foi um verdadeiro desterro para o Fernando perder a sua amada que tão pouco esteve nos seus braços, foi enfraquecendo aos poucos de amor, não dormia e nem comia apanhando tuberculose, passava horas na tumba da sua amada, ao frio, ao vento só para estar perto dela quase as portas da loucura.
Um dia ardendo de febre ele sonha com a Isabel pedindo que parasse de fazer mal a ele mesmo que queria que continuasse a sua vida, se tratasse e continuasse a sua extensa obra de escritos que iria confortar corações de quem os lia.
Recuperando e nunca tirando aquele sonho da cabeça ele aceitou ser tratado e foi para a aldeia para se fortalecer e começar a escrever de novo. Eram pilhas e pilhas de papeis, escrevia sem parar como se fosse uma maquina no tempo da imensidão só assim parava de pensar na sua amada.
Estava a gostar da aldeia somente não gostava da ideia de estar longe do túmulo da sua amada mas aos domingos metia no comboio e fazia aquele passeio pelo Rio até a cidade Porto e ai levar as belas flores para o jazigo de sua esposa e filho.
Voltou a sonhar com Isabel, falando nos sonhos que ele teria que escrever um grande romance de amor, onde poderia contar a historia deles e depois iria estar com ela vivendo o seu amor além da vida terrena.
Louco ele escreveu a cada dia mais e mais, ansioso por terminar o grande romance de amor pois sentia que brevemente estaria do lado de sua amada e filho.
Era verão na aldeia, um belo dia de sol, toda aldeia estava em alvoroço, algo terrível tinha acontecido o senhor tão fino da cidade estava morto sem vida na sua secretaria. Sua criada o encontrou sem vida sobre um grande lote de paginas e na pagina que seu rosto sorrindo estava poisado dizia o seguinte:

Fim

Foi um dos romances mais belos da literatura Portuguesa que ainda hoje se fala do amor do pobre poeta boémio.

End
Registado

Betimartins
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #1 em: Janeiro 03, 2008, 17:37:37 »

E pensar que perderam 20 anos...
Muito bem redigido, envolvente! Parabéns!
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
Manuela Fonseca
Membro da Casa
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 412
Convidados: 0


A poesia é uma disciplina da alma


WWW
« Responder #2 em: Janeiro 03, 2008, 20:44:57 »

Gosto do título.
A história comove.
O fim...foi o sonho dele...recomeçado...

Beijos*
Registado

Manuela Fonseca

* Sim…
E de tão longe…
Talvez nos aproximemos ali
No limiar das palavras *

http://ensaios-poeticos.blogspot.com
britoribeiro
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 659
Convidados: 0



WWW
« Responder #3 em: Janeiro 05, 2008, 23:53:09 »

Uma comovente história de amor. Gostei!

Abraço
Registado

betimartins
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 597
Convidados: 0


Apenas amo a poesia


WWW
« Responder #4 em: Janeiro 10, 2008, 22:28:01 »

Boa noite aos colegas

Obrigado aos meus três lindos colegas pelo carinho
Mil beijinhos
Betimartins
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Maio 30, 2024, 19:09:34 ]

[Maio 28, 2024, 11:58:02 ]

[Maio 28, 2024, 11:50:57 ]

[Maio 27, 2024, 19:22:56 ]

[Maio 27, 2024, 14:29:16 ]

[Maio 25, 2024, 19:12:56 ]

[Maio 24, 2024, 21:14:28 ]

[Maio 24, 2024, 21:10:00 ]

[Maio 24, 2024, 21:07:54 ]

[Maio 24, 2024, 21:01:04 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130156
Total de Tópicos: 26779
Online hoje: 469
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 1
Convidados: 354
Total: 355
Últimas 30 mensagens:
Maio 25, 2024, 13:29:23
Hoje, o Figas veio aqui, desejar a todos um bem-estar na vida, da melhor maneira vivida.FigasAbraço
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.096 segundos com 28 procedimentos.