EscritArtes
Março 28, 2024, 08:27:18 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Viajantes do tempo  (Lida 1179 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Nação Valente
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 1265
Convidados: 0


outono


« em: Fevereiro 12, 2023, 00:19:17 »


Viajantes do tempo
(Diálogos improváveis)

A nave, vinda dos confins do espaço, pousou junto a uma massa de água, ao lado de uma ponte para a outra margem. A primeira impressão dos seus ocupantes, foi a de que estavam perante um povo nas antípodas do progresso. Com capacidade para se adaptar à forma dos seres que por ali andavam a chafurdar em cima de uma lixeira, assumiram o mesmo aspecto, e embora tivessem capacidade para ler mentes, entabularam diálogo.
- Boa tarde. Podem não acreditar mas somos viajantes do espaço. Podemos assumir várias formas. Um de nós vai mostrar-se, e vão vê-lo por uns segundos para acreditarem no que dizemos. Somos pacíficos e não vos queremos assustar. Apenas observamos e estudamos os outros povos do universo. Mas o que nos fez parar aqui foi a discussão sobre a construção de um Altar-palco.

Os seres que ganhavam a vida naquele local ficaram estarrecidos. Um responsável pelos trabalhos conseguiu perguntar?
- Mas onde está o vosso transporte?
- Oculto aos vossos olhos. Mas para mostrar credibilidade, vão vê-lo por uns segundos.
Os trabalhadores da lixeira viram, aparvalhados, um objecto que nunca tinham visto, nem na mais avançada ficção científica.
 -Apercebemo-nos da  discussão sobre o tamanho do palco, e do que chamam pala. Ora do sítio de onde viemos já não existem essas construções.
 O que gerou a discussão foi o preço. Gostamos de coisas grandes como esta ponte. Ponte? pensou o visitante. Do sítio de onde venho isso é pré-história.
-  Grandes porquê? perguntou
- Valorizamos o tamanho. Assim queremos um grande evento, um grande palco, com uma grande pala. Já foi assjm na "Expo"
- Percebi a intenção, mas qual é a vantagem?
- É a glória desta nação.
- Glória para que serve? Perguntou o visitante, lembrando-se que de onde vinha, era um conceito do passado.
- Ora essa, respondeu o interlocutor. Temos de alimentar o orgulho. Já viu como ficávamos com um palco pequeno? Não pode ser. Temos de construir uma “palonaâ€. Nunca ouviu a frase, “olha que a minha é maior que a tuaâ€? Tal e qual como nas “pilasâ€
- Nas pilas? O que é isso?
- Tem sentido de humor. Não me queira fazer crer que não sabe com é que se fazem os meninos. “quem faz um filho “falo†por gosto. “Truca-trucaâ€.
O Visitante embatucou. Do sítio de onde vinha a preservação da espécie já não passava por esse acto primário, impulsionado pelo prazer físico. No seu mundo o prazer estava concentrado na mente. Percebeu que o interlocutor não ia perceber. Mudou de assunto.
- Percebi a intenção, mas porque é que o assunto precisa de ser tema central na comunicação?
- Nós temos que ter sempre um tema que nos desvie do que é essencial. Assim evitamos depressões. Casos, casinhos, casões. Não se aperceberam? Enquanto o povinho, se entretém com não assuntos, os donos de isto tudo, vão medrando à nossa custa.
No meu planeta, pensou o homem, essa prática faz parte dos anais. Aqui estou a vivê-la ao vivo. Espantoso.
-Enquanto discutimos tamanhos – continuou o interlocutor – derrapagens disto e daquilo, bloqueios de progressos, julgamentos populares de governantes, temos o povo entretido, e esquecido da sua exploração. Quem ganha? As televisões ganham audiências. São uma espécie de circo, onde pululam equilibristas, trapezistas, e outros†istasâ€, sem esquecer os palhaços. O povo adormece à conta de lengas-lengas
- Percebi. Já passamos por isso na nossa pré-história tecnológica, mas evoluímos para patamares mais avançados. Se isso serve de algum conforto há muitas civilizações como vocês. O que intuímos é que umas vão no sentido em que estamos, e esta parece em ir em sentido contrário, isto é, na via para a destruição. Muita ganância, muito mais ignorância, e como disse um vosso pensador, num patamar mais avançado, muita, muita estupidez. Guerras por tudo e por nada, como esta do palco.
- E senhores viajantes sem vez de nos criticarem nos ajudassem?
- Não podemos alterar a vossa evolução. Livre arbítrio. Deixo uma mensagem: enquanto tiverem, como lhe chamam, a “pila†na cabeça, o cérebro não ganha espaço, nem evolui. Eis a razão.
Os viajantes do espaço eclipsaram-se deixando uma sensação de calor e luz. Abri os olhos. O sol da manhã entrava pela janela, Mas que sonho estranho! Ou seria um pesadelo?
Registado
carlossoares
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2782
Convidados: 0



WWW
« Responder #1 em: Fevereiro 13, 2023, 15:05:46 »

Esses viajantes do tempo devem estar fartos de futebol.
Infelizmente, o negócio do jogo e o jogo do negócio são mais viciantes do que as drogas duras, mas têm o aval das sumidades, religiosas, políticas, financeiras. Sem jogo a vida é uma azáfama contra a dor. Com jogo a vida é um vício excitante e psicadélico. Para tudo é preciso haver uma droga, uma alienação. Caso contrário, já tinham inventado a cura para todo o tipo de necessidade e de dependência. Em vez disso, lançam uma guerra e põem todo o mundo a pensar em poderes mágicos e a treinar os nervos para mais uma vitória no circo dos gladiadores. A fazer contraponto, a procissão dos pacíficos, o espetáculo das pombas que não só os milhafres, mas até as serpentes, enleiam e tudo faz parte de um espetáculo mais vasto, a que só um viajante do tempo pode assistir, porque o tempo de uma vida, ou duas, é demasiado curto, demasiado pequeno, para observar.
Registado

Carlos Ricardo Soares
Maria Gabriela de Sá
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1244
Convidados: 0



« Responder #2 em: Fevereiro 24, 2023, 22:27:36 »

Julgo que ainda não tinha lido estes...
Registado

Dizem de mim que talvez valha a pena conhecer-me.
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #3 em: Março 03, 2023, 13:59:58 »

Sonho, pesadelo? Não importa senão o resultado. Excelente!
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Março 20, 2024, 16:42:39 ]

[Março 19, 2024, 20:20:16 ]

[Março 17, 2024, 22:17:37 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]

[Março 05, 2024, 18:49:49 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:47:50 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:47:13 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:46:34 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130129
Total de Tópicos: 26759
Online hoje: 593
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 594
Total: 594
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.106 segundos com 28 procedimentos.