EscritArtes
Maio 12, 2024, 00:10:02 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: ” Doze anos escravo” ou, ” Porque fui eu perder o meu tempo a ver isto?”  (Lida 3164 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Araci
Contribuinte Junior
**
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 57
Convidados: 0


Ainda não sei o que sou, mas sei quem eu sou


WWW
« em: Março 04, 2014, 10:12:17 »

 Doze anos escravo” ou, ” Porque fui eu perder o meu tempo a ver isto?”
EDITAR
Posted on 4 de março de 2014 by Araci
 

Hoje fou escrever sobre cinema ! Ui, isso não é normal.

Ora, eu não sou muito apreciadora do cinema que se faz nos dias de hoje ( .coff coff eu não sou nada apreciadora do cinema que se faz nos dias de hoje  )  Lembro-me muito bem da minha professora de história dizer que desde os anos 80 não colocava o traseiro nas salas de um cinema, pelo simples facto de não valer a pena.  Achando um pouco radical a sua atitude, mas no fundo até admirando, gostaria de a ouvir falar hoje, até a imagino muito crítica a falar de tudo o que se está a passar .

No meu ponto de vista (um ponto de vista que toda a gente odeia) , o cinema tornou-se um pouco semelhante aos jogos de computador, aos de playstation,  consolas  (que a mim não me consolam nada ) ou outros nomes mais que lhe queiram chamar.  Fico decepcionada muitas vezes quando ouço dizer, que se valoriza um filme pela qualidade da sua imagem, se é 2d, se é 3d ou se até tem água a atirar-te para a cara a meio do filme, se as cadeiras mexem e se os oculos 3d são fofinhos.  Portanto, agora temos esta estupidificação ainda mais massiva das pessoas comparando com há décadas atrás, ou então depois temos o supostamente artístico que consegue ainda ser mais estupidificativo, pelo facto das ditas pessoas alternativas se julgarem umas pseudo-artistas sobre variadas coisas e de possuírem toda a razão do mundo, fechando-se a qualquer ideia nova sem ser aquelas que gostam de ouvir; Aparece  então aquele cinema que   é extraordinariamente alternativo ( which means coool man) , com cenas paradas super diferente ( para não voltar a usar a expressão ” alternativo”) , com personagens frias que não dizem nada a ninguém ( tipo blue valentine, que porcaria é aquela?); Ou  viramos para o lado animalesco e consideramos arte, e temos  durante os proximos 120 minutos cenas de sexo sem parar ( como porcarias tipo o filme “shame”, que nada mais que é que um filme porno culto! O nome do filme não deixa porém de estar adequado, pois o realizador deveria de facto ter vergonha de ter produzido alto tão grotesco).

Et voilá, já consideramos isso arte, como consideramos arte uma pessoa escrever a porcaria de um texto que tem palavrões a cada 3 palavras, que enaltece tudo de nojento e grotesco que há no ser humano . Eis o produto perfeito para uma boa comercialização, é o que o povo quer, ser chocado, impressionado e ficar enojado. É fácil conquistar alguém dessa maneira , é realmente a forma mais simples porque choca, não os faz pensar, não os cativa, não os emociona por alguma beleza, mas sim por tudo o contrário a isso.

Basicamente, eu passei não sei quantos minutos no cinema a ver o  ”12 anos escravo” para ficar chateada de não ter ficado em casa a ler um livro, pois eis mais   filme exemplo de tudo o que acabei de mencionar  Vamos lá pensar bem na coisa.

Primeiro, o filme não conta nada de novo, já se fizeram milhares de filmes sobre a escravatura, e este é apenas mais um, e mau ( Sim, eu sei que o homem era livre, e foi raptado e virou escravo, so what? O tema principal continua a ser a escravatura no século passado ao do nosso nascimento, nada  de original ) .

Segundo, repetindo-me, nada de novo. Mais uma vez um  mais  do mesmo, da História que deveria interessar aos Americanos ( vulgo estadunidenses, ou ianques ) mas que vira História Mundial ( coff História do Mundo ocidental, who cares about the oscars in China? Please!!). Se fizessem um filme sobre massacraques no ex congo  belga ninguém iria ver, BECAUSE, NO ONE GIVES A SHIT ABOUT IT; ( Já agora, give it a look  please http://www.genocidewatch.org/drofcongo.html )

Mas eis como é fácil fazer um filme que arrecade milhões de $$$$$$ e milhões de amantes : pega-se num tema  já super badalado mas que choque sempre ( é como fazer mais um filme sobre judeus na segunda guerra mundial), coloca-se no filme uns bons quantos momentos de tortura, chicotadas, gritos e sangue a saltar para o ar; Colocam-se meia dúzia de brancos, um especialmente bêbado, e que é estranhamente louco, a gritar com os pretos que são uns coitados, acorrenta-se o preto numa sala escura, coloca-se uma música que de tão importante já me esqueci de quem era…e basicamente é isso, e depois….Momento épico : o personagem principal que coitado, lá sofreu como tantos outros milhares,  consegue a liberdade ( deixando os amigos escravos como ele todos para trás, yeah!)

TCHAN TCHAN  TCHAN TCHAN como é fácil ser-se esperto para a coisa e levar umas quantas estátuetas no bolso. Ah, esperem, estava a esquecer-me  do ridículo dos 2 ou 4 minutos em que o Brad Pitt aparece na película. Eu vejo a coisa desta maneira,o realizador lá implorou ao Pitt ” Pitt dou-te uns milhões de dólares para apareceres no 12 years a slave, PLEASE” . O Pitt lá vem,lança o ar do seu charme como habitualmente o faz, e depois lá fazem um trailer em que nos poucos minutos do trailer mais de metade aparece o Brad Pitt com a sua voz sexy. Eu acho a tudo isto realmente cómico,é mesmo á força toda querer conquistar público ( e  lá foi o mulherio todo ver o Pitt quando  no final, aparece um preto feio a ser chicoteado,)

Ora, o que me transmitiu e que lição de vida este filme me ensinou? Nada. Será que este filme realmente me transmitiu um ensinamento para a vida, me fez reflectir, me comoveu? Não, não, não. Desculpem-me os amantes loucos por este filme porque é 95% do público que foi ao cinema, mas as personagens são seres frios, não se consegue criar ligação nenhuma com elas durante nenhum momento da história, não sinto nenhuma lágrima a correr-me pelo rosto quando vejo a carne a saltar quando lhe dão umas chicotadas.  (É o mesmo para filmes como a  Paixão de Cristo, uma autênttica carnificínea para alguém que gosta de ver bem explicitamente carne a ser chicoteada, por mais que tenha sido realidade ( ps ps ps ps milhares de pessoas foram cruxificadas no império romano)   qual a necessidade de estar a expor isso? Já sei o que estão a pensar, ” mas aconteceu, há que mostrar às pessoas o que aconteceu, a história não deve ser apagada”.  A história não deve ser apagada, mas porque realmente mostrar tudo tin tin por tin tin? Qualquer dia começam na escola a mostrar filmes pornos quando estiverem a falar da reprodução humana, já nem duvido.

E lá venho eu novamente com a mesma lengalenga, no caso do “ 12 anos escravo “ ( quem se sentiu escrava por umas quase 2 horas fui eu, porque não sei porque me deram o castigo de estar sentada no cinema a ver um filme chato e ainda me terem cobrado 6 euros ou lá o que foi para o ver ).  ,   é um filme brutal, é brutal porque é de facto de gente bruta, é um filme bestial, mesmo no sentido lato da palavra já que vem de besta, bruto, grosseiro, feio e estupido.

Quantos aos Óscares, nem sabia que  a Cerimónia tinha sido este Domingo, mas quando vi que o ” 12 anos escravo” tinha ganho pelo ” melhor filme”, soltei uma risada, porque isto só vem comprovar a minha teoria sobre a situação actual da 7ª arte e principalmente de Hollywood  (que já perdeu toda a credibilidade que tinha) porque se um filme como este ganha o óscar como sendo o melhor de 2013, nem quero pensar como serão os outros ….

Joana Araci 

 ( Ps, querem ver um filme que vale a pena e que fale de história? Vejam o seguinte : Hotel Ruanda )
Registado

Joana Araci
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #1 em: Março 04, 2014, 10:48:46 »

Já vou pouco ao cinema porque estou cansada dos filmes que passam na TV. Estou cansada de tanta violência, tanto lugar comum. Prefiro as séries CSI e afins em que, pelo menos, o criminoso é castigado. Mas é tudo sempre muito igual. O filme mais recente a interessar-me foi "Avatar". Não vou dizer quantas vezes o fui ver porque tenho vergonha rsrsrs . Não apreciei o filme pelo 3D porque fui capaz de o rever na TV sem essa mais valia. Apreciei a filosofia que atravessa o filme, a ideia da conexão entre os seres (todos) de Pandora e o amor incondicional ao equilíbrio da Natureza que sempre sai vencedora. Mas sinto-me tentada a ver este premiado. Mesmo que seja para dizer mal.
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
carlossoares
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2782
Convidados: 0



WWW
« Responder #2 em: Março 10, 2014, 13:47:19 »

A propósito, ver notícia: http://visao.sapo.pt/votaram-em-12-anos-escravo-sem-ter-visto-o-filme=f772516
Registado

Carlos Ricardo Soares
Dionísio Dinis
Moderador Global
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 9797
Convidados: 0



WWW
« Responder #3 em: Março 11, 2014, 18:11:47 »

Não vi o filme e no entanto não me repugnaria nada talvez assinar por baixo desta crónica.Fá-lo-ei, quem sabe!
Registado

Pensar amar-te, é ter o acto na palavra e o coração no corpo inteiro.
http://www.escritartes.com/forum/index.php
margarida
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 827
Convidados: 0



« Responder #4 em: Março 13, 2014, 20:55:43 »

Também não apreciei o filme, mas gostei do texto :yup: :yup:
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Maio 11, 2024, 14:20:30 ]

[Maio 02, 2024, 23:01:07 ]

[Maio 02, 2024, 22:33:10 ]

[Maio 02, 2024, 22:32:40 ]

[Abril 30, 2024, 14:23:56 ]

[Abril 03, 2024, 19:27:07 ]

[Março 30, 2024, 19:58:02 ]

[Março 30, 2024, 19:40:23 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130137
Total de Tópicos: 26761
Online hoje: 462
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 1
Convidados: 463
Total: 464
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.338 segundos com 28 procedimentos.