EscritArtes
Maio 14, 2024, 06:53:53 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Um assalto surreal ... (verídico)  (Lida 3954 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Mel de Carvalho
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1660
Convidados: 0


"abraça o conteúdo e não a forma" Saint-Exupery


WWW
« em: Janeiro 08, 2008, 22:49:42 »

Corria o Inverno de 1987. Um Inverno igual a tantos outros, um ano igual a tantos outros. Não fora o insólito do toque da campainha altas horas da madrugada e nada de registo marcaria mais um ano num calendário d’aldeia.

O toque era insistente, estridente. Furava as paredes e ecoava nos dois andares da moradia bi-familiar. Ao mesmo tempo, da varanda do primeiro andar, do postigo da porta principal do rés-do-chão, cabeças ensonadas perguntavam:

- Quem é? ... Quem chama? O que se passa ai?...
Tudo isto moldado pelos latidos dos cães, que, mais cedo que os donos,responderam ao som de chamamento.
- Vizinhos, vizinhos, ‘tão a assaltar a loja ...
- A loja?... Quem é que ‘tá a assaltar a loja? Ai, Jesus, credo, valha-nos Nossa Senhora, gatunos…
- Estão sim senhor, mas já estão presos …
- Estão presos? Como é lá isso, ó vizinho??? Ai, valha-me a Santíssima Trindade…
- Estão sim, que o fechámos-os por fora… ficou lá o meu irmão de guarda … estão lá dois dentro …
- Filha, filha, liga já à polícia, que eu levo a arma e vou já para lá …
- E se eles estão armados?... Pai, por favor, tenha cuidado …
- Francisco, tem cuidado, homem … pode ser perigoso…
- Ó mulher, vai mas é vestir-te, olha os propósitos … eu de mim trato…

E, dito isto, de caçadeira ao ombro, Francisco e o vizinho que o havia chamado, dirigem-se a passos lestos para a loja, a escassos 100 metros da moradia de família. Nos entre tantos, Maria, a filha, jovem casada e mãe de uma criança de quatro anos, chamava a polícia…

Uma hora depois, a polícia chega ao local do crime e encontra um casal de raça negra, ela grávida de fim de tempo, encurralados  no mini-mercado. Dava-se o caso que, o estabelecimento em questão, tinha uma única porta e, os assaltantes não se tinham precavido contra a possibilidade remota de alguém por ali passar aquelas horas da madrugada… Por descuido, haviam deixado indícios da sua presença…

Ora ao passarem, os vizinhos (dois irmãos residentes no mesmo bairro onde morava o senhor Francisco e, curiosamente também eles de raça negra), estranharam os ruídos provenientes do interior e, de imediato, num acto de grande determinação, decidiram salvar a loja donde, anos antes, quando haviam chegado a Portugal, tantas e tantas vezes, haviam morto a fome.
D. Ermelinda era tida por eles em grande conta, mulher de princípios e de valor. De valor a D. Ermelinda, sim senhor, sim senhor!… Não hesitaram, merecia a ajuda.
Ajudariam!!! Defenderiam com a pele, se preciso fosse! Fecharam a porta! Trancaram como puderam. Montaram guarda …

A polícia chegou. Os assaltantes não passavam duns pobres diabos cheios de fome, afinal …
Um saco com uma garrafa de azeite, uma de óleo, um quilo d’arroz, um quilo farinha de milho … um chouriço de carne … enfim, um avio a preceito … mas nada de exageros, convenhamos ...

- Senhor Polícia, olhe lá … até conheço estes trates …
- Ora vocês, não basta o que comem fiado, agora roubam-me???  Uns murros bem assentes era o que tu merecias, dizia irado o Francisco para o  larápio do sexo masculino… E não tens vergonha de trazeres p’ra qui a mulher? Nesse estado??? De barriga à boca??? …
O outro baixava a cara … chorava…

- Senhor Polícia … faz de conta que não foi nada… deixe-os lá… o pior é a fechadura, que só a posso arranjar amanhã … deixe-os ir.
- Não pode ser, senhor Francisco … há uma queixa, há flagrante delito … vão para a esquadra e amanhã são presentes a tribunal…
- A Tribunal? Só me metem em trabalhos … só me lixam, porra…

Assim foi. Dali, e contra a vontade de Francisco, os assaltantes foram conduzidos à esquadra e ao Tribunal da Comarca, não sem que Francisco, a sua filha que havia chamado a polícia e os dois irmãos que haviam feito a “prisão” dos assaltantes, se tivessem livrado de trabalhos …
Na manhã seguinte, a Toyotta do Francisco seguiu rumo ao Tribunal da Comarca, levando os quatro. O dono da loja, a filha e os vizinhos “detentores de larápios” …

Um a um foram ouvidos. Testemunhas e lesados. Francisco declarou que nada queria dos assaltantes.
Maria, também ouvida, via as horas passarem e a falta ao trabalho … Telefonara, é certo, mas tinha o dia estragado. Os vizinhos, a mesma coisa … meio-dia de trabalho perdido …
- Eu pago as horas a vocês, homens, asseverava Francisco, pago sim senhor. Não saem no prejuízo, vocês ganham à jorna …
- Nem pense, vizinho …
- Não saem no prejuízo, já disse. Passem na loja e levem que comer ...
- Logo se vê, então …
A conversa avançava … o acordo estava firmado. Levariam então almoço e janta … e pinga ... por paga da manhã. Pela amizade!

Sob vigilância da polícia, lá estavam os assaltantes… ela, encolhida, regelada, mais parecia um animal assustado. O frio da noite e a fome brilhavam nos olhos desmedidos. A barriga parecia querer explodir a qualquer momento … Maria olhava a cena sem saber que fazer. Doía-lhe a alma. Fome, era tudo fome e miséria …
Dirigiu-se ao café próximo … argumentou que tinha ela mesma, fome. Comprou umas sandes e um sumo. Voltou. Não sabia bem o que estava a fazer … fazia.

E, de repente, vê um grupo estranho a avançar direito a si. O seu pai, os vizinhos e … os assaltantes. Não podia acreditar … vinham todos juntos. Olhou o pai, meio incrédula …
- Disse que não queria nada deles … foram soltos… pediram-me boleia, não têm dinheiro … vão para casa … é no nosso caminho, justificava-se.

Francisco estava meio acabrunhado. Maria estupefacta e agradecida. Sim, com certeza… iriam todos juntos. A cena era caricata, ninguém acreditaria … surreal, pensava! Mas sim, que importava? Que mal havia? Sorria ... do caricato, do inusitado... e da solidariedade estranha. Sorria ...

Ninguém dizia nada … olhou a grávida … os olhos estavam ainda maiores, eram do tamanho do mundo… um mundo de fome. Estendeu-lhe, envergonhada, o embrulho … Sem uma palavra as sandes desapareceram em segundos … uma lágrima correu sem que conseguisse evitar… os restantes pares de olhos estavam no chão… 

Alguns anos mais tarde, Maria, agora mãe de duas crianças, foi ao infantário público em que o filho mais novo, o João Ricardo estava. No meio de uma conversa, a educadora falou-lhe de um criança, um menino de uma outra sala de quem o filho era grande amigo… “um menino de cor, a Maria não conhece a mãe???...” E explicou-lhe …

Maria sorriu … o destino era tão curioso, mas tão curioso. Afinal, sim … “conhecia” … Um dia, há vários anos atrás, tinha-lhe dado um pacote de sandes e um sumo… 

- Não, Graça… não conheço! Mora por ai tanta gente nova … o que importa é que sejam amigos.
- São … são muito mesmo …
- É quanto importa ... a amizade!
         Sorria!

No corredor do infantário, agora quase deserto, brincavam dois meninos: um loiro de olhos cor de mel e um outro, de cabelos negros e pele retinta.
Corriam em sua direcção ... Maria via agora claramente dois pares de olhos brilhantes, inocentes ... uns deles, enormes desmedidos ... ambos tinham milhões de sorrisos no olhar!

     Sorria de novo e de novo, novamente!
____
Este caso é absolutamente real. Garanto-vos!!!! Smiley
« Última modificação: Janeiro 09, 2008, 13:59:31 por Mel de Carvalho » Registado

Mel de Carvalho
www.noitedemel.blogs.sapo.pt
www.noitedemel.blogspot.com (apenas prosa)

Mais sobre mim: http://www.escritartes.com/forum/index.php?page=20
____
MT.ATENÇÃO: CÓPIAS TOTAIS OU PARCIAIS EM BLOGS OU AFINS SÓ C/AUTORIZAÇÃO EXPRESSA
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #1 em: Janeiro 09, 2008, 13:25:39 »

Inusitado é o mínimo que lhe posso chamar! Mas uma grande lição de humanidade!
Abraço
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
Mel de Carvalho
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1660
Convidados: 0


"abraça o conteúdo e não a forma" Saint-Exupery


WWW
« Responder #2 em: Janeiro 09, 2008, 13:57:15 »

Goreti,
um dia destes, recordei esta história ... andava aqui na Instituição e vi dois meninos a brincarem ... Decidi escrevê-la. Bom que tenhas gostado.
... coisas d'aldeia!

Beijitos
Mel
Registado
João Videira Santos
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 546
Convidados: 0


pela arte, com arte!


WWW
« Responder #3 em: Janeiro 09, 2008, 14:56:15 »


Mel de prosa ou prosa de...mel?
Registado
Manuela Fonseca
Membro da Casa
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 412
Convidados: 0


A poesia é uma disciplina da alma


WWW
« Responder #4 em: Janeiro 09, 2008, 17:37:27 »

Gostei muito desta história, Mel. Gosto de histórias verídicas e de intensa emoção.

Parabéns e obrigado por este momento!

Continua.

Beijinhos doces
Registado

Manuela Fonseca

* Sim…
E de tão longe…
Talvez nos aproximemos ali
No limiar das palavras *

http://ensaios-poeticos.blogspot.com
britoribeiro
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 659
Convidados: 0



WWW
« Responder #5 em: Janeiro 09, 2008, 21:00:52 »

O único adjectivo que me ocorre é dignidade. Ainda há gente muito digna, como pudemos constatar na história com que nos brindou.

Abraço
Registado

betimartins
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 597
Convidados: 0


Apenas amo a poesia


WWW
« Responder #6 em: Janeiro 10, 2008, 15:45:42 »

Olá amiguinha

Olha eu que derreto com a fraternidade este facto veridico esta lindo e bem narrado, confesso que estava lá no local com os olhos e ouvidos atentos a cada momento. Sabes talvez a grande lição tenha feito deles umas pessoas melhores mas por vezes a vida prega partidas e faz de nós seres errados mas aqui acabou da melhor forma e uma grande liçao de vida.
Parabéns e um bem haja por dividires este belo conto.
Beijinhos
Beti
Registado

Betimartins
betimartins
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 597
Convidados: 0


Apenas amo a poesia


WWW
« Responder #7 em: Janeiro 10, 2008, 15:47:41 »

Desculpa nao era dividires mas partilhar este belo conto
Beijinhos
Beti
Registado
Mel de Carvalho
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1660
Convidados: 0


"abraça o conteúdo e não a forma" Saint-Exupery


WWW
« Responder #8 em: Janeiro 13, 2008, 19:24:42 »


Mel de prosa ou prosa de...mel?


Como o meu amigo achar melhor catalogar. Eu diria: Verdades de mel e fel. Absolutas verdades.

Porque a fome, ontem como hoje e como provavelmente amanhã, existe.
Porque a província ainda sabe de relações de vizinhança.
Porque ... sei lá, meu caro João...
Porque me deu na "gana" de contar esta história.
E, acredite ou não... chorei ao escrevê-la, como chorei ao vivê-la!

Um abraço!
Mel
Registado
Mel de Carvalho
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1660
Convidados: 0


"abraça o conteúdo e não a forma" Saint-Exupery


WWW
« Responder #9 em: Janeiro 13, 2008, 19:25:58 »

Uma história real de carácter humano. Gostei muito de ler Mel!

Um texto com movimento pelas letras e de um saber olhar, com olhos de ver, das personagens.
Um final, muito terno!

Um abraço Mel!

Dite: Muito obrigada. mesmo!

Beijito de Mel
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Maio 11, 2024, 14:20:30 ]

[Maio 02, 2024, 23:01:07 ]

[Maio 02, 2024, 22:33:10 ]

[Maio 02, 2024, 22:32:40 ]

[Abril 30, 2024, 14:23:56 ]

[Abril 03, 2024, 19:27:07 ]

[Março 30, 2024, 19:58:02 ]

[Março 30, 2024, 19:40:23 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130137
Total de Tópicos: 26761
Online hoje: 714
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 653
Total: 653
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.131 segundos com 29 procedimentos.