EscritArtes
Maio 22, 2024, 09:31:17 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: ... a geometria do silêncio  (Lida 3683 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Mel de Carvalho
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1660
Convidados: 0


"abraça o conteúdo e não a forma" Saint-Exupery


WWW
« em: Novembro 09, 2007, 22:09:43 »

Dei-te a minha mesa
O meu lençol de linho bordado a ponto sombra
O meu colo manso de virginal princesa
Dei-te
o sonho que sonhei contigo às horas tantas.
Dei-me ao sonho … inteira.
Fantasmei um diário imaginário e dele fiz corolário maior.

Olhei agora a face da noite. Está escurecida. Está parada, desenhada na geometria do silêncio, diria eu que empobrecida. Silenciada.

De que linhas, de que formas, se desenham os silêncios?

Não sei e, contudo, reconheço-o na sinalética apagada, em cada degrau de escada em que tropeço, no espaço rectilíneo de cada ângulo homicida traçado na alvura lata do plano.

O encontro é desmedido.
Sem roteiro, aplanada no véu da flecha, ondulo num espanto boquiaberto de erva incerta.
O abismo responde-me impregnado num odor de poros, de teias de silêncio.

Sangram as palmas dos pés, os montes descem mais baixos que o convés.
Do cimo, o moinho esquivado resvala em velas desfraldadas, rumina no pó da pedra, na semente jazente e tão esmagada.
Atento ao canto geométrico das velas triangulares. Cantam a morte do próprio vento.
O silêncio trespassa-me a boca oferta, pelo eco da palavra. A tua palavra, rebelde, insurrecta e manifestamente muda. Grave! Aguda a dor.

Os cheiros.
Os pinheiros da orla marítima, a resina pegajosa que se eleva e que me grita nas asas que já não voam, presas à flor do sal. Aos deuses, o sacrifício egrégio, animal.

O meu lençol de linho bordado a ponto sombra, no silêncio…
Um corpo, uma harpa tangida na noite escura, os ombros cansados dos cabides onde dependuraste o que te restava do mutismo. Geometricamente.

O sonho que sonhei contigo às horas tantas.

Tridimensional, questiono o verbo e a palavra, avanço na noite, no perímetro da lua cor d’abóbora, a lua de fogo, que não mais é que logro, e logo, logo, sobre dois planos se espinha de novo o cinza do silêncio.

Dei-me ao sono … fantasmei um diário de corpos ardentes, de flores suspensas no bico das aves, de telas desenhadas à bidimensionalidade das coisas por musas tridimensionais, em aparos esguios de orquídeas de sangue.

A geometria do silêncio.
De que linhas, de que formas, se desenham os silêncios? A técnica é épura, a geometria é descritiva. Revejo – me nas coordenadas dos pontos, nos pespontos entre as abcissas e nos afastamentos...

Em silêncio.
**
Mel de Carvalho
Registado

Mel de Carvalho
www.noitedemel.blogs.sapo.pt
www.noitedemel.blogspot.com (apenas prosa)

Mais sobre mim: http://www.escritartes.com/forum/index.php?page=20
____
MT.ATENÇÃO: CÓPIAS TOTAIS OU PARCIAIS EM BLOGS OU AFINS SÓ C/AUTORIZAÇÃO EXPRESSA
Marília
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 1097
Convidados: 0



« Responder #1 em: Novembro 11, 2007, 01:52:37 »

Nada entendo das linhas do silêncio, mas da lua cor de abóbora bem que eu gostaria de entender! De qualquer forma, um cartão postal com umas letras suas já vai me deixar orgulhosa até! Mesmo se não tiver bandeirinhas eu vou amar!
Registado

Marília L. Paixão
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #2 em: Novembro 11, 2007, 09:33:41 »

"Dei-te
o sonho que sonhei contigo às horas tantas.
Dei-me ao sonho … inteira.
Fantasmei um diário imaginário e dele fiz corolário maior...  fantasmei um diário de corpos ardentes"...
Quem dá o próprio sonho nada mais tem para ofertar... na fantasia de um diário está o próprio sonho acordado...

Um texto simpesmente soberbo! Amei!
Um beijo
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
Mel de Carvalho
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1660
Convidados: 0


"abraça o conteúdo e não a forma" Saint-Exupery


WWW
« Responder #3 em: Novembro 12, 2007, 23:35:49 »

Nada entendo das linhas do silêncio, mas da lua cor de abóbora bem que eu gostaria de entender! De qualquer forma, um cartão postal com umas letras suas já vai me deixar orgulhosa até! Mesmo se não tiver bandeirinhas eu vou amar!

Minha amiga, está mais que acente. Mandarei com muito gosto
Obrigada pelas palavras que me deixas.
Bjs
Mel
Registado
Mel de Carvalho
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1660
Convidados: 0


"abraça o conteúdo e não a forma" Saint-Exupery


WWW
« Responder #4 em: Novembro 12, 2007, 23:37:41 »

"Dei-te
o sonho que sonhei contigo às horas tantas.
Dei-me ao sonho … inteira.
Fantasmei um diário imaginário e dele fiz corolário maior...  fantasmei um diário de corpos ardentes"...
Quem dá o próprio sonho nada mais tem para ofertar... na fantasia de um diário está o próprio sonho acordado...

Um texto simpesmente soberbo! Amei!
Um beijo


Goreti,
a prosa-poética é um exercício que me dá prazer.  Fico contente que tenhas gostado de ler. Obrigada, amiga
Mel
Registado
Mel de Carvalho
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1660
Convidados: 0


"abraça o conteúdo e não a forma" Saint-Exupery


WWW
« Responder #5 em: Novembro 14, 2007, 22:10:12 »

E no silencio da geometria lá se vão esquecendo que as linhas rectas se poderão tornar curvas a qualquer momento.
Valerá apena caminhar mais neste espaço geométrico onde os pontos das coordenadas se esquecem no espaço da mente humana?
Mel como sempre directa e concisa mas muito profunda nas palavras que deixas em variantes e inequações que nem todos entendem.
Obrigada por existires.
Beijo

Minha querida amiga, vale sempre a pena. Sabes, existe um livro a que sou fiel - O Princepezinho de Saint-Exupery. Nele, entre outras mensagens, é-nos dito que os olhos não conseguem ver o essencial das coisas. Apenas o coração. E mais, é-nos dito também que é o tempo que "perdemos" a tratar das nossas "rosas" é que as tornam especiais para nós.

Sejam quais forem os caminhos, minha amiga, a vida e as suas geometrias, merecem sempre que ousemos correr riscos.

Eu é que te sou grata por me leres e acima de tudo pela tua amizade.
Bjs
Registado
Mel de Carvalho
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1660
Convidados: 0


"abraça o conteúdo e não a forma" Saint-Exupery


WWW
« Responder #6 em: Dezembro 17, 2007, 01:06:56 »

Nada entendo das linhas do silêncio, mas da lua cor de abóbora bem que eu gostaria de entender! De qualquer forma, um cartão postal com umas letras suas já vai me deixar orgulhosa até! Mesmo se não tiver bandeirinhas eu vou amar!

E é que vai a caminho .... Não tem bandeiras... e é de "dupla-nacionalidade" ... Logo verás!

Beijito da Mel
Registado
Mel de Carvalho
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1660
Convidados: 0


"abraça o conteúdo e não a forma" Saint-Exupery


WWW
« Responder #7 em: Janeiro 05, 2008, 08:37:52 »

A geometria do silêncio...nem sempre é fácil de "desenhar".
Ora escuro, cor de breu, ora de ouro.
Cada silêncio...tem a sua essência, o sua cor, a sua geometria.
Depende sempre, de que silêncio estamos a falar.
Gostei muito desta tua prosa! Querida amiga Mel.

Beijinhos...

Gilberto,
perdoa só agora agradecer (vou acumulando, por falta de tempo...). Mas li, recebi por notificação.

Muito grata, tudo de bom para ti neste 2008.
Abraço fraterno
Mel
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Maio 14, 2024, 23:04:00 ]

[Maio 11, 2024, 14:20:30 ]

[Maio 02, 2024, 23:01:07 ]

[Maio 02, 2024, 22:33:10 ]

[Maio 02, 2024, 22:32:40 ]

[Abril 30, 2024, 14:23:56 ]

[Abril 03, 2024, 19:27:07 ]

[Março 30, 2024, 19:58:02 ]

[Março 30, 2024, 19:40:23 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130138
Total de Tópicos: 26762
Online hoje: 784
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 749
Total: 749
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.127 segundos com 29 procedimentos.