EscritArtes
Abril 27, 2024, 21:45:43 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: “Quem és tu, Sara?...”  (Lida 5476 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Mel de Carvalho
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1660
Convidados: 0


"abraça o conteúdo e não a forma" Saint-Exupery


WWW
« em: Julho 12, 2008, 15:47:42 »

Sempre se soube desatenta, meio “lunática”, meio aérea.

A comprová-lo um sem número de episódios absurdos: o dia em que foi para o emprego com sapatos diferentes, absolutamente diferentes – um castanho e outro preto, um de salto fino e o outro não, um com um berloque e o outro com uma chapa metálica no peito do pé -, ou ainda o dia em que acompanhou, no seu carro, durante mais de oitenta quilómetros, um suposto tio falecido … Sim porque, na hora aprazada o funeral que passou não era o do seu familiar e, pese embora não ter reconhecido nenhum dos rostos dos seus familiares nos carros próximos, decidiu que sim, era aquele o funeral e segui-o…. Acabaria por chegar adiantada ao cemitério e esperar lá pelo defunto. Afinal nada se perdia… tinha feito “companhia” a uma alma e agora ali estava, no papel de boa sobrinha, a aguardar a chegada do morto que deveria ter acompanhado…

No rosto um vazio e nas mãos rosas amarelas “dou-te a minha rosa amarela”, lera em algum lado. Rosas amarelas, símbolos de afectos, de amizade …

O seu olhar perdia-se frequentemente como se andasse sem ela pelos prados e pelas avenidas. Como se vagueasse em nomadismo de alma… Como se os seus passos se levantassem antes de si e, na manhã dos dias, já se tivessem antecipado às rotineiras tarefas e lhe tivessem aprontado as torradas e o café… Os seus passos, antes de si!

Tempos houveram em que se “enganava a si mesma”. À noite, depois da família estar aconchegada, Sara preparava a mesa do pequeno-almoço, a máquina do café. Cortava o pão, introduzia-o na torradeira e… colocava um temporizador em ambos os electrodomésticos. Quando chegava à cozinha a sua criada invisível, o seu mordomo, haviam-lhe preparado o breakfast… Continental, pois claro, mas era o que se podia arranjar… do mal o menos. Afinal merecia!!!

Sempre se sentiu ausente de si e do mundo. Não raras vezes desligava os comandos e deixava que o piloto automático comandasse a sua existência. E assim acontecia. Tudo se ia ajustando, como se uma mão invisível … (vinham-lhe agora à memória as teorias de Adam Smith e as suas últimas palavras, as que terá proferido à hora da morte: “Liberdade para sempre”...)
Uma mão invisível… uma liberdade para sempre. A sua forma "lunática" era a sua maior liberdade...
Em boa verdade, dos seus tempos de aluna, vinham-lhe mesclados os conceitos de “mão invisível” com os de "liberdade de acção", da sua acção enquanto ser social, da sua determinação operante e operacionalizante, a sua capacidade de agir em sintonia com a sua consciência social. Sentia-se não raras vezes nos antípodas de si mesma. O verso e o reverso. O ser e o não ser.

Eram nesses momentos, em especial, que os conceitos económicos lhe emaranhavam os neurónios. A curva de Gauss, a normalidade dos “trajectos”, o ponto de Cournout…
Não entendia aquele súbito interesse por temas económicos, mas o facto é que a pressão da “economia doméstica”, da "gestão doméstica", faziam-na repensar o factor “investimento”, o “curto e o longo prazo”, os "recursos e os métodos" … e as "economias de escala", e as "economias sociais" ...

A vida era um imenso comboio em que a haviam colocado sem lhe determinarem a função. Ou seria antes uma linha de montagem? E ela, quem era? Pessoa? Máquina?
Talvez! Ou talvez não... Não que quisesse, conquanto, maquinalmente ia empurrando a vida (ou puxando por ela, como preferirem).

A sua vida fora sempre um sucedâneo de actos não previstos em que as soluções haviam surgido de improviso. Improvisada. Resolvia. Desenvolvia. Unia pontas, cerzia e passajava uma manta esburacada de gasta. No fim, tudo parecia perfeito, como se os remendos fossem patchwork, como se aquela tivesse sido, desde sempre, a intenção da obra. Patchwork ...

No percurso impunha-se um distanciamento de si própria. Um olhar-se de cima, como na noite em que, uma hemorregia não prevista, em resultado de uma simples operação às amígdalas lhe ia custando a vida. Tinha então cinco anos... Viu-se de cima, viu médicos e enfermeiras a lutarem por ela... Para quê? Não sabia... eles tinham tanto mais que fazer. Mas lutou também. Sara um dia seria médica (ou talvez não).
Impunha-se o tal distanciamento. Camuflava-se, como intimamente dizia (metamorfoseava-se no seu casulo). E protegia-se expondo-se. De novo nos antípodas de si mesma. Nos paradoxos.

Num destes dias, de conversa com uma antiga colega que não via há anos, ouviu dela aquilo que sempre soube, o que intuía ser a leitura que dela faziam:

- Sabes, Sara, sempre te achei “estranha”… desculpa lá, mas é verdade. Aparentemente és uma tipa aberta, “uma porreiraça” mas, quando achamos que já te estamos a conhecer… ausentas-te de nós e é como se uma barreira se erguesse, invisível e inultrapassável. Desarmas qualquer pessoa. Tão “lunática”, mas tão densa, amiga… perdoa a análise. Quem és tu, Sara?

Sara sorriu… Abraçou a amiga, um abraço sincero e, naquele jeito muito seu de ser “ausente” rodopiou sobre os saltos altos, pegou na mala deposta sobre a cadeira ao lado e, com um sorriso a bailar-lhe nos olhos e um véu de tule sobre ele, respondeu:

- Sei lá, Carminho … sei lá!

O eco perpetuou a pergunta por muito, muito tempo … para além do tempo. Sem tempo, Sara continuou ...

“Quem és tu, Sara?...”
___

Tag: contosdemulheres
Registado

Mel de Carvalho
www.noitedemel.blogs.sapo.pt
www.noitedemel.blogspot.com (apenas prosa)

Mais sobre mim: http://www.escritartes.com/forum/index.php?page=20
____
MT.ATENÇÃO: CÓPIAS TOTAIS OU PARCIAIS EM BLOGS OU AFINS SÓ C/AUTORIZAÇÃO EXPRESSA
Dionísio Dinis
Moderador Global
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 9797
Convidados: 0



WWW
« Responder #1 em: Julho 12, 2008, 17:22:41 »

Uma mulher com muita história para contar, ou apenas a arte da escritora para nos ofertar mais um belíssimo momento de leitura.Muito bom.
Registado

Pensar amar-te, é ter o acto na palavra e o coração no corpo inteiro.
http://www.escritartes.com/forum/index.php
Mel de Carvalho
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1660
Convidados: 0


"abraça o conteúdo e não a forma" Saint-Exupery


WWW
« Responder #2 em: Julho 12, 2008, 21:08:16 »

Sara,
Uma mulher com muita história para contar, ou apenas a arte da escritora para nos ofertar mais um belíssimo momento de leitura.Muito bom.


Sara, a meu entender, é o somatório de muitas mulheres. Sara, em certa medida é uma Penélope. Encontra na sua "forma aparentemente lunática" um meio de "iludir" a regra e os costumes e, desse modo se auto-determinar. Sara tem recursos e têm a sabedoria só possível em quem já vivenciou - e nisto se iguala a Penélope de novo....

Sara, quem és tu??? Olha Manuel, não sei... se a vir por ai, dir-te-ei ... rsrsrs

Grata!
Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #3 em: Julho 12, 2008, 21:14:39 »

Uma mulher por inteiro, decerto... enigmática e complexa. Daí, talvez não! Todos nos questionamos de quando em vez, de quem somos afinal...
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
britoribeiro
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 659
Convidados: 0



WWW
« Responder #4 em: Julho 13, 2008, 15:11:54 »

Este belo texto fez-me reflectir se realmente conhecemos certos indivíduos, por muito próximos que sejam e que tem o condão de nos surpreender de vez em quando.
Será por estratégia de afirmação? Ou porque são assim mesmo, meios aéreos (gosto do termo)?
Nós próprios não somos surpreendentes?

Abraço
Registado

Mel de Carvalho
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1660
Convidados: 0


"abraça o conteúdo e não a forma" Saint-Exupery


WWW
« Responder #5 em: Julho 13, 2008, 17:08:34 »

Uma mulher por inteiro, decerto... enigmática e complexa. Daí, talvez não! Todos nos questionamos de quando em vez, de quem somos afinal...

Pois, Goreti, não faço ideia... ela não me disse, rsrsrs. É meio "aérea".

Beijo muito grata, amiga
Mel
Registado
Mel de Carvalho
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1660
Convidados: 0


"abraça o conteúdo e não a forma" Saint-Exupery


WWW
« Responder #6 em: Julho 14, 2008, 21:58:56 »

Este belo texto fez-me reflectir se realmente conhecemos certos indivíduos, por muito próximos que sejam e que tem o condão de nos surpreender de vez em quando.
Será por estratégia de afirmação? Ou porque são assim mesmo, meios aéreos (gosto do termo)?
Nós próprios não somos surpreendentes?

Abraço

Certamente, caríssimo Brito. Tem toda a razão. Dentro de cada um de nós existem tantos.  A escrita revela-nos os "Eus" que nos  habitam.

Grata pela leitura. É um prazer a sua presença nos meus textos. Obrigada
Mel
Registado
Sandra Fonseca
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 739
Convidados: 2



« Responder #7 em: Julho 14, 2008, 22:20:06 »

Mel, acaso andou lendo a minha alma? :book2:
Acho que sou a Sara... Muitas coisas que ela já fez, eu também já fiz, mas, não conto quais.
Texto incrível, de mulher para mulher. De escritora de talento para leitores inteligentes.
Você é o máximo!
Registado
damasco
Membro da Casa
****
Offline Offline

Mensagens: 438
Convidados: 0


Frase é uma palavra. Palavra não é uma frase.


« Responder #8 em: Julho 15, 2008, 13:36:04 »

Sara ausenta-se dos outros e dela própria. A leitura que faço da Sara não é, de todo, de uma mulher auto-determinada. É provável que a grande questão que se coloca a si mesmo é "quem sou eu?". Não creio que lhe saiba a resposta, mais difícil ainda será ter-lhe o conhecimento objectivo. Há uma densa neblina que a cobre e que não assenta nem na premeditação, nem no auto-engano deliberado, nem na complexidade, mas na incapacidade em antecipar e lidar com o devir, incluindo o próprio pensamento e comportamento. Sara ainda não é Sara plenamente, está à procura de o ser e, porventura, no caminho, se há-de construir.
Registado
Mel de Carvalho
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1660
Convidados: 0


"abraça o conteúdo e não a forma" Saint-Exupery


WWW
« Responder #9 em: Julho 15, 2008, 15:48:26 »

"Quem és tu, Sara? Uma mulher que "Sempre se sentiu ausente de si e do mundo". Um mundo, no qual não se enquadrava
e “enganava a si mesma”, utilizando o imaginário. Uma mulher a quem os sinais do tempo, não poupou... "Sempre se soube desatenta, meio “lunática”, meio aérea/ A sua forma "lunática" era a sua maior liberdade..."
O percurso de vida feito de acasos e "paradoxos". Afinal, uma mulher a quem o tempo nada lhe parecia dizer: " Sem tempo."

Gostei! Smiley



Dite, Sara é tão só, uma mulher que tem sobre o mundo um olhar muito especial. Que "usa" de uma caracteristica aparentemente "dislexica" para se proteger e viver num tempo seu ...

"A sua forma "lunática" era a sua maior liberdade..." .

Um abraço especial e grato
~Mel
Registado
RosaMaria
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 606
Convidados: 0



WWW
« Responder #10 em: Julho 15, 2008, 17:28:36 »

Olá Melzita
Adorei... Sara.... quem és tu??? Acredito que em cada um de nós existe uma "Sara".. acredito mesmo.. também às vezes sou "Sara".. e apetece-me perguntar: Rosa?Huh? quem és tu??? onde andas?Huh? no mundo da Lua?Huh? é.... ando mesmo, às vezes....
jinhossss
Rosamaria
Registado
Laura
Visitante
« Responder #11 em: Julho 16, 2008, 20:52:02 »

Pois para mim, a Sara é tudo aquilo em nós mesmos que desconhecemos. A seta apontada ao céu. A alma apontada à lua. O corpo raiz na terra. Ninguém conhece a Sara. Nem dão por ela quando parte. Mas por vezes recordam-na. Como uma pena da asa de um pássaro em que subitamente reparamos. Pisamo-las tantas vezes... mas por vezes reparamos nelas. Nunca vos disseram que se encontrarem uma pena, é porque um anjo passou por ali? Quando eram crianças? Como muitos disseram aqui, todos nós temos um pouco de Sara, um pouco de seta apontada ao céu, acredito que todos, afinal, temos uma profunda rebeldia interior, que só necessita de uma ignição para explodir.
Registado
Mel de Carvalho
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1660
Convidados: 0


"abraça o conteúdo e não a forma" Saint-Exupery


WWW
« Responder #12 em: Julho 20, 2008, 14:48:09 »

Mel, acaso andou lendo a minha alma? :book2:
Acho que sou a Sara... Muitas coisas que ela já fez, eu também já fiz, mas, não conto quais.
Texto incrível, de mulher para mulher. De escritora de talento para leitores inteligentes.
Você é o máximo!

Sandra, como já disse acima, a Sandra habita muitas de nós. O que negamos e o que queremos, e o que queremos e querendo, não aceitamos...

Bom saber-te neste texto.
Beijo enorme
Mel
Registado
marcopintoc
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 524
Convidados: 0



WWW
« Responder #13 em: Julho 25, 2008, 10:57:59 »

Cara Mel,

Um conto daqueles que se lê com prazer e nos faz passar os minutos seguintes a pensar em quantas "Saras" existirão na nossa vida. Como um bom vinho o prazer de degustar a história fica para lá do momento da leitura.
Abraço
Marco
Registado

Marco Pinto Correia

Blog Pessoal : http://avenidadocaos.wordpress.com
Twitter: http://twitter.com/marcopintoc
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Abril 03, 2024, 19:27:07 ]

[Março 30, 2024, 19:58:02 ]

[Março 30, 2024, 19:40:23 ]

[Março 20, 2024, 16:42:39 ]

[Março 19, 2024, 20:20:16 ]

[Março 17, 2024, 22:17:37 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]

[Março 05, 2024, 18:49:49 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130132
Total de Tópicos: 26760
Online hoje: 594
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 382
Total: 382
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.157 segundos com 29 procedimentos.