EscritArtes
Maio 16, 2024, 08:25:14 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: SAUDADES DO MEU CHAIMITE  (Lida 2400 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
josé antonio
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5837
Convidados: 0


escrever é um acto de partilha


« em: Março 01, 2009, 17:19:33 »




                   Era um Fiat 128, cor creme. Assim entre o ovo estrelado e a omoleta. Mas lindo, porque brilhava quando ao sol e enjoava quando coberto pelo pó e morrinha. Adquiri-o depois de obtido o brevet para o pilotar, porque ele não andava, voava e por vezes sem poisar muito bem na estrada. Adiante. 
                   Quando o comecei a pilotar, sempre nas horas de ponta, para os da minha idade, éramos discriminados com o “ovo estreladoâ€, dístico com a inscrição da velocidade máxima a que os pilotos estagiários podiam circular – 90 km/h. E tal era motivo de total chacota e disputa de velocidade ao ponto de gerar provas de velocidade entre nós, estagiários e os seniores da estrada, sem se atender à viatura, ao piso. A nada. Apenas ao ficar na frente para dar o exemplo.
                   Dos muitos casos que aqui não vou narrar, recordo apenas um em que um sénior da condução, me começou a buzinar quase colado à traseira do meu bólide. Como resposta natural e mais tarde considerada estúpida, também acelerei. E o duelo prolongou-se por cerca de uns três quilómetros repletos de adrenalina como a que os pilotos de F1 mostram no interior dos seus carros pelas câmaras que metem em todos os cantos da viatura, até ao momento de eu ter de mostrar ao campeão, que o título era meu. E dando-lhe espaço, encostei á berma para o parar e ajustar contas. Ali mesmo. Desse para o que desse. Então, ele saiu, e da forma mais educada possível, informou-me que eu tinha largado um tampão duma das rodas há cerca de quatro quilómetros atrás.
                   Sem comentários.   
                   Depois seguiu-se a série dos pequenos arranhões da pintura.
                   Do velhote da motorizada, que distraído pelos atributos da miúda no passeio se deixou tombar, sobre a traseira do meu carro, o vendedor de pianos, que se calhar ainda embalado pelas melodias da véspera meteu as portas dentro, o turista que pensou caber a meu lado e não coube e muitas outras.
                   Como a maioria deste contratempos eram da minha autoria, integradas no tempo de estágio após obtenção da carta para conduzir, e para não parar a viatura, optei por me abastecer no supermercado, para cada novo arranhão de um spray à cor, por causa da maldita ferrugem não atacar a linda pintura de origem.
                   Lamentavelmente e por mera culpa das marcas ou do fabricante dos sprays, nunca consegui acertar com a tonalidade dos mesmos e então ao fim de cerca de um ano, o meu querido Fiat 128, tinha tantos tons de creme que pouco conservava do creme original.
                   Pragmático como me prezo de ser, tomei a decisão radical para o problema: nas férias de Verão, rumei ao Algarve de comboio e deixei-o para uma pintura geral que tapasse todos aqueles tons de creme que faziam dele um autêntico chaimite camuflado para qualquer teatro de guerra.
                   Cor escolhida: verde cor de garrafa, única em meu entender capaz de encobrir os cremes imensos e dar-lhe um ar presidencial. Quero dizer. Perto disso.
                   Quando regressei de férias, o fui levantar à garagem e apareci no dia seguinte na empresa, todos o admiraram.
                   Passados alguns meses vendi-o porque o verde estava a resistir aos riscos e amolgadelas como o anterior creme. Sempre com tonalidades diferentes.
                   E comecei a utilizar só a cor preta nos carros que tenho adquirido, mas que também têm um problema no acerto do spray: - mate, meio brilho ou brilhante.

Registado
damasco
Membro da Casa
****
Offline Offline

Mensagens: 438
Convidados: 0


Frase é uma palavra. Palavra não é uma frase.


« Responder #1 em: Março 02, 2009, 17:07:22 »

Nem na cor preta se pode confiar. Lembro-me de quando se usavam os ovos estrelados; havia assim uma espécie mobilogénese: só se passava à condição de sénior depois de se descolar o dístico.
Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #2 em: Março 02, 2009, 18:16:59 »

Eu também andei com um ovo estrelado... rs...
Abraço
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
josé antonio
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5837
Convidados: 0


escrever é um acto de partilha


« Responder #3 em: Março 02, 2009, 20:04:43 »


Olá Damasco,
Após dois anos de sobrevivência no meio dos outros!
Abraço


Olá Goreti,

Eu tive de usar vários, consoante as batidas e sua necessária substituição...

Abraço
Registado
Dionísio Dinis
Moderador Global
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 9797
Convidados: 0



WWW
« Responder #4 em: Março 02, 2009, 20:13:32 »

Gostei de ler a forma como se pode falar de um objecto, ainda que de muita utilidade, com tanto carinho e saudade.
Registado

Pensar amar-te, é ter o acto na palavra e o coração no corpo inteiro.
http://www.escritartes.com/forum/index.php
josé antonio
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5837
Convidados: 0


escrever é um acto de partilha


« Responder #5 em: Março 02, 2009, 21:09:30 »

Sempre respeitei os automóveis que nunca me fizeram seus bois de carga, como este Fiat que nunca me deixou ficar mal na estrada. Recordo que com 150.000 km fazia directas para o Algarve, sempre a " abrir ", madrugada dentro, cheio de coragem apenas conduzindo com as suas lanternas até alcançar Santiago do Cacém para o pequeno almoço. E autenticos ralis no Gerêz em que se comportava melhor que um senhor Jipe.Deste carro tinha muitas mais para narrar. Quando depois de o estacionar dentro do barco na travessia de Tróia para Setúbal  o deixei livremente destravado e ele começou a agradir o  veículo da frente. Aqui no Porto, em pleno 25 de Abril de 74 que o deixei estacionado na rampa da Escola Normal a acompanhar sózinho contra o passeio a manifestação que passava. Enfim.
Resumindo existem carros e automóveis...
Registado
josé antonio
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5837
Convidados: 0


escrever é um acto de partilha


« Responder #6 em: Março 02, 2009, 23:00:29 »


Claro, com essa pedalada só um Fiat RITMO.
GRANDE NOVIDADE...
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Maio 14, 2024, 23:04:00 ]

[Maio 11, 2024, 14:20:30 ]

[Maio 02, 2024, 23:01:07 ]

[Maio 02, 2024, 22:33:10 ]

[Maio 02, 2024, 22:32:40 ]

[Abril 30, 2024, 14:23:56 ]

[Abril 03, 2024, 19:27:07 ]

[Março 30, 2024, 19:58:02 ]

[Março 30, 2024, 19:40:23 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130138
Total de Tópicos: 26762
Online hoje: 726
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 647
Total: 647
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.157 segundos com 29 procedimentos.